NÃO!

Eu voto não no referendo sobre o ABORTO (palavra capciosamente escondida na pergunta aprovada pelo Parlamento), se ele vier a ser convocado nos termos constitucionais pelo Presidente da República (não duvido que o seja, embora o momento seja o ideal para o PS, que não uma urgência para o país). A vida humana VALE mais do que a pseudo-liberdade do comodismo social. A destruição da vida humana NÃO PODE valer tanto como a sua concretização. Se concebermos a vida como um valor igual aos outros, está aberta a porta a todos os relativismos.
A liberalização do aborto é uma falsa solução que desrespeita a mãe e o filho. A mãe, porque o aborto, mesmo, medicalizado e "em estabelecimento de saúde autorizado", constitui de facto uma violência física e moral a que as mulheres têm o direito de ser poupadas; o filho, porque ninguém lhe pode tirar o direito a nascer e crescer em nome de problemas conjunturais, cuja solução está manifestamente noutras paragens da política. Papiniano dizia que, antes de nascer, não pode dizer-se, com correcção, que o feto é um homem, e Ulpiano dizia que, antes de nascer, o feto era uma porção ou víscera da mulher.
Se o sim ganhar, recuaremos a Roma. Ao pior de Roma.

Comentários:
Mãe? Qual mãe?
Deixem de se meter nas FALHAS MENSTRUAIS da população feminina. Uma criança, e não esses mílimetros de tecido embrionário a que chamais "Zézinho, é um bem precioso demais
para ser o produto ocasional de uma fecundação involuntária.
Se assim querem os vossos filhos, é convosco. Mas, não podem pretender mandar no país.Tenham vergonha! No século 21!!!!!!!!!
 
a questão não é ser o ps ou deixar de ser, é esta classe política toda que tem como único objectivo a destruição do nosso povo e o seu enriquecimento próprio.seja devido a uma mentalidade verdadeiramente criminosa por parte da "esquerda" ou por uma cobardia nojenta por parte da "direita", o que é certo é que vão levando a sua avante...contra estes criminosos luta radical
 
Viva a arrogância da ignorância!!
Chamar falhas menstruais a uma fecundação, realmente é um bocadinho demais...
É bom que nos informemos e formemos antes de falar sobre as coisas.
É esta postura do falar sobre tudo levianamente e desinformadamente, muito sec 21, que nos leva a muitas das situações em que o país se encontra.
Pensar e informar-se antes de falar nunca fez mal a ninguém é por isso que é bom que existam períodos de discussão para os vários assuntos. Aproveitemo-los e saibmaos discutir.
 
Boa iniciativa.

Também digo não!

Ricardo Duarte
http://www.contraditorio.com/
 
Roma? E que dizer de S. Agostinho? Ou das constituições apostólicas do sec. IV? E sabem que só Pio IX desfez a distinção entre "fetus animatus" e "fetus inanimatus", já em 1869?
Assim, este post poderia terminar com "recuaremos ao pior da Igreja Católica". Mass isso não podia ser, pois não?
 
Sobre este tema aconselho: BILIOES E BILIOES de Carl Sagan... alem de muitos outrso temas tem um capitulo brilhante sobre esta tematica!!!!

O mais engraçado è: QTAS MULHERS PARTICIPAM NESTE BLOG???
HUM.... INTERESSANTE COMO QUEM MAIS DEVERIA TER A FALAR DESTE ASSUNTO..... SAO AS MENOS OUVIDAS

Pela vida??? Entao quer dizer que quem è a favor da despenalizaçao do aborto è pela morte???

Penso que nao!!!!

Hitler e Estaline foram dois dos maiores anti-abortistas da historia!!! Eram eles pela vida???

Sao voces, anti-abortistas, pela vida??? e as mulheres que morrem a tentar fazer um aborto clandestino??? sao pela vida delas??? sera que è o justo castigo... a morte???

Sao pela vida??? toda a vida??? e a vida dos palestinianos??? a vida dos libaneses??? e a vida das 4 mil crianças que morrem por dia em africa por nossa culpa... nossa tao grande culpa????
E a vida daqueles que lutam pela liberdade em paises que sao ditaduras apoiadas pelos vosso amigos Americanos???

Sao pela vida??? toda a forma de vida??? e a natureza que è tao mal tratada pela nossa especie e voces sao contra qualquer tipo de protecçao a esta??? sao pela vida??? tb pela vida da raposa??? da baleia??? sao pela vida na amazonia???

V>oces e a vossa moralzinha superior de treta.... quem votar sim a despenalizaçao respeita a vossa moral! Voces sao livres de o nao fazer!!! Quem votar contra... impoe uma moral aos outros!!
Felizmente sou ATEU. Nao acredito em copntos de fada! Serei eu obrigado a aceitar essa vossa loucurazinha de que o serhumano aparece no momnento da fecundaçao???

Abortar è assassinar!!!! Assassinar è matar outro ser humano!! Entao voces nao sao pela vida!!! sao no maximo pela vida de outro ser humano (sem contar com: libaneses, palestinianos, iraquianos, iranianos, o mundo arabe em geral, comunistas, socialistas, anarquistas, gays, negros... imigrantes ilegais)!!

Enta se abortar è assassinar, assassinar è crime... e porque se mata outro ser humano... qdo aparece numa gravidez o ser humano???
Para isso nao nos podemos refugiar na religiao... era absurdo!!!!
So temos a ciencia... nomeadamente as biologias e ciencias da vida.
O que distingue o ser humano das outras formas de vida??? ja vimos que nao sao os olhos!!! nem o coraçao!! è o que??? O pensamento tipicamente humano!!!

Meus srs... ESTE SO APARECE POR VOLTA DO SEXTO MES DE VIDA!!!!

Ja agora: voces sao a favor de lagum tipo de aborto??? em caso de violaçao??? sao ???
Mas esperem ai: o embriao/feto resultado de uma violaçao nao è um ser humano??? nao è tb filho de deus??? este ja podemos assassina-lo???
Queria ver se algum de voces (se for femea) ou os otros (sendo machos) fossem viladas ou tivessem as vossas mulheres violadas e acontece-se uma gravidez.....:)

Queria ver se a vossa filha de 14/16 anos aparece-se gravida em casa.... entao se fosse de um negro... SE NAO IAM DIREITINHOS A ESPANHA.... E QUE SE LIXA_SE DEUS!!!!!
 
Ó Sr Século 21!!! Tenha calma!! Estou a ver que é partidário (a) do Aborto. Se tivesse calma e paciência que é coisa que parece não ter, veria a tristeza das suas palavras. É pena o desrespeito por esse ser humano a que V.Exa chama milimetros de tecido embrionário, que V.Exa. demonstra. Pois é, em pleno Século 21 ainda há quem não tenha evoluído no sentido de se considerar uma vida humana desde a concepção. Para si quando é que é vida??? Quando lhe apetecer não??? Vá estudar sobre o assunto. Tenha um filho e olhe bem desde o principio para as ecografias. Veja a beleza perante os seus olhos. Deve ser o que lhe falta nesta vida, ver coisas lindas, no meio de tanta tragédia. Pois porque senão tenho a certeza que veria as coisas com outros olhos. Não deixe que a humanidade ganhe mais uma tragédia para somar às tantas outras. Que ganhe a vida sempre que esse é o nosso bem mais precioso.
Estou certo de que se irá acalmar e mudar de opinião. Mesmo que não mude já fico contente se o seu coração deixar de ser tão frio.

Um partidário da vida.
 
Olha outro com falta de calma.
Meu amigo você faz tantas perguntas e de forma tão agressiva que me parece que deve ir estudar alguma coisa antes de dizer mais qqr coisa.
O Mesmo partidário da vida. Sempre!!!
 
Caro Luís Rainha,
Não tente distorcer as intenções de quem aqui escreve. Para sua informação temos de tudo, católicos e não católicos, fundamentalistas e moderados. Temos, porém, uma coisa em comum que passa pelo não no referendo, por muito que lhe possa custar.
Pretendemos debater ideias e mostrar que a razão pende para o "nosso" lado.
Se quiser discutir com seriedade vá aparecendo, mas deixe lá de parte os chavões do costume de quem vota "sim". V. é sério e inteligente de mais para o fazer.
Abraços
 
Quem é o espertalhão que alem de sewr cobarde ao não se identificar sabe mais do que toda a comunidade médico-cientifica do Mundo?? Muito bem Sr. Anonimo esclareça lá as massas acerca da sua certeza de que "...O pensamento tipicamente humano!!!.. ESTE SO APARECE POR VOLTA DO SEXTO MES DE VIDA!!!!.
Francamente! É tão mais ignorante aquele que possui as certezas acerca de tudo na vida.
 
O País é livre.
Cada um pode dizer e fazer o que quizer ... dentro da Lei.
A Lei é Humana (não é Divina), é feita pelos Homens e para os Homens. É criada e votada pelos Homens. A Lei é o conjunto de normas que nos permite (con)viver em sociedade e resolver as questões que em cada momento se colocam à Humanidade.


Qual é o vosso problema em despenalizar o aborto?
Será que pensam que passa a ser obrigatório abortar?
Se até Deus deu ao Homem o livre arbítreo porque não querem os senhores reconhecer esse direito à Humanidade?

Será que pensam que ser a favor da despenalização é ser contra a vida?

Será que também se preocupam assim tanto c/ todas as vidas que já cá estão?

Ou será que quando abortam na segurança e anonimato do estrangeiro(atenção que não estou a criticar, é que somos todos humanos e, portanto, nada do que é humano nos é estranho), escrevia eu: será que quando abortam vão a correr ao confessionário, mostram arrependimento, são absolvidos e, "continuam a pecar"?

Se até Deus perdoa os pecados ...

O quê? Não pecam?
Ai que gente estranha que pensa viver acima da condição humana.

Fiquem sabendo que há gente que é católica, que defende a vida e que é a favor da despenalização do aborto.
É que esta questão não é só política, nem religiosa. Tem a ver c/ aquilo que cada um quer para si. E isso não vai depender daquilo que os outros querem para todos.

Há egoísmo e falsa moralidade naquilo que defendem porque na minha carne mando eu e, a lei que defendo vai permitir que cada um assim possa decidir.
Já esse não é o vosso caso.
 
Partidario da Vida sempre.... Sabias que este blog tem como apoiantes alguns insurgentes???

Um deles um tal Tellez... que è UM CLARO APOIANTE DO PINOCHET. Basta-lhe????

Ass: Anarco-Terrorista
 
Cara aninhas... a maneira como voce discute este assunto mostra o tipo de pessoa que pode ser... fundamentalista!!!!

Discuta com calma.

Qto ao sexto mes de vida.. por favor leia o livro que eu recomendo.

Sabe quem è CARL SAGAN... è espertalhao???

Sabe... è simplesmente douytorado em BIOLOGIA!! Sabe... è simplemente um dos melhores cientista do seculo passado!!!!

Voce sim deve julgar que dispoe da verdade absoluta!! è por isso que tenta impor a sua verdade aos outros... eu como sou ignorante... e espero se-lo sempre... pois assim a minha busca pelo conhecimento nunca cessara... voto a favor da liberalizaçao do aborto... porque nao quero impor-me a ninguem...

Ja agora... ja foi mae???

Sabe.... eu sou pai.... TENHO 2 crianças... e qdo as tive... foi por acidente!!!! E assumias... por isso tenho liberdade toda para ter esta opiniao sem ser hipocrita
 
Anónimo das 14:21,
Este blogue é laico. Evite, por isso, invocar tantas vezes o nome do Senhor em vão.
Abraços
 
Rui,
Não recorri a chavões. Quem o fez foi o autor do post ao invocar um suposto regresso à Roma imperial como sinónimo de regresso à barbárie. É que, como sabe, até a nossa Igreja já teve bastas flutuações de doutrina neste campo. E defendeu por vezes pontos de vista semelhantes ao que agora são atrubídos a Roma...
Mas iremos ver-nos por aqui mais vezes.
 
Eu sou a favor da vida e sou contra o aborto e sou a favor da DESPENALIZAÇÃO tal como é perguntada.
E repito a pergunta de um dos anónimos: Qual é o vosso problema em despenalizar. Porque é que querem impôr a vossa maneira de ver a todo um país? Porque que quer abortar fá-lo à mesma. Porquê condenar uma mulher a piores serviços de saúde?
É nestas alturas que, do fundo do coração, tenho pena que os homens não possam parir porque se fossem vocês a parir ao tempo que já era legal.
 
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
 
Orá lá está: uma pessoa a confundir despenalizar, liberalizar e o que é que esta lei pretende viabilizar.
Se achar oportuno esclarecer-se sobre esta matéria, para votar em consciência, passe no blogue do não e certamente alguém a ajudará de imediato.
Obg
 
POrque é que V., que é um homem inteligente, condunde liberalização com despenalização ?

Quer ver a pergunta que V. sugere, ao contrário ? "Concorda com a penalização da mulher que aborte voluntariamente até às 10 semanas ?"

Seja coerente, bata-se pela aplicação efectiva das penas, em vez de bater no peito e gritar (baixinho) a favor da lei.
 
O problema é simples, o senhor (claro só podia ser um senhor) quer mandar em mim e na minha vida, vá ao psicólogo que ele explica-lhe isso!

Ana Guerra
 
Compreendo perfeitamente a vossa posição, e interpreto-a à luz de um dever de filiação que vos une.
Compreendo a irresistível tentação que vos impele a responder ao toque de reunião, a comparecer nos postos de combate após o soar do clarim.
Compreendo a vossa postura galinácea de quem tem medo, de quem precisa de apelar ao número na defesa de algo que não é só importante mas acima de tudo essencial e decisivo para a perpetuação da vossa linhagem; espécie ou quiçá subespécie.
Têm que se unir, façam blogues, campanhas, recolha de assinaturas e por favor não se esqueçam das senhoras de meia-idade a vomitarem juízos de valor e preconceitos de inspiração católica naqueles fantásticos clipes de 2 minutos onde tão depressa nos falam dos seus 5 rebentos e tão prontamente se esquecem dos outros dois que lá ficaram... nos Arcos.
Unam-se, juntem-se, convoquem todos os outros que tal como vocês não poderiam hoje estar envolvidos nesta luta, nem em nenhuma outra, se esta lei que nos envergonha não existisse.
Compreendo perfeitamente que lutem contra uma lei que se existisse há mais tempo teria feito com que muitos de vocês hoje nem sequer estivessem entre nós.
 





blogue do não