Ainda o Prós e Contras (2)

Vital Moreira quer que o Código Penal esteja de acordo com a "consciência social dominante". Gramsci explica, para não ir mais longe. Mas se a abstenção no dia 11 for superior a 50% ou a votação nos dois lados for muito próxima, qualquer que seja o resultado, que raio será a "consciência social dominante"?

Comentários:
Vou explicar: a consciência social dominante, como Vital Moreira explicou, não condena a prática de aborto como um crime. Não quer que a lei seja aplicada. Era disso que ele estava a falar. E os senhores, se acreditássemos no que dizem (mas não acreditamos) estão incluídos na consciência social dominante. E votam não.
 
Vou tentar perceber: nós, blogue de extrema-direita, estamos incluídos seja lá no que for com o Daniel Oliveira?
E é o Daniel que o diz?
Ó Daniel, a Helena Pinto já sabe disso?
 
Caro Daniel Oliveira,
a consciência social dominante, como Vital Moreira explicou, não condena a prática de aborto como um crime. Não quer que a lei seja aplicada.
Não sei a que "consciência social dominante" se refere, mas deve ser a dominante no seu partido.

É que a consciência social dominante no país não quer que qualquer mulher que aborte, mesmo que num estado de desespero. Mas essa mesma consciência social dominante não se importará que seja condenada a uma pena de prisão efectiva uma mulher que aborte, seja apanhada, julgada e condenada com suspensão da pena, engravide e aborte novamente, seja novamente apanhada, julgada e condenada e, mesmo assim, continue a não usar contracepção e a engravidar e abortar. Principalmente se se tratar de alguém que até tem condições para ter/criar um filho mas não o quer fazer, não está disposta a levar uma gravidez até ao fim e dar a criança para adopção e decida continuar a ter relações sexuais sem usar contraceptivos, sabendo perfeitamente que a gravidez é uma consequência natural e frequente de tal comportamento.

Ao Daniel pode dar-lhe jeito fingir que não percebe, mas é de certeza suficientemente inteligente para perceber que o que descrevi acima é precisamente o que está subjacente ao espírito e à letra da Lei. Lei que, no caso do aborto, não se resume ao número 3 do artigo 140º do Código Penal.
Por outras palavras, a consciência social dominante na realidade quer que a Lei actual seja aplicada. Não quer é que seja aplicado aquilo que o Bloco de Esquerda diz que é a Lei. Exactamente da mesma forma que ninguém quer que alguém vá para a cadeia da primeira vez que fôr apanhado a tentar roubar comida mas não terá a mesma compreensão se a mesma pessoa fôr sucessivamente apanhada a roubar comida, mesmo que não tenha dinheiro porque se recusa a trabalhar ou a receber ajuda de quem lha oferece.

Muitos vão dizer que não concordam com a Lei actuais porque pessoas como o Daniel continuam a tentar que quem vai votar não saiba o que a Lei realmente diz e significa.
 





blogue do não