Daniel Oliveira apanhado em contra-mão na auto-estrada

Na sua coluna do Expresso desta semana, pergunta Daniel Oliveira: «Porquê dez semanas como prazo legal para a realização do aborto? Porque votamos aos 18 anos? Porque não aos 19, ou aos 17? Porque só podemos conduzir na auto-estrada até aos 120 Km/h? Porque não 110 ou 130?»

Caro Daniel Oliveira: deve ter sido involuntário, mas mostrou um pouco mais do gato que já tinha o rabo de fora. Senão, vejamos:

O Sim tem defendido como ideia-âncora da sua campanha que o feto não é vida humana. (Alguns, que lêem poucas revistas científicas, ainda afirmam que não é sequer vida, e outros já só se atrevem a dizer que não sofre, à espera do próximo desmentido.)

Portanto, segundo a propaganda intensiva do Sim, no aborto às 10 semanas não se está a eliminar uma vida humana.

Mas então, segundo o vosso lado, quando começa a vida humana? Às 11, 12, 13, 24 semanas? Recusam-se a dizer, como se prova no seu ensaio. Cito-o: «A estratégia de tornar esta campanha num debate sobre valores absolutos está a tornar a discussão num absurdo.»

Absolutamente claro, agora. Na verdade, sabem perfeitamente que é vida humana, porque a ciência já não vos permite negá-lo. Simplesmente, por razões tácticas, não o admitem. Porque todo o vosso argumentário cairia pela base.

Admitam-no. Uma discussão entre quem admite, ou não, que uma vida humana indefesa é dispensável seria mais transparente. É claro, teria uma desvantagem para o vosso lado: o Não venceria com uma vantagem ainda superior àquela com que vai vencer no dia 11. Mas isso, meu caro, é a vida.

Comentários:
Com tanta vida a proteger, nas guerras inúteis, no flagelo da fome e sub-desenvolvimento, nas epidemias mundiais,ou simplesmente nos milhares de mulheres que por ano abortam clandestinamente parece-me irrelevante a questão da origem da vida. Até às 10 semanas, não há vida consciente mas admito que hajam dúvidas..pois prefiram proteger o que de ceteza é vida, a do ser humano que aborta clandestinamente.
 
Meu caro, você acredita mesmo nisso? Felizmente não estamos no 3º mundo, e é unânime do seu lado que não morrem mulheres por praticar o aborto. (Corrija-me se estiver errado: não foi a Dra Odete Santos que disse que desde 84 não morriam mulheres por prática de aborto?)Em contrapartida, essa do feto de 10 semanas não ser um ser humano é uma tolice em que muitos de vocês já não acreditam, e os outros também não acreditariam, se se informassem um pouco melhor. Mas pronto, são fés...
 





blogue do não