Que mundo é este!

Ontem dizia-se que o direito penal não serve para impor uma moral. Concordo. Explicou-se que é por esse motivo que não é crime a tentativa de suicídio. Não será exactamente esse o fundamento, mas concordo.
Devo, porém, acrescentar alguns pontos.
A tentativa de suicídio não é crime. Mas auxiliar alguém a suicidar-se já é crime. E sabem porquê?
Porque, e muito simplificadamente, se alguém se tenta suicidar está a pôr em causa a sua própria vida. Se alguém ajuda outrem a cometer suicídio está a atentar contra a vida de um terceiro.
E é por isso que a explicação não colhe para justificar a não criminalização do aborto.
O aborto é e tem de ser um crime porque o embrião é um ser humano (não é uma coisa, como disse a Lídia Jorge). E ninguém, mas mesmo ninguém, pode arrogar-se de um direito a livremente acabar com a vida de outro ser humano.
Que mundo é este em que se defende que a mãe tem direito a – porque sim, porque não dá jeito ser mãe, porque a carreira profissional se torna mais complicada, porque um filho é uma maçada – aniquilar um bebé? Que mundo é este que estão a querer construir, esquecendo-nos da responsabilidade que faz parte integrante do modo de ser pessoa?

Comentários:
Penso que a maior hiprocrisia do vosso blog passa pelo facto de se esquecerem q enquanto nao liberalizarem:

- NUNCA mais as politicas sociais sao postas em pratica porque vai-se continuar a fechar os olhos a algo que acontece ás "escondidas";

- NUNCA MAIS sabem quem pretende abortar logo nao vao conseguir chegar a essas pessoas para evitar que isso suceda;

Se acreditam tanto que a politica social e a religiao é a solução para este problema LIBERALIZEM e ponham maos à obra. Nao é penalizando e atirando este problema para a marginalização e para o lado obscuro da sociedade que ele vai deixar de existir.

Badajoz está aqui ao lado. O aborto vai continuar a existir enquanto nao houver politicas internas.

A igreja cada vez desilude mais. Tanta riqueza e tao pouca ajuda. Falam muito mas nao os vejo nas ruas, no meio das pessoas q realmente precisam.é realmente confortavel o trono de S PEDRO.

Outro questão gira que toca o limear da hipocrisia é chamarem vida a um feto. Optimo... é verdade!! e a mae, não é uma vida? Alguem se le,mbrou de defender a mae? O feto é uma vida potencial, a mae é uma vida concreta...

falando em vida potencial ou vida: um ovulo é vida. Um espermatozoide é vida... que diferença têm estas duas celulas de um feto com 7 dias que ainda nem sistema nervoso tem? Onde está o limiar da vida e da potencial vida nao vos sei dizer mas nao ha-de ser pelo conceito de vida que la chegamos...

Se formos pela vida os catolicos sao TODOS uns criminosos. Comemos ovos, comemos carne, comemos peixe... abiam que tudo isso é substituivel por cereais? sabiam que a comida vegetariana e macrobiotica é tao rica ou mais que a mediterranica? tendo a mais valia de nao ter as toxinas que advem de comermos cadavares, mas o que interessa isso, não é senhores?! sao animais, nao sao pessoas...

O mesmo amor com que Deus criou o homem foi aquele com que criou as plantas e os outros animais. quem somos nos para falarmos de matar quando matamos animais para comer e pessoas para enriquecer??? Nao vos vi tao activos a quando da tentativa de empedimento da ida de militares para o Iraque. O que são aquelas vidas para voces? porque se levantam tantas vozes no caso do aborto e no caso da guerra se cruzam braços?

Deixa-me de veras maravilhada ver quao entendidos sois no tema do aborto e das razoes que levam uma mulher a abortar. Como sabem voces disso? Têm casos de aborto na familia ou andam a ler muito? se colocarem um pouco no meio desta realidade apercebem-se que não é por leviandade que o aborto se faz. Ninguem faz com leviandade algo que causa tanta dor. conheço quem o tenha feito, mais do que um caso e não é bonito nem repetivel, mas quem fez nao se arrepende, apenas se entristesse por o ter feito.

Falando em dor, se a dor é assim tao grande, se o trauma é assim tao grande, como podem temer que o aborto se torne um metodo contraceptivo? acham mesmo que alguem se sujeitaria a um segundo aborto depois do que se sofre? tenham paciencia...

esclarecimento:
- Sou cristã, não sou catolica
- EM PRINCIPIO nunca faria um aborto mas exijo que se dê essa liberdade de decisão pois é a unica maneira de realmente haver liberdade de expressao e de despoltar na opiniao publica o dever de evitar esta situação.
 
1º - Nao estao a pensar na criança. porque senao pensariam nas crianças que passam fome, nas crianças que sao violadas e maltratadas nas instituiçoes, que teoricamente seriam de apoio às crianças. É para isto que querem proibir as mulheres de abortar.
2º - o facto de o NAO ganhar, nao significa que os abortos parem, continua tudo na mesma, so que as mulheres vao continuar a sofrer riscos desnecessarios e ainda serem julgadas, isto é humilhação.
 
Ontem o que vi foi uma data pessoas que se arrogam o direito de terminar com a vida de outrem só porque sim.

Vi chamarem "coisa" a um ser humano..(arrggg até me custa repetir)

Vi defender um estilo de vida em detrimento de uma vida, sim porque é mesmo disso que trata o sim. Defendem que a mulher tem o direito a abortar só porque não dá jeito a criança que gerou. Esta criança colide com os interesses da mulher.

Enfim uma data de disparates que demonstra muito bem quem defende o sim, nomeadamente a própria plateia que teve uma postura de desprezo pelo defensores do não, interrompendo, dando gargalhadas, mandando "umas bocas". Esta plateia teve a mesma postura que tem pela vida humana, uma postura de desprezo.

Cabe-nos a nós dizer que não!
Não vão ter uma sociedade que opta por um estilo de vida em detrimento da vida humana!

Cabe-nos a nós esclarecer o que está em causa, para que no dia 11 de Fevereiro estas "coisas humanas" supostamente mais desenvolvidas que a de 10 semanas, percebam de uma vez por todas que não podem desprezar uma vida humana só porque sim!
 
Eu gostava de saber onde fica a vida da mulher que pode estar em risco ao fazer um aborto num sitio nao especializado...
Tal como foi dito ontem no programa, nao percebo porque nao se fazem funerais e nao se passam certidoes de obito quando uma mulher aborta espontaneamente antes das 10 semanas.
 
Cara Carla,

Os defensores do Não ao aborto foram os únicos que, depois do último referendo puseram mãos á obra, ao contrário dos defensores do sim.

Quanto ao resto vc sabe tão bem quanto eu que o seu grito é deseperado, não convicto, e assente em razões egoístas onde não cabe o direito á vida do ser humano que já existe!

CAra nana,

1º - para não haver crianças maltratadas aborta-se... acredita mesmo nisto? Tira-se então um direito fundamental para se "resolver " a questão?
2º - Infelizmente nem com o Não nem com o sim os abortos vão parar. Mas a diferença é que ganhando o Não eles não vão aumentar exponencialmente e poderemos ter na mesma a opção de despenalizar. Ganhando o não poderemos usar os recursos que iriam ser gastos nos abortos para ajudar quem defende a vida (basta vontade política e social).
 
Cara Carla,
as "políticas sociais", como lhes chama, têm sido desenvolvidas por grupos de pessoas em regime de voluntariado que têm apoiado materialmente e em conselhos as mâes a terem os seus filhos, ao invés de os abortarem. Há inúmeras, completamente desinteressadas, criadas desde o último referendo, sem apoios do Estado, a funcionar em condições muito difíceis. Não fecham os olhos e chegam às pessoas carenciadas e salvam muitas vidas, as dos fetos e as das mães.

Badajoz é a terra espanhola para onde são empurradas as mães de Elvas que querem ter filhos.

A Igreja somos todos nós e não é rica. Passa a vida nas ruas e a servir as pessoas. Se não vê abra os olhos.

Um espermatozóide não é vida coisa nenhuma, não diga disparates.

Não percebo por que razão vem para aqui com os bichinhos quando estamos a tratar de vida humana. Ou é evidente confusão e desnorte mental, ou está mesmo convicta do que diz e, para si, humanos e bichos são a mesma coisa.

Se for a primeira hipótese, paciência, nem todos podemos ter um raciocínio são. Se for a segunda, se está mesmo convicta que bichos e humanos são a mesma coisa, seguramente que não levará a mal que eu a esclareça de que, afinal, o que você é é burra.

Passe bem e ponha ordem nessa cabecinha.
 
Gostava de ver respondida a pergunta da "nana": porque não passam certidões de óbito quando uma mulher aborta espontaneamente antes das 10 semanas? é uma vida, ou não? E por estes textos percebo agora porque é que os defensores do não são principalmente os srs do papel, se não houver tanta miséria correm o risco de perder instituições como a casa pia onde iam buscar os petiscos. Preocupan-se com as vidas? Cambada de hipocritas
 
Sim, sem dúvida a vossa plateia, especialmente na pessoa da Cátia Ribeiro, teve uma postura muito digna..especialmente aquela de "ó minha querida...", misturada com aquele "apontar de dedo", como a querer dizer "eu é que sei, eu é que sou a dona da moral e tu és um ser completamente acéfalo, sem qualquer direito de discordar de mim"... E também gostava de saber quais as medidas (CONCRECTAS, A INCUIR NA LEGISLAÇÃO) propostas pelos defensores do não para persuadir as mulheres a não abortar. Dos dois lados da barricada existem claros exageros e "argumentos sujos", mas o debate de ontem só serviu para consolidar o meu voto no SIM, sobretudo porque não concordo com este "moralismo podre", que quer salvar vidas de seres humanos com grandes probabilidades de virem a ser crianças infelizes, indesejadas, mal tratadas e vê como males menores conduzir as mulheres (especialmente as de menores recursos) para o banco dos réus, para um hospital a tratar as sequelas de abortos realizados em vãos de escada, ou mesmo para a morte.
 
Caro Ka
Gostava de saber quais foram as obras feitas pelo grupo do NAO, é que eu nao vi nenhumas.
 
o facto de o NAO ganhar, nao significa que os abortos parem, continua tudo na mesma, so que as mulheres que nao tem dinheiro para ir as clinicas privadas noutro pais, vao continuar a correr risco de vida e ainda sao julgadas. Nao podemos esquecer que este julgamento cai sobre mulheres de condiçoes sociais baixas. As madames do nosso pais que ficam escandalizadas com o aborto, vao ate Espanha ou Inglaterra passear.
Se isto é ser pela vida...
 
Cara nana,

Parece-me que sofre de surdez e cegueira selectiva pois são inúmeras as instituições criadas apartir do útimo referendo.

MAs eu ajudo-a a ultrapassar essa "cegueira". Não vou enunciar aqui todas as instituições de apoio á vida mas visite este link onde poderá encontrar algumas delas:
http://www.independentespelonao.org/preview/default.asp?menu=64
 
CAra Nana,

Agora que já as conhece contamos consigo para a ver lá a participar efectivamente:)
 
caro KA

Lamento, mas nao me convence, continuam a morrer mulheres... eu quero saber o que é feito para evitar essas mortes... Pela vida sou eu...
 
Cara nana:
Desculpe mas não devia estar aqui a incomodar estes senhores que querem á força decidir o que é correcto e o que é errado. Que querem convencer as pessoas que o que é bom é que os abortos continuem a ser feitos clandestinamente, que as mulheres são umas inconscientes e não sabem decidir da sua vida. Que o modelo do Irão e da Arábia Saudita é que deve ser usado.
 
É a ler textos como o da Sra. Dona Carla que me apercebo do fanatismo e do ridículo criminoso dos abortistas. Sim à Vida, sempre! NÃO AO ABORTO.
 
"A Igreja somos todos nós e não é rica"
VLX

ó caro VLX
desde quando somos TODOS da igreja? mas se nem os que se dizem católicos...
quanto à segunda parte, o "não é rica", vai desculpar o meu francês, mas é talvez a mentira mais descabelada e sem vergonha na cara que li desde que começou esta espécie de debate.
para usar as suas próprias palavras, passe bem e ponha ordem nessa cabecinha.
 
"Que mundo é este em que se defende que a mãe tem direito a – porque sim, porque não dá jeito ser mãe, porque a carreira profissional se torna mais complicada, porque um filho é uma maçada – aniquilar um bebé?"

é um mundo miserável, que mafaldas sem escrúpulos se dão ares de cristãs e depois vomitam num blog este pedaço de texto verdadeiramente nojento!
então, mafalda, acha mesmo que o universo miserável do aborto clandestino, está povoado por mulheres com grandes carreiras profissionais (as putas, talvez?), para quém os filhos são apenas uma maçada?
acho que a mafalda fez confusão e está a falar apenas das SUAS AMIGAS que de vez em quando desaparecem sem explicação, para a suíça, londres e etc, não é, mafalda?
sobre o "aniquilar um bebé", o nojo impede-me de escrever o que realmente penso de quém usa este "argumento" para falar de embriões.
enganou-me bem... é pena!
 
Oiça, você tem tido cuidado com a sua tensão arterial, mede-a regularmente? Olhe que estas coisas depois não avisam...
 
Cara nana:
Diga-me, por favor, quantas mortes houve em Portugal devidas a aborto clandestino... estatísticas credíveis sff.
Cumprimentos
 
nana,

Lamento, mas nao me convence, continuam a morrer mulheres... eu quero saber o que é feito para evitar essas mortes...
Trabalhar para evitar essas mortes e a morte dos fetos é o que essas organizações têem feito. Por acaso julga que não conseguir fazer o suficiente para resolver totalmente um problema é não fazer nada?
Já agora, ter-se-ia feito muitíssimo mais se as organizações que tanto se empenham na defesa do "sim" tivessem ajudado.

E, se essas vidas que se perdem (quantas?) a preocupam assim tanto, o que é que a nana tem feito para as ajudar?

Pela vida sou eu...
E isso quer dizer o quê, exactamente?
 
Obrigado nana!!!

Muito obrigado por nos esclarecer a posição egoísta de quem defende o aborto!

Ficamos totalmente esclarecidos que, mesmo quando confrontados com factos, quem quer o aborto só porque sim, só porque pode vir a dar jeito, não fica convencido com os factos apresentados.

Vc não é pela vida! É por um estilo de vida que põe interesses pessoais á frente de tudo e de todos!

PS - já nos apercebemos que não irá mexer um dedo para ajudar alguém numa situação difícil. MAs satisfaça-nos a curiosidade (embora eu já saiba a resposta) o que tÊm andado a fazer em prol da vida nos últimos 8 anos?
 
CAro amigodaonça,

as suas intervenções vão indo de mal a pior...

não só não apresenta qualquer tipo de argumentos como parte para a agressão pessoal!

Contra factos não há argumentos não é?
 
Amigodaonça, compreendo o seu desespero... Começa a haver "desertores" do lado do "sim"... Ontem foi o Dr Pinto da Costa a confessar que antes das 10 semanas há vida e que é a mesma "coisa" (entenda-se pessoa) às 10, às 20 ou às 26 semanas... depois foi a Maria de Belém a admitir que "o aborto é eticamente reprovável"...

Quanto à Carla e à Nana, eu gostaria que me indicassem que instituições foram criadas pelo "sim" para ajudar as mulheres carenciadas e desprotegidas que têm de recorrer ao aborto clandestino... quantas? quais?
Estes médicos pela escolha, deixaram os seus consultórios por uma tarde onde facturam 100 euros por consulta para ir para os centros de saúde de bairros degradados dar consultas de planeamente familiar? Ou criaram alguma instituição sem fins lucrativos para ajudar a mulher carenciada que agora tanto dizem defender?
 





blogue do não