FALSOS MORALISMOS

No debate de ontem o Dr. Miguel Oliveira e Silva esteve brilhante. Só não percebi porque razão se sentou na plateia do lado do Sim (presumo que o Não estivesse cheio...). Adiante.
A instâncias de uma das suas intervenções disse:
"Não farei abortos a mulheres com comportamentos irresponsáveis"
Fico com uma dúvida (ou melhor duas). Se o Dr. Oliveira e Silva se recusa a cumprir a lei que será aprovada caso o Sim vença o referendo, quem, afinal, vai fazer os abortos? Já agora, o que é isso de comportamentos irresponsáveis?

Comentários:
O Sr. Rui Castro está mesmo equivocado ou interpretou o Sr. Dr. Miguel Oliveira e Silva consoante o seu interesse?
 
Era mesmo uma piada (a parte da bancada onde ele estava sentado). Quanto ao resto é mesmo verdade. Dito pelo próprio.
 
Não faz qualquer sentido dizerem que vai haver aconselhamento e tentativa de dissuadir as mulheres de praticarem o aborto, caso o sim ganhe.

As mulheres que quiserem terminar a gravidez, vão ter a lei do lado delas e não há nada que nenhum médico, psicólogo ou assistente social possa dizer ou fazer... Elas terão sempre a última palavra, por mais descabidas que sejam as suas razões (não digo com isto que as mulheres abortam por tudo e por nada... A grande maioria não o fará... Mas existem mulheres assim. E essas não serão punidas... Serão protegidas pela lei).
 
Ui....

VOTA SIM!
 
Aobjeção de consciencia sempre esteve presente nesta materia e sempre eswtara mas o q é mais relevante e´saber: VAMOS INVESTIR NO PLANEAMENTO FAMILIAR E NA EDUCAÇÃO SEXUAL ( de preferencia para a monagamia, heterosexual e para a castidade ate ao casamento ) OU NO ABORTO A PEDIDO / POR TUDO E POR NADA ?
 
Rui Castro,

O Dr. Miguel Oliveira e Silva não disse apenas que ele próprio não faria abortos justificados apenas pela opção da mulher. Ele disse claramente que, apesar de existirem médicos "mercenários"(?) que farão tudo por dinheiro (creio que afirmou até que estes deviam ser punidos pela Ordem dos Médicos), a esmagadora maioria dos médicos não iria realizar abortos a pedido.

Este é precisamente um dos pontos em que o "não" devia insistir. O aborto a pedido não vai poder ser feito no SNS. Assim, as mulheres irão ser "aconselhadas" pelos "mercenários" das clínicas abortistas, que ganham pelos abortos que fazem.
 
Não faz qualquer sentido dizerem que vai haver aconselhamento e tentativa de dissuadir as mulheres de praticarem o aborto, caso o sim ganhe.

Faz todo o sentido, porque nada na lei que se vai votar aponta nesse sentido.

As mulheres que quiserem terminar a gravidez, vão ter a lei do lado delas e não há nada que nenhum médico, psicólogo ou assistente social possa dizer ou fazer... Elas terão sempre a última palavra, por mais descabidas que sejam as suas razões

É isso que queremos evitar.

não digo com isto que as mulheres abortam por tudo e por nada...

Mas pode haver um caso de uma mulher a abortar por motivos fúteis. Aliás, basta um único: chega-me a simples ideia de poder haver, daqui por 20 anos, uma única mãe que a servir-se da lei que vamos votar no Domingo para desmanchar uma criacinha que lhe pode estragar a silhueta para ganhar ainda mais convicção no meu Não.

A grande maioria não o fará...

Não pode provar isso.

Mas existem mulheres assim.

Sem dúvida.

E essas não serão punidas...

Com base em quê, se a lei não estipula limites para o aborto até às 10 semanas?

Serão protegidas pela lei).

Logo, vote-se Não: ou acha que a Lei deve proteger mulheres que destroem vida humana por dá cá aquela palha???
 
É esse o ponto no qual se deve insistir... no tal 1% de mulheres que irão fazer um aborto por dá cá aquela palha e que, se o sim ganhar, vão ter uma lei que as protege e que lhe permite esse comportamento.

Porque não tenhamos ilusões, se o sim ganhar o aborto vai continuar a ser proibido, ou seja o bem jurídico vai continuar a ser protegido. Só que vai passar a haver a tal permissão da lei para a violação da lei simplesmente porque sim... não por haver um conflito de interesses digno de registo, não nos casos de violação, nem da mal formação do feto nem mesmo do perigo para a saúde física e psíquica da mulher... simplesmente porque SIM... ou como diria o gato fedorento "hoje não há nenhum filme de jeito no cinema vamos fazer um aborto"... é que, apesar do ridículo que eles pretenderam simbolizar com esta frase, se o SIM ganhar este ridículo vai ser possível... não digo que passe a ser regra nem que seja uma coisa comum, mas lá que vai ser possível vai...
 
Ainda não vi ninguém discutir a posição mais equilibrada do último Prós e Contras, a de Castro Caldas:

- permite despenalizar quando haja causas de justificação ou exculpação,
- permite evitar os julgamentos,
- permite evitar a prisão quando ela não se justifique,
- permite aplicar a pena de prisão quando ela se justifique.

E pode ser aplicada mesmo sem alterar o Código Penal, como o Sr. Engenheiro embirrou que não quer!
 
Ai ai, estes Nãozinhos embirrentos, não percebem nada de psicologia feminina. Era melhor falarem com mulheres reais, de carne e osso antes de se armarem ao pingarelho com as vossas perorações inúteis.
 
Armar ao pigarelho é o que fazem todas as putas que defendem que podem matar os filhos que aceitaram na barriguinha, não é?
 





blogue do não