Portugal, Irlanda, Polónia, Malta: últimos, ou primeiros?

Os últimos bastiões do obscurantismo, ou pelo contrário os que aguentaram a pressão, e estão no seu lugar para ser os primeiros dum refluxo civilizacional que reconhece, com base nas novas evidências científicas, que a vida humana começa na concepção? E que é possível defender a mulher sem condenar o feto? Dia 11 saberemos.

Comentários:
Alguém me sabe dizer porque os blogues do "SIM" nao permitem comentários?
 
Democracia iluminada??
 
Não.
 
Terei muito orgulho no dia 11 em pertencer ao grupo desses paises obscurantistas, porque são bastiões de defesa da vida humana.
 
Senhor jorge Lima, eu, e comigo julgo que a "Maioria silenciosa" do Povo deste país, aposto na sua premissa do Refluxo Civilizacional.

De resto, não seria a primeira vez na História que isso sucederia no tocante a qualquer um dos países mencionados: Portugal, Irlanda, Polónia e Malta!Quanto à Democracia Iluminada, aludida acima, com o devido respeito, basta o que basta, pela mão insuspeitável dos que se auto-denominam de "Forças progressistas", mas que só se recordarão do seu tão propalado "socialismo"(?) a propósito da pretensa "Interrupção Voluntária da Gravidez", que parece ser afinal a resposta última de tais "iluminados" para os problemas quotidianos com que se depara a esmagadora maioria das famílias portuguesas, esquecendo-se dessa qualidade quando estes mesmos têm de ser atacados. mais comentários para quê? Parabéns pelo debate, aqui, na Web!
 
O mundo só tem 15 países?
 
Ninguém falou em mundo... não vem referido no texto... o seu autor não o referiu no seu único comentário...

Não terá fim essa capacidade imaginativa e recreativa do sim?
 
NÓS SOMOS PELA VIDA

DIA 11 NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO HÁ TIRANIA DOS MAIS FORTES SOBREOS MAIS FRACOS

Sim á vida
 
bom, e que tal analisar as características sociais e níveis económicos e outras coisas que indicam o nível de bem-estar e progresso reais desses países? e comparar com outros, evidentemente mais adiante em vários aspectos?

ou então fazer a ligação que interessa: em todos esses países há uma presença muito forte da IGREJA CATÓLICA. Não que isso seja bom ou mau, não é o que está discutido. Mas então deveriam colocar as coisas claras (já que acusam outros de não o fazer, como costume), e acrescentar algo à pergunta, do tipo:
"os últimos bastiões .... concepção?" "Ou os únicos países onde a igreja católica ainda tem um papel bastante activo na definição de políticas sociais que se aplicam a todos os cidadãos, independentemente das (e sem respeito com as)suas crenças?"

pelo menos assim sabe-se com quem se está a falar.
 
João Miguel Pais:

Isto agora virou guerra santa, queres ver?!

Basta a igreja estar de um dos lados de qualquer discussão, que vêm logo os anti-religiosos juntar-se ao grupo contrário.

E que tal deixarem-se dessas associações parvas e pensarem com a vossa cabeça?
 
"Estamos a cinco dias das eleições!", José Sócrates.
"Fraude é tentar deformar o sentido da pergunta", Manuel Alegre.
"Só o Sim mudará as coisas. Apelo em particular aos jovens que votem.", José Sócrates.

Ou se muda tudo ou não se muda nada?

"Quanto pior melhor, parece um jogo partidário e não resolver efectivamente o problema das mulheres. Os indecisos devem votar Não e juntar-se ao nosso compromisso de despenalizar, logo em seguida.", Marques Mendes.

Quero ver o governo a dizer Não à despenalização pura, no dia 12.

Quero ver um partido que se diz comunista a dizer Não a isso. O bloco a dizer Não a isso. Depois da vitória do Não, quero ver os defensores deste Sim recusarem outra solução, mais moderada. Não vou ver, ninguém vai ver, a lei vai mudar.
 
"que reconhece, com base nas novas evidências científicas, que a vida humana começa na concepção?"

Novas?! Mas do que é o senhor está falar?

De qualquer forma a sua frase é estúpida, conhece alguma coisa que não começa na concepção? Se o senhor descobrisse que alguma coisa acabava na concepção, aí sim era um génio.

A questão não é a vida humana, até porque esta, como muito bem expôs o cientista Alexandre Quintanilha, a vida humana começou à milhões de anos.

O que está em causa é a pessoa humana, aquela que é titular de direitos e que só pode ser concebida (o conceito naturalmente) na relação com a sociedade e com os outros. Se a futura mãe não deseja ter filhos e por acaso ficar grávida não deve ser obrigado a levar a gravidez até ao fim porque determinadas pessoas acham que abortar está errado (que é diferente de dizer que o aborto é indesejável).

Mas a sério qual é essa grande (e recente!) descoberta científica que permite concluir que o feto tem o mesmo valor de um ser humano? A sério, eu pensava que essa tarefa dizia respeito à filosofia e ao direito (ainda tolerava a religião), mas à ciência nunca me passou pela cabeça...
 
Caro André Militão:

Você foi claríssimo, esse mérito ninguém lho tira, ao contrário da hipocrisia corrente do seu lado da barreira.

Pois ficamos a saber para si o feto é uma vida humana, e que a vida humana é eliminável, preferindo pôr o ênfase na pessoa humana, deixando a definição do que isso seja à filosofia e ao direito.

Desejo-lhe que viva longos anos, para que possa assistir ao alterar dessa ideia na sociedade, como aconteceu um dia com a ideia de escravatura, por exemplo.
 
De facto, é incrível como se continua a recorrer ao nome da Ciência para alegadamente justificar algo a que ela não responde. Prova disso é o facto de ser possível encontrar (bons) cientistas tanto pelo Não como pelo Sim (ou terão estes últimos menos "ciência" que os outros?).
 
Quais primeiros?... Apenas ficaremos ao lado da maioria dos países africanos e da América Latina! Vamos ser os primeiros entre os últimos (ou vice-versa)... que alegria meu Deus!
 
A unica coisa em que realmente estamos em 1º é na falta de civismo e desejo de mudança, assim como no absentismo.
 
Eu não estava aqui mas li o que você respondeu a não sei quem escrevendo:
"De qualquer forma a sua frase é estúpida, conhece alguma coisa que não começa na concepção?"
E mais adiante:
"Mas a sério qual é essa grande (e recente!) descoberta científica que permite concluir que o feto tem o mesmo valor de um ser humano?"
Exactamente porque o ser humano se inicia na concepão ele adquire esse valor nesse momento.
Não entende ou é você que é estúpido?

Nuno
 
O meu comentário das 8:29 AM é para André Militão

Nuno
 





blogue do não