PERGUNTA DO DIA

Alguém me pode esclarecer o que mudou desde 1998 que justifique a realização de novo referendo sobre a liberalização do aborto?

Comentários:
TALVEZ AS DEZENAS DE INSTITUIÇÕES QUE DÃO APOIO A MÃES E BÉBÉS, QUE TRATAM DAS MÃES QUE SOFREM DE TRAUMA PÓS ABORTO, ESTEJAM A CAUSAR ALGUM INCÓMODO AO GOVERNO E Á SOCIEDADE!
O GOVERNO ASSUMIDAMENTE PELA CULTURA DE MORTE FECHA MATERNIDADES E ABRE CLINICAS DE ABORTOS. COM O ABORTO TAMBÉM VÃO POUPAR UMAS MASSAS COM OS DEFICIENTES (UMA VEZ QUE CADA VEZ VÃO NASCER MENOS!) A SEGUIR VEM A EUTANÁSIA...SOLUÇÃO PARA REDUZIR DESPESAS COM IDOSOS NOS LARES E DOENTES TERMINAIS E NÃO SÓ NOS HOSPITAIS! COM A MORTE POUPA-SE MUITO DINHEIRO! O REFERENDO É POIS MUITO UTIL...LEGITIMARÁ (SE NOS ABSTIVERMOS E N TIVERMOS A CORAGEM DE VOTAR NÃO) QUALQUER LEGISLAÇÃO PELA CULTURA DE MORTE!
RESUMINDO:
- ACABAR COM OS DEFICIENTES
- ACABAR COM OS DOENTES
- ACABAR COM AS CRIANÇAS (PORTUGAL JÁ TEM MUITAS E A EUROPA MAIS AINDA E ESTA É UMA MEDIDA DE CONTROLO DEMOGRÁFICO!!! ;))
- REDUZIR CUSTOS, RESPONSABILIDADES E ENCARGOS COM TODOS ELES, MATANDO-OS! SIMPLES E EFICAZ!
 
Vocês são doentios, vocês estão-se borrifando para as mulheres, será que são tão atrasados que acham que QUANDO a interrupção voluntária da gravidez for legal, que as mulheres vão desatar a fazê-lo só porque lhes apetece?
Se as vossas palas estivessem um pouquinho mais abertas, se calhar viam que uma mulher que faz um aborto, fica marcada para o resto da vida...mas o que é isso para vocês?...não são vocês que os fazem, não é?
 
Bom, aqui os argumentos do jbf são um óptimo início para aquele que será um fascizóide de primeira. No entanto, fico contente em ver a forte afluência ao vosso blog...De qualquer modo caro Rui Castro, quer que lhe faça um desenho ou escreva mesmo as razões que justificam a realização de um aborto? Huuuummm?
 
Cara cb,
Se desenhar tão bem quanto escreve, acho que dispenso, obrigado.
 
Mudou que o PS precisou de ganhar umas eleições, o Louçã de tempo de antena e o PC relembrar os bons velhos tempos de Estaline...
 
Será que o facto de o referendo não ter sido vinculativo, por não ter atingido os 50% de votantes é uma boa resposta??
 
Eu perguntei o que tinha mudado.
 
rui castro,
o problema é que realmente não mudou nada:
1)as mulheres continuam a fazê-lo. se tiverem dinheiro vão a espanha (4000 por ano só na clinica dos arcos em badajoz), se não tiverem é onde calhar.
2)os paises realmente desenvolvidos, que ultrapassaram a noite medieval neste assunto, não mudaram a legislação.
3)a igreja e os apoiantes de direita continuam na sua politica de hipocrisia e incoerencia. apontando inquisitóriamente o dedo ás mulheres e não tendo a coragem de dizer que as querem na cadeia.

realmente pouco mudou, é verdade.
 
miguel p,
1) e continuarão a fazê-lo. Em Espanha os abortos aumentaram significativamente com a liberalização da prática de abortos. A diferença é que com a liberalização já não precisam de ir a Espanha. Podem fazer por cá e o Estado ainda os paga à tal clínica de que fala.
2) invocar maus exemplos não torna os seus argumentos verdadeiros
3) para que saiba, algumas pessoas que aqui escrevem não estão na Igreja nem se dizem de direita. Essa é mais uma falácia que os abortistas gostam de atirar a ver se pega. E não leve isto para uma questão dos homens contra as mulheres. Perante a nossa actual legislação tanto pode ser julgada a mulher como o homem que a auxilia e fomenta.
 
rui castro, se me permite:
1) errado. a diferença é fazer em condições sanitárias aceitáveis ou em vão de escada. em segurança ou em perigo. é um problema que existe. ontem. hoje. sempre. quer resolvê-lo? não esconda a cabeça na areia do preconceito.
2)de onde vêm então os bons exemplos? da irlanda, da polónia?
3)eu não sou abortista, rui castro, e sou pai.
se nos separavam as ideias, separa-nos agora o tom.
nao me parece uma falacia identificar a sua posição com a generalidade da postura da igreja ou da direita. nem vejo mal nisso, desde o momento que a igreja toma posição e faz campanha.

diga-me no fundo, o que é que quer?
que a lei continue como está e que as mulheres (e os maridos ou namorados) sejam presas? por quanto tempo? ou quer que se modifique e aumente a pena?

eu não quero, acho indigno, medieval e arrogante.
 
Em 1984 legalizou-se o aborto em Portugal, mas os prazos dessa lei já foram alargados. Desde 1997 tornou-se legal abortar por razões de saúde da mulher até às 12 semanas ou até aos 9 meses no caso de perigo de morte ou grave lesão para esta, até às 24 semanas (6 meses) no caso de deficiência do feto, até às 16 semanas no caso de violação. Neste referendo propõem-se que a mulher possa abortar até às 10 semanas nos nossos hospitais e em clínicas privadas, com os serviços pagos pelos nossos impostos, sem ter que dar qualquer razão (por não estar contente com o sexo do bebé, por exemplo). Na verdade, trata-se duma legalização e liberalização do aborto.

A suposta solução dos problemas dum ser humano não pode passar pela morte doutro ser humano. Esse é o erro que está na base de todas as guerras e de toda a violência. A mulher em dificuldade precisa de ajuda positiva para a sua situação. A morte do seu filho será um trauma físico e psicológico que em nada resolve os seus problemas de pobreza, desemprego, falta de informação. Para além disso, a proibição protege a mulher que muitas vezes é fortemente pressionada a abortar contra vontade pelo pai da criança e outros familiares, a quem pode responder que recusa fazer algo proibido por lei. Nos estudos que existem referentes aos países onde o aborto é legal, mais de metade das mulheres que abortaram afirmam que o fizeram obrigadas.

MAS A MULHER NÃO TEM O DIREITO DE USAR O SEU CORPO?
A mulher não tem o direito de dispor do corpo de outro. O bebé não é um apêndice que se quer tirar, é um ser humano único e irrepetível, diferente da mãe e do pai, com um coração que bate desde os 18 dias, com actividade cerebral visível num electroencefalograma desde as 6 semanas, com as características físicas e muitas da sua personalidade futura presentes desde o momento da concepção.

Legal ou ilegal, o aborto representa sempre um risco e um traumatismo físico e psicológico para a mulher. Muitas vezes o aborto é-lhe apresentado como a solução dos seus problemas, e só tarde demais ela vem a descobrir o erro dessa opção. O aborto por sucção ou operação em clínicas e hospitais legais, provoca altas percentagens de cancro de mama, de esterilidade, de tendência para aborto espontâneo, de infecções que podem levar à histerectomia, de depressões e até suicídios.

E QUANDO UMA MULHER NÃO TEM CONDIÇÕES ECONÓMICAS PARA CRIAR UM FILHO?
Quem somos nós para decidir quem deve viver e quem deve morrer? Para decidir quem será ou não feliz por causa das condições no momento do nascimento? O destino de cada um é uma surpresa. Uma mulher com dificuldades precisa de ajuda, abortar mantê-la-á na pobreza e na ignorância, o que leva ao aborto repetido.

MAS TEM QUE SE ACABAR COM O ABORTO CLANDESTINO
É verdade, temos mesmo é que acabar com o aborto, que ninguém pense que precisa dele, mas a despenalização não ajuda em nada à sua abolição. Os números provam que em praticamente todos os países, após a despenalização, não só aumentou muito o aborto legal como não diminuiu o aborto clandestino, pois a lei não combate as suas causas (quem quer esconder a sua gravidez não a quer revelar no hospital, por exemplo). E às 10 semanas e meia regressa tudo à clandestinidade.
A diminuição do aborto passa por medidas reais e positivas de combate às suas causas, e não há melhor forma de ajudar o governo a demitir-se destas prioridades do que despenalizar o aborto.

O que importa é ajudar a ver as situações pelo lado positivo e da solidariedade, e não deixar que muitas mulheres se vejam desesperadamente sós em momentos extremamente difíceis das suas vidas. É preciso que elas saibam que há sempre uma saída que não passa pela morte de ninguém, e que há muitas instituições e pessoas de braços abertos para as ajudarem.


Uma mãe apanhada a roubar pão para um filho com fome não vai presa, precisa é de ajuda, e lá por isso ninguém diz que o roubo deve ser legalizado e feito com a ajuda da polícia. É importante que as pessoas saibam que matar um ser humano, dentro ou fora do ventre materno, é um crime, e por isso é, como todos os crimes, punível por lei. As penas têm um objectivo pedagógico (colaboração com instituições de solidariedade social, por exemplo), sendo a possibilidade de prisão, tal como no caso do crime de condução sem carta, considerado um último recurso. Mas só aos juízes cabe decidir, e porque eles têm em atenção as circunstâncias atenuantes, há mais de 30 anos que nenhuma mulher vai para a cadeia por ter abortado e a enorme maioria nem sequer chega a ir a tribunal.
O mais importante é ver quantas vidas uma lei salva.



PORQUE SE PROPÕEM PRAZOS PARA O ABORTO LEGAL?
Os próprios defensores da despenalização sabem que o aborto em si mesmo é um mal e que a lei tem uma função dissuasora necessária, por isso mesmo não pedem a despenalização até aos nove meses. No entanto, não há nenhuma razão científica, ética, ou mesmo lógica para qualquer prazo. Ou o bebé é um ser humano e tem sempre direito à vida, ou é considerado uma coisa que faz parte do corpo da mãe e sobre o qual esta tem sempre todos os direitos de propriedade. É de perguntar porque é que até às 10 semanas mulheres e médicos não fazem mal nenhum, e às 10 semanas e meia passam a ser todos criminosos...!?!
 
O QUE MUDOU, O QUE FOI CRIADO E CONTINUA A TRABALHAR TODOS OS DIAS QUE PASSAM. SÃO SINAIS DE VIDA!

PONTO DE APOIO À VIDA

AJUDA DE MÃE

AJUDA DE BERÇO

SOS GRÁVIDA

A.T.P.V.—TUDO PELA VIDA (V.N. FAMALICÃO)

VIDA SIM (SINTRA)

ADAV AVEIRO

COMUNIDADE CRISTO BETANEA (V.N. DE FAMALICÃO)

CENTRO DE MÃE E DE APOIO A GRÁVIDA (FUNCHAL)

MATERNIDADE E VIDA (PAREDES)

ADAV COIMBRA

ADAV LEIRIA

ADAV AVEIRO

GABINETE DE APOIO Á GRÁVIDA (GUARDA)

CENTRO DE APOIO À VIDA DA CARTAS DIOCESANA DA GUARDA

SABOR DA VIDA (MALVEIRA)

CENTRO DE MÃE E MOVIMENTO DE APOIO A GRÁVIDA (FUNCHAL)

CASA DE SANTA ISABEL (LISBOA)

CASA DE SANT’ANA (MEM MARTINS)

CASA DE PROTECÇÃO E AMPARO DE STº ANTÓNIO (LX)

VIDA NORTE, FAMILIA E VIDA (PORTO)

LAR DE S. JOSÉ (BRAGA)

LAR DIVINO SALVADOR (AVEIRO)

LAR DE STª HELENA (ÉVORA)

A VIDA NASCE

STA. CASA DA MISERICORDIA DE ALBUFEIRA (ALGARVE)

SANTA CASA DA MISERICORDIA DE LISBOA

(SERVIÇO DE ADOPÇÃO)

JUNTOS PELA VIDA (LISBOA)

ASSOCIAÇÃO MISSÃO VIDA (LISBOA)

PROJECTO VINHAS DE RQAUEL (LISBOA)

PELA VIDA (AMEAL)

CONVERGÊNCIA (MONTE ESTORIL)

ENXOVAIS DA MANA (ESTORIL)

VEB-VOLUNTARIADO PARA ENXOVAIS (MONTE ESTORIL)

Acham pouco? a lista continua! O "lado do Não" tem obra e resultados efectivos, reais e concretos. O outro lado ainda não vi nada que justifique um "sim"... Por tudo isto o unico sim que dou é a VIDA! "Não" será o meu voto!
Sem medo!!!!!
 
ok, pá!
agora, limpa a espuma aí dos cantos da boca e que o teu deus te afaste sempre das circunstancias que levaram alguem a abortar.
 
Luis Vaz: Que Deus nos afaste sempre a todos nós das circunstâncias que nos possam levar a praticar qualquer crime.
 





blogue do não