Deus nos livre dos católicos



Sabia que existe um "grupo parlamentar sobre população e desenvolvimento"? Eu também não. Sabia que a deputada Ana Manso, do PSD, é "católica" e por isso a favor do aborto? Eu também não. Fiquei a saber estas coisas pela notícia de um colóquio sobre direitos humanos em que a dita comissão convidou a intervir "duas católicas declaradamente a favor do sim à despenalização do aborto", conta o Público de ontem: a americana Frances Kissling, por acaso presidente dos Catholic For Free Choice, e a portuguesa Ana Vicente, por acaso do movimento contestatário Nós Somos Igreja.
E sabe porque são os católicos tão ouvidos pelo Parlamento português no tema dos direitos humanos? Ou porque é que a americana Frances Kissling, por acaso a favor do aborto, vem a Portugal falar de direitos humanos em plena campanha para um referendo sobre o aborto? Ou por que motivo só ficamos a saber do colóquio o que disseram as três católicas acima mencionadas? Ou até, se perguntar posso, o que é que o aborto tem a ver com os direitos humanos?
Se continua sem saber, continua a não ser o único.
Enfim, dúvidas de somenos. Quando tantos elogiam o Cardeal-Patriarca por lembrar que o aborto não é uma questão religiosa, quando tantos exigem que a Igreja não se pronuncie na matéria sob pena de ferir a frágil laicidade lusitana, quando tantos declaram firmemente que a consciência dos católicos não pode decidir por todos - os únicos católicos convidados no Parlamento a falar do aborto são a favor do "sim". Só quem vê intrigas em tudo pode achar estranho.
Por mim, nada contra. Eu até gostava de os ouvir mais. Gostava de ouvir Ana Manso falar de outros temas católicos como a liberdade de ensino e o princípio de subsidariedade. Gostava de saber o que pensa Frances Kissling da Santíssima Trindade ou da transubstanciação eucarística. Gostava de perceber por que razão Ana Vicente considera que "as religiões são um obstáculo ao empoderamento das mulheres". Acho que ninguém devia ser um obstáculo ao empoderamento das mulheres.
Mas não: o Parlamento português só lhes pergunta pelo aborto. E Frances Kissling vem da América para ensinar que a Igreja devia permitir o aborto no caso de uma gravidez perigosa porque permite matar o agressor em caso de legítima defesa. As católicas Ana Manso e Ana Vicente deviam ter explicado ao "grupo parlamentar sobre população e desenvolvimento" que a hipótese já está contemplada na lei portuguesa: escusavam de trazer católicos de tão longe para missionar os cafres. Até podiam recorrer a outros católicos nacionais. Sei lá, católicos a favor do "não". Deve haver algum. Algum que não seja bispo ou padre, quero eu dizer. Algum que até seja uma mulher.
Razão tinha o Maritain: Deus nos livre dos católicos. Ele lá sabia porquê.

Comentários:
Brilhante post, Pedro. É bem verdade - em todas as lutas há «compagnons de route» que escolhem como caminho para a notoriedade o alinhar com o outro lado.
E façamos justiça ao outro lado: eles não acham que os católicos não se devem pronunciar. Se se pronunciarem a favor do aborto, eles nada têm a opor.

Livre-nos Deus dos nossos «amigos», que com os nossos «inimigos» podemos nós bem.
 
Bom dia,
só por curiosidade? Pedro Picoito que eu conheço, se sim eu sou josé capinha, Caldas da Rainha, josecapinha@mail.telepac.pt.
Gostava de falar contigo.
Um abraço.
 
É curioso como as posições de católicos e de pessoas da direita a favor do aborto são tão badaladas na comunicação social mas as posições das pessoas de esquerda contra o aborto são abafadas... afinal, quem é que quer partidarizar o debate?
 
Bom post!...
Eu sou católico!... Mas isso não interessa nada, pelo menos no que diz respeito à questão do aborto... Ou pelo menos não devia interessar!...
Os católicos do “sim” são mais “inteligentes” que os católicos do “não”?...
Pode alguém considerar-se católico e atentar contra a vida de uma forma liberal? Se calhar pode!... A Igreja Católica é um conjunto de religiões pessoais?!... Se calhar é!...
O Mandamento que diz “não matarás” também estará em referendo? Se calhar está!...
Pode um Cristão não professar a lei de Cristo? Se calhar pode!...
 
Despenalização do Aborto

A legalização do assassínio dos seres humanos mais vulneráveis. A prova da hipocrisia duma cultura "moderna" pífia e convencida. A forma mais preguiçosa de resolver o problema. O direìto à vida é inegociável. Uma questão básica de moralidade.

ou

A reposição duma liberdade básica de qualquer indíviduo. O fim da hipocrisia das mulheres julgadas por terem escolhido o que fazer com a sua própria vida, exemplo típico da podridão dos "valores tradicionais". O direito da mulher a dispor do seu corpo é inegociável. Uma questão básica de moralidade.
 
Com serenidade...
Terrorismo –(s.m.) modo de impor a vontade por meio da violência… Traição… Acto egoísta de quem pensa ter todo o poder e toda a razão… Acto de profundo desprezo pela vida humana!

11 de Setembro
11 de Março
11 de Fevereiro…
 
lá estão vocês com as vosas guerras cato-católicas. porque é que as senhoras não hão-de poder falar?
 
Marco Neves:

Ó homem, decida-se!
 
Ó Sr Picoito, faxxfavor :
- «SUBSIDIARIEDADE».
brigado-brigado.
 
olhem para o verso do painel das tentações de santo Antão..talvez o texto se clarifique..ainda mais..

Grande iniciativa...
 
Olá Zé, sou mesmo eu. Já te digo qualquer coisa.

Anónimo das 16.34, obrigado pela correcção. Espero que, emendando o erro, Ana Manso comece a falar do assunto.
 
Óptimo post, Pedro.
 
Seria interessante ver as reacções se as católicas que falaram no Parlamento tivessem falado pelo não... Ainda não há um mês, Vital Moreira achou que uma homilia do Arcebispo de Braga sobre o aborto punha em causa a separação entre a Igreja e o Estado. Mas não o vi (nem a mais ninguém) insurgir-se contra a presença de representantes de movimentos católicos na assembleia. Ou seja: se for contra a corrente é melhor, é melhor que os católicos se calem; se forem a favor da corrente, os católicos que falem (supostamente em nome da sua Igreja) até no Parlamento!
 
Saudações a quem ler este comentário - à maneira de São Francisco de Assis, desejo-vos Paz e Bem!

Permitam que ponha à reflexão a notícia que segue. São importantes os debates e a troca de ideias, as posições ideológicas.
Mas, meus amigos, se chega a hora da verdade...

Leiam a notícia - e pensem...


----------------------------------
Bebê anencéfala completou ontem dez dias de vida
01/12/2006

(ZENIT) A bebê Marcela de Jesus Ferreira completou nessa quinta-feira (30/11), 10 dias de vida, na Santa Casa da cidade de Patrocínio Paulista, a 413 km de São Paulo, onde está internada. Ela nasceu com anencefalia, doença caracterizada pela ausência parcial do cérebro. Em casos como o de Marcela, os bebês geralmente vivem poucas horas após o nascimento.

A menina nasceu no dia 20 de novembro, com 2,5 quilos e 47 centímetros. Ela tem apenas uma pequena porção do córtex (parte frontal do cérebro) e o tronco cerebral, responsável por controlar as funções mais básicas do corpo.

A família está ciente de que Marcela não irá viver muito tempo, mas em nenhum momento deixou de dedicar amor à menina.

Sua mãe, Cacilda, de 36 anos, faz orações pela filha no quarto reservado que a Santa Casa dedicou à família. Lá a pequena até respira sem a necessidade de aparelhos em certos momentos do dia e é amamentada pela mãe. “Sofrer, a gente sofre, mas ela não pertence a mim, mas a Deus, e eu cuido dela aqui”, disse a mãe ao jornal O Estado de S. Paulo. “Enquanto isso, cada segundo da vida dela é precioso pra mim”, afirmou.

Cacilda e o marido, Dionisio Ferreira, de 46 anos, são agricultores. Eles afirmam que receberam a notícia da doença da filha com tranqüilidade. “Aborto nem passou pela minha cabeça”, disse Cacilda. “Ninguém tem o direito de tirar uma vida, principalmente de criança, que é o pior pecado, pois ela está sem defesa”, enfatizou a mãe.

Em breve Cacilda e Dionísio voltarão à modesta casa em que vivem no Sítio Palmital, de 3,5 alqueires, onde plantações de café, verduras e frutas são responsáveis pelo sustento da família.
 
À maneira de m.rocheta começo:
"Saudações a quem ler este comentário - à maneira de São Francisco de Assis, desejo-vos Paz e Bem!"
Mas acho que ele está enganado quanto à criança e aos seus pais. Não foram eles que disseram:“Aborto nem passou pela minha cabeça”, disse Cacilda. “Ninguém tem o direito de tirar uma vida, principalmente de criança, que é o pior pecado, pois ela está sem defesa”?
A lei actual, aliás, já prevê o aborto nestes casos. Conheço casais que tiveram filhos com deficiências, sabiam dos antecedentes, não os mataram e, quando morreram aos 15 ou 20 anos, choraram como se chora pela morte de um filho "normal". Não sejamos egoistas. Deixem-me terminar com um comentário mais: o Sr. Marco Neves diz sempre a mesma coisa: tudo e nada. Tem de mudar a "cassete".... Com amizade, Costa Gomes
 
Caros,

talvez o Sr. Marco Neves queira definir conceitos...deixar que alguém decida entre os dois...será dificil perceber isso?

De facto...a despenalização ao aborto incomoda...ao o legalizar-mos obrigamos as mulheres todas a irem abortar...vai ser utilizado finalmente o nosso exercito...com as novas G3 e tudo!!!

Quanto aos julgamentos e ás condenações...temos que escolher...metemos todas essas assassinas na cadeia ou não?

Sobre a Igreja Católica Apostolica Romana (I.C.A.R.)...já sabemos que fará milhares de comicios no domingo da votação...tal como já o fez pelo Salazar (e a sua União Nacional)...pelo C.D.S (no tempo do P.R.E.C.)...a A.D. (primeira)...pelo Cavaco (enquanto Primeiro-Ministro)...pelo Fernando Nogueira...contra o referendo da Regionalização (á I.C.A.R. interessa um estado centralizado onde o Cardeal Patriarca tenha influência...seria chato a atomização do poder)...contra o primeiro referendo pela Depenalização do Aborto...pelas A.D.´s (as 2.ª e 3.ª...fossem falhadas ou não)...e por fim pelo Cavaco (enquanto candidato a Presidente)...ganhou umas partidas perdeu outras...mas nunca foi parcial...esperar desta vez que o seja é atirar areia para os olhos...

O Estado Laico é um mito...a I.C.A.R....ainda tem poder e muito...e utiliza-o...seja directamente...seja através destes seus agentes...resta aos seres humanos enquanto cidadãos contestarem esse poder...mesmo que só quando este influi na sua livre consciência...e esse é o problema...a I.C.A.R....pode vender um produto comercial chamado Cavaco Silva (condicionando o mesmo através da Opus Dei) e os cidadãos até o podem comprar...mas é dificl vender algo que condiciona consciências...

Já escolhi á muito tempo o meu campo...tal como a maioria de vós também...e acho que a maioria dos que vai votar também...chover no molhado...ou vitimizar a I.C.A.R. é absurdo e acho que inutil...pois a I.C.A.R. é como dizia e bem Almeida Garrett a principal causa do atrazo dos povos peninsulares...o resto meus amigos é conversa...

.'.Geosapiens.'.
 
Caro Geosapiens,

Você está no direito de dar largas aos seus delírios! É assim mesmo! Agora a sério: quando escreveu aquilo tudo queria dizer alguma coisa, ou foi só para falar?
 
Ao ler o Geo Sapiens, ocorre-me recolher assinaturas para um referendo sobre a interrupção voluntária da ortografia...
 
Senhor,

o aborto é punido com excomunhão pela Igreja Romana. Excomunhão, não sei se o sabe, é a máxima penalidade que um católico pode esperar...

Não são católicas as pessoas de quem o senhor fala
 





blogue do não