Ensaio sobre a demagogia

Ao que parece a humanidade, modernidade e bom senso será isto. Avisam-se os mais incautos de que o link vos remeterá para um documento pdf que contém um panfleto do BE a apelar ao recenseamento e voto no SIM no próximo referendo. Para não me acusarem de perseguição e chicana política, deixo-vos algumas frases que retirei da propaganda em causa, as quais pretendem dar resposta à pergunta "sabias?":
1. "Portugal é o único país da União Europeia em que há mulheres julgadas por aborto"
2. "Muitas mulheres ficaram estéreis e algumas morreram na sequência de abortos clandestinos"
3. "Ao contrário do que previram os mais conservadores, nos países onde o aborto não é crime, a taxa de aborto desceu" (retirado do editorial)
Pois bem, uma vez que as notícias que têm vindo a público e os dados conhecidos demonstram exactamente o contrário (1. na quase totalidade dos países continua a ser crime a prática do aborto para lá de um determinado número de semanas; 2. não existem números oficiais que permitam retirar estas conclusões; 3. os dados conhecidos da maioria dos países onde o aborto foi liberalizado dizem exactamente o oposto), será pedir muito que estes senhores provem as afirmações que fazem?
O panfleto refere ainda os julgamentos ocorridos em Portugal pela prática de abortos, dando a entender que os mesmo deixarão de existir com a vitória do SIM. Escusado será repetir que os julgamentos em causa respeitaram todos a abortos praticados já depois das 10 semanas, o que, ainda que o SIM ganhe, continuará a consubstanciar a prática de um crime.

Comentários:
Obrigada Rui.
De facto, é muito apelativo para uma faixa etária sedenta de informação e ainda com pouca bagagem para a filtragem e leitura crítica que é necessário fazer a tudo quanto ouvimos e lemos. Pura demagogia!
Com este post se percebe bem como é fácil desmontar os fraquíssimos argumentos do Sim. Vamos continuar!
 
Já tinha ouvido falar deste blog mas só agora o comecei a seguir (e a participar).

Tenho que dizer que, mesmo não concordando com tudo o que aqui é publicado, estou sinceramente admirado pela qualidade da generalidade dos artigos e pela forma como alguns dos mitos que ainda vão sustentando o "sim" são desmontados.

Os meus parabéns, votos de que continuem o vosso bom trabalho e um grande abraço para a equipa.
 





blogue do não