"DEIXAR O BEBÉ MOSTRAR-SE"

Comentários:
Lembro-me da emoção que senti quando a minha mulher fez uma ecografia quando estava grávida da nossa primeira filha, por ocasião das 10 semanas, e foi possível não só identificar o coração, como até ouvi-lo bater (graças a um microfone encostado ao ventre), sendo facilmente distinguível do coração da mãe (até pela diferença dos ritmos cardíacos mencionada no post).
 
Se o grau de vida se mede pela semelhança funcional e anatómica a um coração adulto, então um porco adulto é mais humano que um embrião. E se é a magnitude da frequência cardíaca que conta (!), qualquer mamífero de pequeno porte vence.
(Já) Ninguém têm dúvidas que as crianças se desenvolvem a partir de um embrião... então "What´s the point...?"
 
Ao Henrique, que anda de post em post a verter disparates, pergunto eu: "what's the point?". É só falta de capacidade de contra-argumentar ou também é dificuldade de aceitar os factos?
Um coração bate, há vida. Tal como quando deixa de bater, se declara uma morte.
 
Caro Henrique,
Um dia (espero que daqui a muitos e bons anos)o seu coração vai deixar de bater..... what's the point?
Percebeu agora?
Se ainda não percebeu, explico de outra maneira: se alguém dá um tiro no coração de uma pessoa há crime por homicídio; se der um tiro no coração de um cadáver de uma pessoa há crime por profanação de cadáver. Em ambos os casos há crime, mas só no primeiro morre alguém.
What's the point? É que, como dizia o outro: para morrer basta estar vivo!
 
E unhas, já tem?

Eu pergunto o mesmo. Onde quer chegar com isto do coração?

E olhe Joana Moreira que é a morte cerebral que interessa. Com essa observação acabou de argumentar pelo sim.

Jaime Gomes
 
Nem sempre.
Há cadáveres humanos em que o coração bate enquanto estiverem ligados a um ventilador.
 
Mas... agora chega-se ao cúmulo de desvalorizar o real valor do coração!?
O coração tem mesmo função vital: se de repente acontecer a alguém a paragem do coração e não houver socorro atempado, essa pessoa morre (para outros órgãos, este exacto cenário nem se aplica).
E não me digam que já é possível viver sem ele, ou que se pode viver com o de outra pessoa, ou até o dum porco. Sejamos sérios: não se pode falar da "substituição" do coração como se fosse a coisa mais banal do mundo, ou como se não estivesse isenta de riscos seríssimos, ou não implicasse incómodos consideráveis na vida de quem por fatalidade tenha que ser sujeito a tal intervenção. Tenho a certeza de que nenhum dos respeitosos comentadores quererá ser contemplado com tal sorte.
 
Se até um cadavér é protegido pela lei, será que o feto pode ter menos direitos?
 
O feto já é protegido por lei - e vai continuar a se-lo, qualquer que seja o resultado do referendo...

Quanto ao "argumento cardíaco" sinceramente, continua ser fraquinho, bradicárdico mesmo.

O embrião antes das dez semanas é uma Pessoa porque tem um coração e mais, esse coração, ""assemelha-se já a um coração de um adulto"

Não é o coração enquanto orgão que define o ser-se pessoa , mas o cérebro.
SE a ideia é dizer que o embrião é uma PEssoa de dois milímetros, ´ porque tem um coração parecido com o coração de uma pessoa, o argumento parece-me frágil.
Tem um coração que bate, logo é uma pessoa.
Um porco tem um coração quase igual ao de um adulto humano. Tão igual ( muito mais do que o de um embrião) que há xenotransplantes.
E com uma frequência cardíaca bem mais próxima de uma pessoa saudável... mas não é uma pessoa, pois não?
Aliás, todos os embriões de mamíferos têm um coração "que bate".
Mas isso não faz deles pessoas. Ou faz?
Senão faz, qual a razão?
Por outro lado, há pessoas que vivem com corações alheios, ou com válvulas extraídas de porcos, ou mesmo, excepcionalmente e durante certos periodos de tempo, com corações artificiais.
E isso não lhes retira ou diminui o seu estatuto de Pessoa.
POrquê?
Porque o estauto antropológico, ontológico ou jurídico do ser pessoa não depende de ter estruturas cardíacas compatíveis ou semelhantes aos de um ser humano adulto.
Ou tem?
Volto a dizer - há cadáveres humanos ( em morte cerebral) com um coração a bater e frequência cardíaca audível.

"assemelha-se já a um coração de um adulto" Acho este argumento do tipo "barriga é minha".

Manipulação, mais nada.
( Ou o reaparecimento de uma teoria medieval abandonada pela ciência - a teoria dos homúnculos e a ideia da mulher como receptáculo dos homúnculos...
Já agora, falamos de embriões de menos de dois milímetros).

Eis a demonstração de que a ciência não é neutra mas ideologizada. Puro Marketing, mais uma vez.
 
Querem misturar ciência com moralismo! Nem um coração a bater é sinónimo de vida, (quase todos quantos receberam órgãos transplantados, receberam-nos de cadáveres em que o coração batia), nem a paragem cardíaca significa morte. Já para não voltar à questão de um coração de um feto com anomalia genética, ser vida mas um tipo de vida que vale menos um bocadinho... A teoria da importância do coração em relação a outros órgãos é igualmente interessante.
 
Caros Jaime Gomes e bluesmile
A questão do coração prende-se única e simplesmente com a demonstração que aquele ser está vivo e não é tão díspar de nós como querem fazer parecer.
O indivíduo no ventilador tem o coração a bater, mas apenas devido ao ventilador... e apenas tem o coração a bater porque JÁ esteve vivo! Não é possível ter um coração a bater que já não tivesse existido num ser vivo nalgum ponto da sua existência! Ao contrário do indivíduo no ventilador, cuja recuperação da vida é irreversível, o embrião não é um autómato... é um ser humano em desenvolvimento e cujo coração baterá ainda muitas vezes, se não for abortado.
Mas querem argumentos científicos? O indivíduo no ventilador está em morte cerebral e o cérebro é o orgão vital por excelência segundo o qual se considera um indivíduo vivo ou não (além de ser sede do pensamento humano). Bem, o tubo nervoso fecha-se aos 22 dias (quando tal não sucede naquele "monte de células" nasce sempre uma "pessoa" que sofre ou de anencefalia ou de espinha bífida... coincidência?). Os hemisférios cerebrais começam a desenvolver-se na 5ª semana(e a partir de estruturas que já existiam, para que não digam que é um processo descontínuo). Na 7ª semana formou-se o corpo amigdalóide (centro das emoções). Na 8ª semana começa a desenvolver-se o córtex cerebral como o conhecemos (que é o centro onde são processadas todas as sensações). Isto é tanto verdade, que se sabe que às 10 semanas, um feto já chucha no dedo... um acto que só é possível com algum grau de diferenciação nervosa. Entretanto começam a desenvolver-se sinapses entre as células nervosas bem como a substância reticular (centro da consciência e vigilidade). Efectivamente, o cérebro como o conhecemos não está completamente formado às 10 semanas... porque tal processo só termina no 8º-9º MÊS de gravidez (altura em que já podem sobreviver fora do corpo da mãe, com o auixílio de uma incubadora). Se formos ao ponto em que vexas estão, dissociando o ser humano da "pessoa" humana... então posso dizer que o cérebro humano apenas cessa de se desenvolver com a morte! Pelos vistos estamos todos incluídos na categoria de monte de células! Efectivamente é verdade... mas também estamos na categoria de "ser" e "pessoa" humanos.
Cumprimentos
 
Ao Henrique, realmente ao ler o seu comentário Henrique e na expressão "WHATS THE POINT?" fiquei mesmo a pensar qual será mesmo o seu problema? E gostaria por mera curiosidade, se o Henrique tem filhos ou pensa um dia ser pai??Hoje apenas deixo esta pergunta ao Henrique. Os meus cumprimentos a todos (em especial à falta de sensibilidade do Henrique com o WHATS THE POINT? "dele"
Sonia Reis
 
Bluesmile,
Suponho que concorda comigo se disser que o feto (às 10 semanas já não é embrião) é um ente vivo da espécie humana - correcto?
Se assim for, dá ou não valor ao facto de ser humano?
Se dá, onde quer chegar com a divagação do ser pessoa? Andamos soberbamente a brincar com arbitrariedades?
Se puder fazer o favor, explique melhor esta sua frase: «O feto já é protegido por lei - e vai continuar a se-lo, qualquer que seja o resultado do referendo...»

Obrigado.
 
BOM NATAL A TODOS!!!

Já pensaram o que quer dizer este voto?
Quer dizer BOM NASCIMENTO !!!

BOM NATAL !
BOM NATAL !
BOM NATAL !
 





blogue do não