Os suspeitos do costume


O Bloco de Esquerda lançou ontem um dos seus aclamados cartazes a favor do "sim".
Prefiro o de 98. Lembram-se? Aquela mão opressora e máscula a agarrar um nu ventre feminino... Estou convencido de que foi esse cartaz que nos deu a vitória.
Desta vez, não vamos ter a mesma sorte. Já houve bom senso (ou dinheiro - acho que a Fernanda Câncio devia tirar a questão a limpo) para vestir os figurantes. Porque é de figurantes que se trata, exactamente como em 98. Espero não desiludir ninguém se disser que a fotografia aí em cima é encenada. Não corresponde a nenhum julgamento que realmente tenha ocorrido. A donzela perseguida e os seus façanhudos gorilas não passam de actores, talvez pagos (acho que a Fernanda Câncio devia ver isto).
Aliás, não é muito difícil perceber quem eles são. O da esquerda só pode ser o Daniel Oliveira, com um daqueles retoques que põem as pessoas mais magrinhas. Até os óculos são iguais aos do Arrastão. O da direita é obviamente o Miguel Vale de Almeida, que cortou a barba para fazer o cartaz. Não sei onde é que foi arranjar os óculos. E a donzela, por exclusão de partes, é o Louçã. Está tapado e está sorrir ao mesmo tempo, simbolizando assim, numa daquelas mensagens subliminares que a publicidade gosta de transmitir, que só quem viu o sorrriso de uma criança pode falar do aborto.
Acho que é isso. Mesmo assim, continuo a preferir o cartaz da mão.

Comentários:
é que nem as tentativas de humor resultam...
 
toni toni, não seja tão careta. Olhe que em 1998 resultaram!
 
quem se sente "humilhado" é porque sabe que fez algo desumano... votarei sempre NÃO porque estas pessoas que escolhem esta solução TËM que ser humilhadas!
 
quem se sente "humilhado" é porque sabe que fez algo desumano... votarei sempre NÃO porque estas pessoas que escolhem esta solução TËM que ser humilhadas!
 
Comentário de merda, basicamente! É assim que pensas que o Não vai ganhar? IDIOTA...basicamente. Mais respeito pelas pessoas, porque esse sentido de humor à PNR não funciona.
 
quem se sente "humilhado" é porque sabe que fez algo desumano... votarei sempre NÃO porque estas pessoas que escolhem esta solução TËM que ser humilhadas!
 
"Comentário de merda, basicamente! É assim que pensas que o Não vai ganhar? IDIOTA...basicamente. Mais respeito pelas pessoas, porque esse sentido de humor à PNR não funciona."
Quando faltam argumentos é típico da esquerda populista e demagógica servir-se da ameaça do bicho papão do fascismo para tentar assustar os eleitores.
Meus caros, esse tipo de técnicas há muito que não colam e, no seu caso, o comentário que fez é ordinário. Sugiro, pois, que não nos mace.
 
«Votarei sempre NÃO porque estas pessoas que escolhem esta solução TËM que ser humilhadas!»

São estes os vossos apoiantes.

De resto, o Bloco de Esquerda não existia em 1998. Por isso, não sei de que pode estar falar.
 
Ao anónimo que nos pede respeito, darei também um dicionário: é capaz de haver mais insultos na lígua portuguesa do que "de merda", "PNR" e "idiota". Tendo em conta a sua irritação, sinto-me credor de alguns mais ferozes.
 
Caro Daniel,
Ao contrário de outros não escondemos aqueles que estão connosco mas que não pensam como nós. É o meu conceito de democracia, para o qual a máxima "os fins justificam os meios" (ou ao contrário, se preferir) não se aplica.
Quanto ao facto do BE existir ou não em 98 parece-me uma falsa questão pois estamos a falar de pessoas e não de uma sigla. E esses são os mesmos, sem qualquer evolução.
Abraço
 
Caro Daniel, convenhamos que podia ter arranjado mais qualquer coisa para dizer...
 
Repito: fiz campanha pelo sim em 1998 e não me revejo nesse cartaz a que se referiram. Sou dirigente do Bloco de Esquerda e, até ver, "pessoa". Por isso, ao dizerem que esse cartaz foi do Bloco de Esquerda e que estão a falar de "pessoas" é desonesto. Apenas isso.
 
Caro Daniel, mas concorda com este cartaz agora afixado pelo BE?
 
Ah, é verdade, esqueci-me que o Daniel é a "direita" do Bloco de Esquerda. Para o PSR ou para o Bloco, dá sempre jeito ter um moderado nas questões fracturantes, não é?
 
Gostava que o BE explicasse é se o cartaz representa um daqueles casos mediáticos em que as arguidas fizeram os abortos aos 6 meses de gravidez. Se assim for e se o "sim" ganhar a "humilhação" continuará...
É mais outro argumento hipócrita, mas nada a que o BE, e suas "pessoas" não nos tenham habituado.
 
Caro Daniel: "são estes vossos apoiantes"!!! Memória curta!
"Você não tem direito a falar de vida porque não gerou uma vida" (Louçã dirigindo-se ao Paulo Portas num debate). São estes os vossos dirigentes!
 
Ele lamentou essa frase. Você, lamenta esta?
 
Gosto que aqui se trate os apoiantes do BE como "pessoas", entre aspas.

Quando ao cartaz, concordo absolutamente. Resume bem uma das questões fundamentais em debate.

E não concordaria se a fotografia fosse real e andassemos a mostrar ao país as mulheres que já foram humilhadas pela lei que vocês defendem. Uma vez chega, parece-me. A fotografia não transmite nada que não tenha realmente acontecido. Grave é movimentos que publicam caras de crianças sem autorização dos pais quando os pais até têm posições opostas às que esses movimentos defendem. Isso sim é que é inaceitável. Ou quando publicam fotografias de fetos com mais quatro e cinco semanas do que dizem ter. Ou quando fazem terrorismo através de imagens, contra os quais nunca vos vi incomodados. Nesta matéria não podem mesmo dar lições de bom senso a ninguém.

Este cartaz inatacável e moderado.
 
A questão não é se o cartaz é moderado. Ninguém duvida da moderação do Bloco. Alguém se atreve a duvidar da moderação do Bloco? Alguém que já tenha visto o sorriso de uma criança? A questão é se o cartaz é ou não falso.
 
Ah, e aqui também ninguém põe em causa que os apoiantes do BE sejam pessoas. Vocês têm todos mais de dez semanas, não têm?
 
Daniel Oliveira,

Este cartaz inatacável e moderado.
Afirma o Daniel que uma Lei que não despenaliza o aborto clandestino nem o realizado após as 10 semanas vai acabar com os julgamentos? Interessante.
Quer isso dizer que, na opinião do Daniel e do BE, a despenalização do aborto a pedido até às 10 semanas vai fazer com que nenhuma mulher venha a ser acusada de aborto, independentemente de quando ou onde o faça?

Se sim, que tal colocar isso na propaganda do BE?
 
às vezes sou levada a questionar-me sobre as verdadeiras intenções do debate em torno do aborto? Será que as questões partidárias falaram mais alto? Penso que o tema do aborto é nacional ultrapassando os parâmetros partidários e/ ou associativos. Ainda que alguns politologos e teóricos sociais discursem sobre as benesses das clivagens sociais (assuntos fracturantes), quer na proliferação de posicionamentos políticos e associativos ( diversidade democrática), quer na defesa do debate democrático em si, penso que por vezes se registam alguns excessos e "picardias" políticas desnecessárias ao tema central em discussão - a despenalização do aborto e suas consequências para o tecido social Português:

"O da esquerda só pode ser o Daniel Oliveira, com um daqueles retoques que põem as pessoas mais magrinhas. Até os óculos são iguais aos do Arrastão. O da direita é obviamente o Miguel Vale de Almeida, que cortou a barba para fazer o cartaz. Não sei onde é que foi arranjar os óculos."
R.
 
Aqui fica a minha opinião a cerca do aborto em geral:
Eu sou a favor da despenalização do aborto, mas também não sou de acordo de tudo sobre a despenalização do aborto.

Para mim um aborto deve ser penalizado nos seguintes casos:

- Uma mulher com uma boa vida, boa capacidade financeira, e bom ambiente familiar, deseja abortar pela simples razão que não quer ter trabalho na criação de um filho, muito bem pode ter sido um acidente mas como a família tem as condições neste caso acima da média para ter um filho, então eu acho que aqui o aborto deve ser penalizado.(Muitas das famílias com condições de criação de filhos, não os têm pela simples razão de que um dos parentes não desejam ter um filho em casa.)

-Uma mulher deseja abortar um feto pela simples razão de uma mal formação/ deficiência menor, que não cause uma "dor" durante a sua vida. (Ex: O filho nascer com um dedo a mais ou a menos) Neste também não sou a favor no aborto.

- Isto tudo aqui em cima referido, quando o filho já esta na forma de embrião/feto, se uma mulher com boas condições de vida usar a pílula do dia seguinte ou abortar enquanto o filho é um aglomerado de células, então eu sou a favor desse "aborto"


Para mim um aborto não deve ser penalizado nos seguintes casos:

- Uma mulher com péssimas condições de vida (Ex: Alcoolismo, toxicodependência, vitima de maus tratos, problemas mentais graves, pobreza extrema, etc..) ter um filho de um pai com os mesmos problemas acima referidos, decidir abortar, eu concordo dado que essa criança nunca iria ter uma boa vida, mesmo que fosse viver para uma instituição, essa criança nunca iria ter uma boa vida.

- Uma mulher muito jovem, podia até ter algumas condições de vida, abortar, eu podia concordar, dado que a mãe teria de abandonar os estudos, o pai provavelmente "fugia", a avó teria de tratar o filho e a mãe é muito irresponsável, e jovem para o acto de ter um filho. (Mas se uma mulher jovem tiver umas condições de vidas excelentes então eu não sou a favor de esse aborto)

- Se uma mulher for vitima de violação sexual, e de alguma razão não pode ter feito algum método de aborto durante as primeiras semanas, decidir abortar, eu sou totalmente a favor, dado que ela não tem culpa nenhuma, a culpa são dos cabr*** que violaram-na , aí ela tem o total direito de abortas, e se a mulher tiver más condições de vida ainda sou mais a favor do aborto, mas acho que mesmo que a mulher tenha boas condições de vida eu acho que nestes casos a mulher deve abortar.

- Se a mãe saber que o filho que transporta em si, sofre de uma doença que só iria trazer sofrimento ao filho, e acho que aí até considero o aborto um acto de benevolência. (Alias eu sou a favor da eutanásia)


Para mim o aborto tem o seu sim e o seu não.
Para mim antes de um aborto, uma mulher deveria apresentar as suas razões do aborto, de seguida do um Género de Inspecção familiar em que explica as condições familiares de uma família só aí é que se decidia se o aborto era feito ou não.(isto até pode ser feito num tribunal)

Mas fiquem a saber que eu posso ser a favor da penalização do aborto em alguns casos mas de certeza que não sou de acordo com grandes penalizações como por exemplo uma mulher ir para a prisão por ter efectuado um aborto clandestino.

Ah e sim, outro problema da penalização do aborto é a razão de que muitas mulheres continuam a abortar em condição dignas de um "caixote de lixo", que podem trazer muitas consequências á mulher que aborta nesses locais.
Mas como tudo na vida a ultima decisão cabe á mulher e não aos tribunais nem á igreja e nem ao governo, a decisão é da Mulher!

F.C
 
"A decisão é da Mulher". Este é exactamente o problema: a decisao nao é da mulher. Na realidade nao é de ninguém, porque ninguém pode decidir, levianamente ou nao, sobre a vida ou a morte de outro ser humano. Se uma crianca é assasinada, todos concordam que isso é do mais horrível que existe. Mas se a crianca estiver "escondida" no ventre da mae, entao já nao há problema nenhum. Alguém tem o direito de decidir, se esse ser humano deve ou nao viver?

(Desculpem a falta de acentos nalgumas palavras, mas o meu teclado nao é português... :))
 
Engraçado, engraçado é a ligação das pessoas que fazem este blog "pela vida", a outros movimentos... Aqueles que gritam "viva la muerte!", gostam de espancar pretos e homosexuais e acham que o holocausto nunca existiu.

Tristeza de gente.
 





blogue do não