A POSIÇÃO DE UM SOCIALISTA

Intervenção do deputado socialista Cláudio Anaia no XV Congresso do PS:
"(...) Vencer o referendo e despenalizar a interrupção voluntária da gravidez até às 10 semanas", gostaria de chamar a atenção para o seguinte:
I Em primeiro lugar, não me parece que esta posição do PS – que admito seja maioritária dentro do "aparelho" – seja respeitadora da diversidade que sobre este assunto existe quer entre a base popular de apoio do Partido, quer entre os deputados que foram eleitos, quer entre os apoiantes do Governo. Julgo que deveria haver mais "espaço" para aqueles que advogam uma posição contrária à legalização do aborto.
II Em segundo lugar, os argumentos utilizados parecem-me fracos:
a) Por um lado, "uma resposta justa e adequada para o doloroso drama vivido por muitas mulheres na sociedade portuguesa", (para utilizar os termos da Moção), não passa necessariamente pelo oferecimento do aborto pelo SNS a quem quer que o peça sem justificação alguma. E, já agora, qual a resposta que se dá às mulheres que abortam às 11 semanas? A "sua sujeição ao calvário judicial", como diz o mesmo texto? Qual é a coerência disto? A nossa camarada Edite Estrela disse em debate televisivo que a " lei deveria ser cumprida logo a partir das 10 semanas e um dia. "
b) Por outro lado, todos sabem que o aborto clandestino não vai acabar. Como diz o Prof. Miguel Oliveira da Silva, (apoiante do Sim) "temos que assumir com toda a franqueza que o circuito clandestino não vai acabar. As clínicas que fazem abortos ilegais não vão deixar de os fazer.
c) É preciso dizer de forma clara que o que se propõe é mesmo uma liberalização totaldo aborto até às 10 semanas. Não adianta fingir. O que se propõe é o aborto livre, universal e gratuito, a pedido da mulher, até às 10 semanas. Toda a gente percebe isto.
---
III – Os defensores da Liberalização defendem que " não querem que as mulheres sejam presas ". Na verdade em 30 anos de Democracia nunca nenhuma mulher foi presa. E esta questão será resolvida quando a nova revisão do Código penal for aprovado que prevê que as penas até três ano de cadeia não sejam cumpridas efectivamente.
IV – Acho que o papel do estado deveria ser de responsabilidade e de apoio às mulheres com dificuldades e ajudá–las a ter os seus filhos. Para mais, num país e numa Europa cuja a taxa de Natalidade está muito em baixo.
V- Por fim, custa-me que o PS entregue à Direita a causa do respeito e a defesa pela vida, e ande a reboque do BE e do PCP. Porque a esquerda humanista, em que eu acredito – cuja tradição é precisamente a defesa dos mais débeis e vulneráveis – deveria estar na primeira linha na promoção desse valor, em vez de contribuir para a banalização do aborto. E a banalização do aborto é o triunfo dos mais fortes sobre os mais fracos e indefesos, que são – mais que ninguém – os não nascidos, a quem se nega o seu primeiro direito: o de nascer.
Não esqueço as palavras do nosso amigo e saudoso Prof. Sousa Franco: "A legislação do Aborto Livre é a passagem de uma fronteira. Essa não é a sociedade humana que sempre idealizei (…)" (sublinhado nosso).

Comentários:
Cláudio Anaia, que já foi Presidente da JS e é, se não me engano, Presidente Honorário da mesma, faz parte do Movimento «Aborto a Pedido Não», recentemente constituído em Coimbra. Vai-se tornando cada vez mais difícil a uma certa minoria radical que campeia no Sim empurrar o Não para um gueto de tias de Cascais.
 
Tem toda a razão a lei devia ser semelhante à existente no UK. Mas como sempre, mesmo os "laicos e republicanos" nas alturas decisivas mostram o lastro de quem pertence a um povo que vive entre sotainas há mais de 800 anos. Chamo-lhe o "síndroma de Fátima" ou o "respeitinho é muito bonito" ou o "o que vai dizer o padre? e depois já não sou eleito para a junta de freguesia". Antes os defensores do "não" na sua honestidade (estão errados na minha opinião) bem assumida que estes senhores do "sim". Uma expressão ficou do PREC, define bem aquilo que é o PS: "os Xuxas" (em mais sentidos do que no óbvio).
Pior mesmo só o Louçã...eh pá não gosto mesmo desse gajo...
 
Um gueto de tias de Cascais pode não ser mau...e provavelmente uma boa parte já abortou...(em Londres claro)
 
Jcarlosalmeida: não apanhou a ironia das tias de cascais, verdade?
 
Apanhei pois. E vc apanhou a do "provavelmente"?
 
Fico preocupado com as mentiras que aqui se reproduzem:
1) Cláudio Anaia nunca foi deputado, como se diz no post [basta ver aqui: http://www.parlamento.pt/deputados/Deputados_Pesquisa.aspx].
2) Claúdio Anaia nunca foi «Presidente da JS» e não é «Presidente Honorário da mesma».
3) Cláudio Anaia diz-se «presidente dos jovens socialistas católicos», que é coisa que não existe na JS nem da qual se conhece organização alguma, a não ser o seu próprio presidente.

Estas manipulações interessam a quem e a quê, para além do próprio?!
 
Erro meu. Cláudio Anaia não é deputado mas sim simples militante do PS, o que não diminui a sua opinião.
 
Muitos disparates se dissem por aqui.
Sou amiga do Cláudio Anaia há muitos anos, e é sem duvida um dos rostos mais visiveis na Luta contra o Anorto em Portugal. Sempre lutou por causas e nunca ganhou nada por isso. E é uma referencia do Partido Socialista, sem alguem tem duvidas aqui fica parte do curriculo : -
- Lider da JS no Barreiro 8 anos.
Dirigente Nacional da Juventude Socialista muitos anos.
Foi Deputado Municipal.
Ainda hoje é dirigente do PS a nivel regional.
Coordena um grupo de Catolicos no PS com mais de 200 pessoas inscritas (se tem duvidas perguntar a alguns jornalistas que estiveram em algumas acções deste movimento).

Poderia escrever muito mais, mas por muito que custe aos defensores abortistas, Cláudio Anaia tb foi eleito por mais de 900 delegados da Juventude Socialista em Congresso o seu Militante Honorário (em caso de duvida clicar em : http://www.rostos.pt/paginas/inicio2.asp?jornal=18&revista=5&cronica=60091&mostra=2

Cláudio Anaia é uma referencia na luta pela vida, e os que falam mal e criticam injustamente deveriam seguir o notável trajecto e admirar o caracter deste Homem.

Viva a Vida.

Dia 14 de Fevereiro, eu Voto Não ao Aborto.

A Militante do PS

Ana Paula Pires
 
Oh Miguel Marujo. deixa lá o Cláudio Anaia em paz.

E se alguem mente és tu ... digo-te com a frontalidade de quem ja trabalhou contigo ...

E ja agora nao falemos de uns dinheiros desviados ... lembras-te ?

Tem vergonha e faz lá o pasquim do Metro
 
Que pena não ter lido o comentário de alguém que assina «ex-colega de trabalho do Miguel Marujo» que é soez e mentiroso com TODAS as letras. Eu limitei-me a apresentar factos, não desmentidos pela Ana Paula Pires, em lado nenhum (onde está a organização «Jovens Socialistas Católicos» inscrita? no RNAJ?). Os anónimos (ou diria anónimas a mando do Cláudio?!) trazem aqui assuntos falsos para tentar estragar a imagem de quem discute factos, escudando-se no anonimato, que pelos vistos os moderadores deste espaço tão bem aceitam!. Estamos conversados.
[Ah, e não faço o pasquim do Metro.]
 





blogue do não