Questões Jurídicas - I

As 10 semanas contam-se da última menstruação - critério clínico para determinação do início da gravidez -, ou da concepção?

E se a mulher mentir?

Comentários:
Acho que há médicos que sabem ver... A Medicina tem destas coisas. Eu, pelo menos, recebi essa informação na primeira consulta pós gravidez. E a médica nem me perguntou nada...
 
Sabe porquê? Tem um cálculo aproximado, e a referência julgo ser a última menstruação. Continuo sem saber qual o critério legal.
Cumprimentos,

Jacinto Bettencourt
 
O Jacinto já ouviu falar em ecografias?
 
Jacinto, V. que idade tem ?

A sua resposta sobre o cálculo aproximado faz lembrar aqueles meninos que ainda acham que os bébés vêm de Paris !
 
Quando fiquei grávida, li sobre o assunto na Internet. Ambos os critérios são válidos. Há um critério "obstétrico" (o mais usual) que faz a contagem a partir da última menstruação. Há o critério "genético" (?) que faz a contagem a partir da concepção (coincidente com a ovulação, mais dia menos dia). Para este último critério é necessária a ecografia.
Não sei qual o critério legal. A pergunta não diz nada sobre isso o que dá uma "margem de manobra" ao legislador para aumentar para as 12 semanas o prazo da despenalização.
 
Caro anónimo (o primeiro),

tenho idade para ter visto mais 5 ecografias e ter um filho com mais de um ano.

Espero que isto, e alguma leitura, acalmem o seu espírito explosivo.
 
Jacinto

Da parte do anónimo (o primeiro), se V. já viu cinco ecografias e ainda não percebeu como é que os médicos contam a idade do feto, ou é surdo ou está a mentir.

Acho feio que V. minta - porque surdo não deve ser - de forma tão descarada.

Acaso já lhe ocorreu que há mais quem tenha visto ecografias e saiba como se mede a idade do feto ?

Olhe lá o comentário da anónima das 13:21. Percebeu ?
 
Anónimo das 23:15,

eu devo-me ter explicado mal, ou então V.ª Ex.ª tem um bloqueio cerebral que a impede de dizer coisas com sentido. O anónimo das 13:21 deu-me razão quando às dúvidas que partilhei: existem, de facto, dois critérios, e no texto legal nada é referido. Isso faz de mim mentiroso?

A minha dúvida nasceu precisamente na primeira ecografia, em que o médico, apesar da medição do feto - que tecnicamente parece ser fiável -, não parava de fazer contas com a última menstruação, tendo, por fim, explicado a razão de ser de tanta curiosidade. Sendo eu estranho a este mundo, fixei a questão para mais tarde a colocar.

Aproveito para lhe dizer uma coisa - e olhe que sorte é esta porque normalmente não me dirigo a gente ordinária e anónima -: habitue-se a falar com as pessoas num tom normal. Vai ver que só ganha com isso.
 





blogue do não