AINDA MAIS UMA DÚVIDA

Coloco aqui mais uma dúvida, entre as muitas que já foram colocadas neste blogue e que ficam sempre por esclarecer:
Como é que se vai determinar as 10 semanas? As mulheres vão ser obrigadas a fazer uma ecografia antes de abortarem ou vamos confiar na sua contagem de semanas? Se for o segundo caso, claramente os abortos irão muito para além das 10 semanas.
E já agora: 10 semanas em relação a quê? Existem duas formas de medida: uma diz respeito à data do último período, mais fácil de determinar e por isso usada habitualmente em todas as referências à gravidez; outra diz respeito à concepção, que faz mais sentido mas é muito mais difícil de determinar. Se for a segunda, estamos realmente a falar do que habitualmente se designa por 12 semanas.

Comentários:
há-de mostrar em q sítio é q a gravidez se mede em relação à data da concepção.
 
O meu post sobre o assunto
 
Não deve ser pai. Se fosse teria ouvido pelo menos uma vez na vida anunciar que a sua eesposa estava grávida de x tempo.

Será impressão minha ou já não sabem o que háo-de escrever no blog?
 
Pedro, correcções:
Em vez de "como se vão determinar as 10 semanas?" ---> "Como se DETERMINARIAM as 10 semanas?"
 
Anonimo:
É dificil ter algo de novo para escrever quando do lado do Sim já entrou a cassete "comuna"!
Não há replica esgotamos o tema!
Alias nem faz sentido nenhum discutir a vida...
 
Caros,

A data da última menstruação é meramente indicativa (normalmente, a concepção acontece duas semanas após a última menstruação).

Assim, quem está grávida de 10 semanas está, de facto, grávida de 8, se contarmos o momento da concepção.

As 10 semanas são contadas a partir da última menstruação (duas semanas para trás, a partir da concepção).

Existem alguns casos em que a mulher não ovula 2 semanas após a última menstruação e isso é facilmente detectado na primeira ecografia.

Nesse caso, corrigem-se os dados e o tempo de gravidez é determinado contando 2 semanas para trás, a partir da concepção (é fácil e imediato, tem apenas a ver com o tamanho do embrião na altura - com esse tempo de gestação não existem uns maiores que outros... estão todos dentro dos parâmetros que possibilitam que se determine a semana exacta, independentemente de quando a mulher diz que foi a última menstruação.).

Não vamos complicar o que é simples. O aborto é autorizado em caso de violação até às 16 semanas e nunca vi os senhores preocupados com estes aspectos.

Para além disso, deviam informar-se sobre isto antes de fazerem perguntas destas!
 
Isso é completamente IRRELEVANTE para um apoiante do não. Para este tanto lhe faz que seja às 8, às 10 ou às 12. Estará sempre contra. Porque às 8, 10 ou 12 estar-se-á sempre a liquidar uma vida. O que o apoiante do não ainda não conseguiu resolver foi o apoio dado ao aborto terapêutico e ao aborto A PEDIDO DA MULHER em caso de violoção. Em ambos os casos o valor absoluto e fundamental da vida, devia ser defendido.
 
Curioso!
Os paladinos da "vida" e dos argumentos científicos em defesa dos seus dogmas, agora embatucam nessa?
Perguntem ao Gentil Martins, que ele deve saber de certeza!

Sugestão: não é preciso contar. Todas as almas foram já criadas há milhões de anos.
 
É óbvio que para mim é irrelevante se é às 5, 10 ou 15 semanas. Serei sempre contra. Mas há muitas pessoas que argumentam que é apenas quando atingir determinado estado. Por isso parece-me essencial que se defina exactamente como vai ser medido. Se se confiar apenas na palavra da mulher sobre quando foi a sua última menstruação é óbvio que iremos muito para além das 10 semanas. O que é que impede uma mulher grávida de 16 semanas de dizer que está grávida de 10 semanas.

Estou a ver que para além de ser aborto a pedido da mulher, também é nas datas que ela muito bem entender.
 
Pedro, esta questão é disparatada. Claro que é através duma ecografia que se determina o tempo exacto, qual é a questão? A maior parte das grávidas faz ecografias às 8 semanas - eu até já fiz uma às 6, veja lá. Exactamente qual é o problema?

(a concepção ocorre quando da ovulação, em média, 14 dias depois da última menstruação - não é assim tão dificil)
 





blogue do não