"em nome do equilíbrio dos tempos de antena"

CNE cria grelha de antena (via Pela Vida)
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) criou, em nome do equilíbrio dos tempos de antena, uma grelha, que permite uma presença mais assídua nas rádios e na televisão dos movimentos pelo “Sim”.

A lei obriga a uma divisão aritmética dos tempos, mas o facto de existirem 6 movimentos pelo “Sim” e apenas 15 pelo “Não” iria levar a um desequilibro.

Comentários:
é a democracia que temos.
 
A minha primeira reacção foi:
Quer isto dizer que o CDS vai ter tanto tempo de antena quanto o BE, o PCP e o PS juntos?
Será que, se "necessário" e em nome do "equilíbrio", os votos no "não" também vão contar menos que os no "sim"?


Depois fui ler a notícia com mais cuidado e reparei no detalhe: A lei obriga a uma divisão aritmética dos tempos.
Isto quer dizer que, por Lei, todos os movimentos têem que ter o mesmo tempo de antena. Mas, para que não existam dias em que apenas seja passada a mensagem de um dos lados, a CNE terá decidido que os tempos de antena dos movimentos do "Sim" serão mais numerosos e, portanto, mais curtos. Se assim não fôr, estaremos perante uma flagrante violação da Lei que poderá mesmo justificar a impugnação do resultado do referendo.

Quanto a uma eventual vantagem para os movimentos do "sim", por terem mais tempos de antena mesmo que mais curtos, não sei se esta vantagem será real. Afinal, as armas do "sim" têem sido, até agora, a ignorância das pessoas relativamente à Lei e ao que está em jogo no referendo e o recurso sistemático a clichés superficiais e sem fundamento. Com tempos de antena mais longos, poderá ser mais fácil desmontar esses clichés e informar devidamente as pessoas. Assim os movimentos do "não" optem por apresentações menos "comicieiras" e mais didácticas e interessantes, com exposições claras e estruturadas de cada um dos argumentos e sem ceder a clichés que apenas convencem quem já estiver convencido.
 





blogue do não