Jogar às mentiras

Logo de manhã, ouvi a Joana Amaral Dias na crónica da TSF a criticar a campanha do "não" quando chama a atenção para os recursos que terão de ser canalizados para a prática do aborto.
Explicava que actualmente também o sistema nacional de saúde gastava muito dinheiro com o tratamento das complicações resultantes dos abortos clandestinos. Explicava também que o Estado gasta actualmente dinheiro com os processos judiciais resultantes da prática do aborto.
Não sou adepta do argumento económico para a defesa de um ou outro lado, acho que há razões muito mais válidas para ambos os lados, mas não posso deixar de tecer dois comentários:
- diz o "sim" que há 20, 25 ou 30 mil abortos clandestinos por ano em Portugal. Não sei se é verdade. Ninguém sabe (neste ponto, mais avisado é o Ministro da Saúde quando afirma que não sabe quanto vai custar a liberalização do aborto ao erário público. Não sabe ele nem ninguém). Sabemos sim que os casos registados pelas estatísticas da saúde de complicações resultantes do aborto andam à volta de 1500. Admitindo que os números de aborto clandestino apresentados pelo "sim" são verdadeiros, como pode a Joana Amaral Dias apresentar, seriamente, este argumento?
- decorreram pouquíssimos processos judiciais em Portugal relativamente ao crime de aborto (tão poucos, que quanto procuramos obter dados, por tribunais, pelas estatísticas da justiça, eles quase nunca são disponibilizados, pois situam-se abaixo do n.º3 e por isso estão protegidos pelo princípio do segredo estatístico), o custo, quanto comparado com os ditos 20, 25 ou 30 mil abortos é diminuto. Isto, só por si, já padeceria do mesmo vício apontado (de querer comparar o incomparável). Mas aqui a questão é mais grave ainda: é de pura mentira. É que, como todos sabemos, não há processos relativos a aborto praticado antes das 10 semanas de gravidez. Isto quer dizer que os processos que existiram existirão na mesma caso o "sim" ganhe. Esses custos de que fala continuarão a existir.
Não será melhor argumentar com seriedade?

Comentários:
Aborto SIM

Pela sua SEGURANÇA, pela DESCIDA dos ÍNDICES de CRIMINALIDADE !

Abortar por opção, sabendo que já bate o coração de um criminoso ?

SIM, OBRIGADO !

www.riapa.pt.to
 
olhe que existem.. e mesmo que não cheguem a tribunal porq os juízes do mp resolvem, creativamente e por uma questão de bom senso, arranjar pequenas questões processuais para o impedirem, durante a fase de investigação - q podem duar anos, como sabe - as vidas de todas as réus são devassadas.
 
É incrível as barbaridades que a posição «sim» nos leva a ler e ouvir!!
Limpeza étnica por razões sociais?
Como é que você já sabe que o coração que certamente bate (disso não terá dúvidas, não?) é o de um futuro criminoso, toxicodependente ou psicopata ou antes o de um brilhante cientista, um bom governante ou um qualquer grande homem ou mulher?
Quer abortar com base em suposições (que mais não são do que isso) acerca do futuro do ser que a mulher tem na barriga?
É com argumentos destes que o «não» ganha argumentos.
 
ó santa maria, veja lá se tem juízo e se reconhece uma alarvidade qdo as vê. Os comentários que trazem riapa acoplados são, como toda a gente sabe, obra de provocadores mais que conhecidos por quem se passeia na blogosfera há anos. Daquela provocação porque sim, 'tá a ver? Normalmente são apagados pelos donos dos blogs onde resolvem aparecer.. curiosamente aqui, um blog onde se faz censura prévia, publicam-se. Só este facto diz muito sobre a honestidade dos controladores dos comentários, sim senhor.
 
Cara Assunção Cristas, como jurista que é não lhe deve ser difícil ter acesso ao acordão do célebre Julgamento Da Maia. Aconselho-lhe a leitura do mesmo, assim que o fizer poderá, por uma questão de honestidade (que, presumo seja ser seu apanágio), fazer mea culpa e retirar a frase "É que, como todos sabemos, não há processos relativos a aborto praticado antes das 10 semanas de gravidez. ", porque reparará, com certeza, que todas as mulheres que abortaram e q foram a julgamento nesse processo, e de que se pode apurar o tempo de gestação, estavam com gravidezes menores que 10 semanas.
 
Sugiro que consultem:
http://womenageatrois.blogspot.com/2007/01/no-ser-melhor-argumentar-com-seriedade.html
 





blogue do não