Os bons, os maus e os vilões!

A Fernanda Câncio acha que o mundo se divide entre as boas e as más pessoas. Usando de ironia, o seu discurso resvala no maniqueísmo: as primeiras, segundo ela, votarão sim. As segundas votarão não, ou não votarão. Ela acha-se boa pessoa porque vota sim. Ela acha-se boa pessoa, porque ajudou alguém a praticar um aborto. Ela acha-se boa pessoa porque ajudou a eliminar uma vida humana. Porque é disso que se trata um aborto. A eliminação de uma vida humana. Eu acharia que ela era boa pessoa se tivesse pegado naquele dinheiro (ou em mais) e tivesse ajudado a dita senhora a educar o seu filho. Eu acharia que ela era boa pessoa se não tivesse ajudado uma senhora a viver a vida toda com o trauma da morte de um filho.
Assim, e porque ao contrário dela não julgo as pessoas mas só os actos, não a acho nem boa nem má pessoa. Apenas equivocada nos seus juízos. Porque só alguém estranhamente equivocada pode encontrar bondade na eliminação de uma vida humana. Porque só alguém estranhamente equivocada pode encontrar bondade, e disso fazer alarde, na cumplicidade de um crime. Porque só alguém estranhamente equivocada pode ter como missão defender um direito ao aborto.

Comentários:
Mafalda

Nem Cristo conseguiu ajudar materialmente todos os que necessitavam.
E veja bem, os traumas, eu diria os remorsos, são em grande parte fruto de uma educação impregnada de valores religiosos veículados muitas vezes naquilo que em pedagogia se chama o "currículo oculto". Esta sociedade não poderá melhorar muito mais enquanto inculcar os remorsos mas não der na prática os meios para evitar as acções que os provocam. E é isso que temos de resolver no referendo. É claro que a IVG não é uma solução de primeira escolha. Mas é por vezes a solução quando tudo o resto falha. E falha por responsabilidade sua também. Ou ainda não se deu conta disso?
 
É assim a luminária.
 
Vocês acham que com a não despenalização do aborto os abortos vão deixar de existir e as mulheres vão deixar de matar esses mesmos fetos indesejados?É preciso ser muito crente na humanidade!
Querida umas fá-lo-ão numa clínica em Espanha (ou "no raio que as parta") outras onde, o dinheiro que não tenham, as destinar.
Umas morrerão com as criaturas em gestação, outras matarão as suas criaturas, sobrevivendo para continuar a matar mais umas caso a suas vidas sexuais e os seus ovários o permitam, e as mesmas continuem a não querer ter filhos, por qualquer razão.
Só não consigo ver no ESTADO (essa figura omnipotente e omnipresente, que se quer substituir à Inquisição medieval, não se enganem o ESTADO somos nós país beato e mesquinho, e nós somos também os outros)o direito de entrar na minha casa (não é o vil argumento da barriga) e ditar o que faço com a minha vida. Acho piada à ala liberal (de direita) que pretende liberalizar muita coisa, menos as nossas vidas!
 
"Não consigo deixar de me impressionar com a morte de uma criança, principalmente quando é provocada por um adulto.

E não consigo também, pela formação científica (biológica e médica) que tenho, deixar de olhar para o momento da fecundação de um óvulo por um espermatozóide como um momento ímpar, o do nascimento de uma criança.

Sei que quer o óvulo quer o espermatozóide são células maduras, condenadas à morte. E que no momento em que se unem há uma explosão biológica. Os vinte e três cromossomas de cada um deles unem-se e forma-se um novo núcleo, com quarenta e seis cromossomas, com um genoma completamente novo e que nunca se repetirá. Um genoma de um ser humano.

Sei que aquela célula - o zigoto, se começa a dividir activamente, em duas, quatro, oito, dezasseis… e rapidamente aquela "massa" de células " (uma criança) começa a produzir hormonas que vão interferir com o organismo da mãe. Fazem proliferar a camada interna do útero, preparando tudo para a sua nidação. E, uma vez um pouco diferenciadas em blastocito nidam no útero materno, começando a alimentar-se dele.

Sei que esse aglomerando de células se começa a diferenciar rapidamente, e que os órgãos vitais de um organismo humano vão surgindo a uma velocidade surpreendente, de tal modo que num embrião (uma criança) de dez semanas estão praticamente todos os órgãos formados, apesar de esse embrião medir uns escassos centímetros.

E que depois tudo se processará numa fase predominantemente de crescimento até que o feto (a criança) atinja as trinta e cinco semanas e nasça uma criança.

Não consigo deixar de olhar para um embrião de poucos dias e ver nele uma pessoa humana. E não é por Fé, por crença religiosa. Não preciso de fé para ver uma criança num embrião. Está lá, a evidência científica diz-mo. Tem de estar lá porque lá está tudo o que constitui uma pessoa humana.

A minha mente de médico recusa fechar os olhos à evidência. E, por isso, e porque para os médicos a vida humana é sagrada, recuso-me a aceitar o aborto provocado, porque para um médico a morte nunca é solução. Tem de haver outra saída. Há sempre outra saída. É preciso imaginação para a descobrir, coragem e inteligência para a pôr em prática. Mas a morte, nunca! O aborto provocado, nunca!"

Vítor Costa lima, médico
 
Que lindo raciocínio: pegar nos 400€ do aborto e doá-los para criar uma criança.
Até que idade se considera criança? Até aos 18 anos, será? Realmente é muito mais simples, nem sei como é que as criminosas que abortam nunca se lembraram disso antes.
 
Não é bem isso que diz o artigo. O artigo diz que há pessoas que são contra o aborto mas praticam-no.
 
campanha do não ao melhor nível:
http://embusteiros.blogspot.com/

graças a deus...
 
Sim, sim. Excelente alternativa! 400 euros dão para VÁRIOS pacotes de fraldas. Q mais necessitará uma criança??? Nada, pois claro!

A SôDona Mafalda vive no mesmo país que eu?
CS
 
Dr. Lima

Pode-se então pegar no embrião ou no feto e colocá-lo nessa altura em incubadora, dado que de um ser humano completo se trata?
E os direitos dos outros que competem pelos mesmos recursos a serem devidamente alimentados e educados?

Gostaria também de lhe fazer algumas perguntas.
Não serão os médicos justamente os primeiros responsáveis pela triste situação deste país no que diz respeito à educação sexual? O que fizeram nos últimos 30 anos para resolver a situação?
E quantos aos pruridos de alguns médicos em realizar a IVG por ela ser contra o juramento de Hipócrates, gostaria de saber se a comercialização selvagem dos cuidados de saúde que tão bem vem servindo à melhoria das finanças desta classe não será contra o dito código deontológico?
Quantas vidas não seriam poupadas se os médicos portugueses cumprissem o seu dever e praticassem preços consentâneos com o país em que vivem?
O Sr. sabe que há crianças que não têm acesso a cuidados de medicina dentária e perdem os dentes antes dos 20 anos?
A sua prosa é genuínamente comovente. Peca apenas por passar ao lado do problema e da realidade.
 
Luna,

obrigado por tornar claro que o verdadeiro argumento economicista em referendo não é o do financiamento das clínicas de aborto pelos nossos impostos - esse é um argumento de objecção de consciência e de afectação de recursos - o verdadeiro argumento dos dinheirinhos é o de que é mais barato matar uma criança do que criá-la.

Acredite: foi muitíssimo clara.
 
a mafalda tem a certeza q sabe ler? aconselho-lhe nova leitura do post da fernanda câncio q é tudo menos maniqueísta
 
O artigo é altamente irónico e não diz nada do que insinuas.. o que o artigo diz é que uma "boa pessoa" católica arranjou e pagou 400 euros por um aborto para a sua empregada de 18 anos... essa tão "boa pessoa" católica que ficou de óculos escuros à espera que a rapariga viesse do aborto.. não há gente mais hipócrita que católicos como estes.
 
Não. Os comunistas não são contra a concorrência. Os comunistas são contra a utilização e manipulação da fé das pessoas por uma Instituição teoricamente apolítica.
 
A Câncio anda a ultrapassar a H. M. em perfídia. Aquele texto é um asco. A dita senhora da história não vai votar. Ela não disse que ia votar pelo Não. Disse que não ia votar. Que se abstinha.
Mas a demagogia da Câncio dá-lhe a volta e acrescenta-lhe aquele detalhe de perfídia: "os óculos escuros e do catolicismo".
Já tinha escrito outro vómito no género. O casal católico em que a mulher apanhou sida. Pelo meio também introduz o pequeno detalhe cínico: "não usavam preservativo".
Eu não sei como é que depois ainda se tem o desplante de classificar as pessoas naqueles nomes de infâmia, como a homofobia ou xenofobia. Porque, quem fala assim, de acordo com essa novilíngua, só podia ser arrumada como católico-fóbica.
 
De facto não é maniqueísta, é pior, é velhaca.
 
O artigo da Fernanda Câncio é irónico e eu disse-o. Mas a sua ironia tonta resvala no maniqueísmo. Acusa a amiga de hipocrisia. Mas não fica por aí. Resolve contar, com um tom que faz derramar sobre ela própria o manto do altruísmo, uma história em que foi cúmplice de um crime.
Além disso, mesmo que queira negar, a militância da Fernanda Câncio justifica-se apenas e só por achar que o embrião nada é e que tudo deve ser permitido. Tem essa posição. Gostaria que ela não acusasse só os outros e admitisse que defende o aborto livre até aos nove meses. Porque não o faz? Tem medo de afastar eventuais eleitores?
 
O texto da F. C. é pura e simplesmente desonesto. Conta como se fossem verdades factos que afinal ficciona. Atribui processos de intenções ás suas personagens e, claro, como não podia deixar de ser, mistura religião com o referendo.
Como se tudo isto não bastasse o último parágrafo destina-se a afirmar que TODOS os que votam NÃO têm a história daquela senhora que ela inventou.
É demagógico, é falso, é puro lixo.
O artigo destina-se a apelar à má consciência de cada um.
Se alguém procurasse o meu voto fazendo apelo à minha má consciência, eu desconfiava. Se alguém nos pega por um rabo preso, normalmente não é para coisa boa.

Tudo isto demonstra apenas o desespero que a FC confirma na última frase: "temo que 11 de fevereiro prove que são a maioria."
 
O dono deste blog não percebeu o que foi escrito por Fernanda Câncio.
Deve ler outra vez, c/ calma, e vai perceber melhor o significado da expressão "boa pessoa" neste texto.
A paixão, mesmo por um assunto, cega as pessoas.
 
Mafalda, a FC usa a expressão "boa pessoa" acerca da amiga dela que vai votar não...
 
'Cúmplice num crime'...palavras de alguém que considera como tal a interrupção de uma gravidez não desejada mas que com certeza não condena o abandono, as agressões e a infelicidade de muitas dessas crianças que à partida nascem para sofrer, porque não foram desejadas.Então,onde está o crime?
 
Olhe Mafalda crie juizo. Ja não ha´paciência para si. Aliás a F.C. tem tido uma paciencia desmedida. Eu já a tinha mandado á merda.
As suas ideologias á cerca deste assunto não lembra nem ao menino Jesus! E essa sua capa "eu é que sou a boa nesta historia" já não convence ninguém.
Diga lá quantas vezes é que hoje estendeu a mão para dar alguma coisa a alguem? Olhe as mães que pedem para alimentar os filhos por exemplo. É que pari-los é o mais facil sabe? Faz ideia de quanto custa criar um bébé? Sabe que um bébé bebe em media 3 latas de leite por mês a cerca de 20€ cada? E que cada embalagem de fraldas custa em média 20€? Ah claro depois se queremos trabalhar temos que os por numa cresce. Sabe que há pessoas que ganham 400€ por mês? Sabe que ninguem aborta so porque se lembra de o fazer? Acorda um dia e pensa "oh que chatice afinal hoje não há pipocas! olha vou fazer um aborto!"
Vou aconselhar essas pessoas a em vez de abortarem, irem a sua casa pedir um dinheiro emprestado. Pode ser?
Nem todos vivem no seu mundo. Nem todos tem o seu ordenado. Há quem nem casa de banho tenha e viva em 2 divisões! Sabia? Em que raio de pais vive a menina?

Maria Graça
(34anos, 2 filhos, um aborto e sem paciência para si. Adeus!)
 
Irrita, não é? Irrita que a vossa cegueira pelo "não" leve, qual máquina infernal, tudo atrás. TOD@S conhecemos o lado da hipocrisia que o tema do aborto transporta. TOD@S já nos deparámos - mais ou menos directamente - com quem, quer vá votar "não" ou se abstenha, sabe que o aborto é uma realidade inevitável. Que até já o praticou ou que já foi solidário com quem o praticou. Mas longe da vista... não é? Chamem-nos assassinas se querem, mas sejam coerente. Exijam que se actualize a pena e intensifique a caça às/aos criminos@s. Infanticídio vale quanto?
 
Caro Fuckitall,

eu percebi. Será que consegue perceber que o texto da Fernanda Câncio não deve ser lido literalmente e que, a contrario, permite perceber o maniqueísmo em que ela resvala.
Se ironicamente se refere à amiga como "boa pessoa", isso significa que F. Câncio acha que todos aqueles que, independentemente das motivações concretas, votam não ou não votam não podem fazer parte do grupo dos bons. E se dúvidas houvesse quanto à sua real intenção, ela ficou bem revelada no final do seu texto (última frase!)
 
É tão bom poder moderar os comentários não é cara Mafalda?
Pergunto-me se teria respostas para as perguntas que lhe fiz. Se calhar não.
 
A Katia Guerreiro tambem por aqui? Não é aquela menina que afinal não era médica e dizia que sim?
Estou a ver... Só gente séria. Grandes referências. Pois!
 
Gostaria que alguém me esclarecesse: mas, afinal, quem é essa tal "Câncio"? Tem a ver com FC ou F.C.?
Já agora, pois parece-se tratar-se de liberalização do crime de aborto, o que é isso da IVG?
 
Caro anónimo,

não sei que perguntas me fez. Talvez se as voltar a fazer eu possa responder.
Quanto ao resto dos disparates que aqui vão sendo ditos, apenas duas notas:
a) começa a fartar a lógica de que é caro educar um filho e portanto mais vale abortá-lo. É a lógica de alguns defensores do sim, que o meu querido João Vacas já aqui denunciou e que o próprio Luís Rainha (fiel seguidor do sim) apelidou de asco. Além de que a sua defesa implica a falência do estado social e a queda de qualquer ideário solidarístico.
b) Quanto a si Maria da Graça, sabe por acaso qual é o meu ordenado? Sabe por acaso quais são os meus gastos mensais? Sabe por acaso o que dou ou deixo de dar? Então esteja calada para não dizer asneiras.
 
Viu o seu reflexo no texto, não foi Mafalda? Por isso todo esse odio visceral a Fernanda Câncio.Deixe de ser hipocrita ou então continue mas de aos outros a possibilidade de decidir.
 
Caro JJ,

um conselho: quando não tem nada para dizer, fique calado. Fazer insinuações tolas fá-lo parecer mesmo tolo.
 
Mafalda,
(sou "a" FuckItAll, não "o")

Se ler o texto com menos emoção à flor da pele, verá que o "boa pessoa" não é usado com ironia nenhuma (trata-se de uma amiga de quem escreve); que, a haver alguma ironia na história, será a triste ironia de haver pessoas que sendo de facto boas pessoas, que querem ajudar os outros e lhes compreendem os problemas, preferem pagar-lhes um aborto clandestino a apoiar a legalização do mesmo.

A história é tudo menos maniqueísta, fala justamente das imensas contradições e nuances que existem nas atitudes das pessoas face a este tema.
 
Fuckitall,

desculpe a confusão entre a e o. Com um nome tão idóneo como aquele que usa, o meu erro torna-se imperdoável.
Depois, leia com atenção o texto da Fernanda Câncio. Verá que está cheio de ironia e insinuações.
 
Está bem! Mas quem é esse ou essa Câncio? O que representa? Qual é o seu estatuto? Qual é o seu CV?
E IGV? O que é isso? É aborto?
Alguém me diz, por favor, se "não matar" deixa de ser lei? Se passa a ser possível dar cabo da tia ou -na inversa - da mãe para assegurar melhor "qualidade de vida"?
 
Desculpe, Mafalda, esqueci-me: uma menina não diz palavrões. O nick, claro, é omisso quanto ao género: por isso me dei ao trabalho de esclarecer. O engano era totalmente compreensível; que a choque que seja feminino é que já é pateta, e revelador dos seus preconceitos acerca do que é ser mulher. Mas se lhe custa, chame-me antes Inês, I don't care (que é como quem diz, fuck it).

E eu li o texto, já o tinha lido antes de ler o seu comentário, foi por isso que me espantei com a reacção. Mas não vale a pena, leia as coisas como quiser.
 
Cara Inês (Fuckitall),

uma mulher deve saber ser senhora. Só a dignifica. Mas não tenho tempo para lhe explicar. Até porque é algo que não se ensina. Aprende-se.
 
Faço imensa questão de não ser uma senhora dessas. A minha dignidade não passa pelas personas que crio na internet...

Mas fico muito contente por vê-la assumir o que pensa que é dignificante para as mulheres. I rest my case, quanto à sua visão de género.
 
Definitivamente, esta Cância é um mistério. Ninguém diz nada.
Começo a ficar interessado - como é ela?
 
Se a Câncio é pelo sim deixa de haver problema...
O pior é a chamada Consciência, mas será que os do "sim" a têm?
 





blogue do não