Outra denúncia

Fernanda Câncio não é verdadeiramente pelo SIM e faz dissimuladamente campanha em sentido diametralmente oposto, todas as sextas-feiras, no DN. Não obstante dois lapsos graves (foram duas, e não apenas uma, as vidas que se perderam, por um lado; e, por outro, foi a criança de 20 semanas quem sofreu a pena de morte sem julgamento - a mãe limitou-se a arriscar um suicídio e teve êxito), o texto ganha sempre outra qualidade graças aos eufemismos já muito conhecidos da jornalista.

Um médico que faz abortos é um "médico compassivo", fazer um aborto é resolver um problema, "problema" é uma criança (feto ou embrião, se quiserem), e nascimento é "levar a termo" uma gravidez. Este último eufemismo é particularmente delicioso, não fossem as pessoas pensar que o nascimento é a consequência normal de uma gravidez. "Levar a termo" não lembra ao careca! Deve ser por causa destes preciosismos de linguagem que Fernanda Câncio designa o aborto por "interrupção voluntária da gravidez" e não por "acto voluntário de pôr termo definitivo à gravidez".

Ps: apenas não percebi bem o conceito de gravidez "normal" (com aspas, no original).

Comentários:
A banda Jota tem banda sonora.
www.bandajota.com
 
gravidez "normal", naquele contexto, é quando o embrião/feto é suficientemente fotogénico para ser usado em cartazes de campanha.

VMB
 
Gravidez "normal", no contexto a que se refere, significa que o embrião/feto não é suficientemente fotogénico para figurar nos cartazes de propaganda do seu movimento.
VMB
 
Normal deve ser sempre colocado entre aspas, segundo as boas normas da ortografia politicamente correcta. Por nada, ser, afinal, "normal" mas produto da dominação masculina, ou da burguesia, ou do clero, ou do logos ocidental ou...
Só quando vão ao médico, com alguma aflição é que perguntam «sem aspas» (há uma pronuncia especial para as aspas) se está tudo bem, se está tudo normal e ficam felizes por isso. Mas são breves momenstos
 
Parece-me que alguém terá de dizer duas coisas a FC:
1) que mesmo que o sim vença, as 20 semanas, continuará a ser crime e com pena;
2) que qualquer menina de 14 anos que até às 10 semanas queira (ou mesmo tenha de) abortar, necessitará do consentimento dos pais.
 
Mas, afinal, quem é a tal F. Cancio para ter tanta audiência?
 
"2) que qualquer menina de 14 anos que até às 10 semanas queira (ou mesmo tenha de) abortar, necessitará do consentimento dos pais."

Aonde é que foi buscar essa ideia?
 
er63: eu até posso conseguir compreender que seja a favor do aborto. Eu não percebo é a razão pela qual não quer que se mostre do que se trata. Tem medo? A consciência pesa-lhe? Fica com insónias? Tremem-lhe as mãos no momento do voto no SIM?
 
Ai a semântica, a semântica....
 
Ai a semântica, a semântica....
 
De facto não consigo perceber qual a importância dessa f.câncio (bem minúscula!!!). Pelo amor de Deus mas será que essa mulher não tem vergonha na cara??? Tem cara de rancorosa e noi lugar do coração deve ter um valente ninho de víboras...Esqueçam essa "coisa" de uma vez por todas...
 





blogue do não