Um ovo não é um pinto


Ontem, ficámos a conhecer o último argumento do "sim" para liberalizar o aborto: "Um ovo não é igual a um pinto. Um ovo não tem os mesmos direitos de um frango". Esta comparação de fino recorte literário veio de José António Pinto Ribeiro, presidente do Fórum Justiça e Liberdade, que queria talvez sublinhar, suponho, não serem um feto ou um embrião titulares dos mesmos direitos que uma criança já nascida.
Houve quem não gostasse, mas eu só posso dizer que o ilustre causídico está carregado de razão. Terá um feto o direito à habitação, por exemplo? Não! Ele já vive dentro da barriga da mãe sem pagar renda, o que é que quer mais? E o mirabolante direito ao ensino universal e gratuito de um embrião, hã? Que raio poderá um embrião querer aprender antes das dez semanas, digam-me lá?
Não, o dr. Pinto Ribeiro tocou no ponto: um ovo é um ovo, um pinto é um pinto, um frango é um frango, um grande galo é um grande galo. Nem mesmo a malícia dos defensores do "não", como um tal de João Gonçalves, poderá negar a evidência.
Vejam o ovo. Pode ser cozido, estrelado ou escalfado. Conseguem os do "não", apesar de todas as suas santas intenções, escalfar um pinto? Ou estrelar um frango?
Não! Nunca!
Pois ai têm. Nada de misturas.
E os direitos dos pintos e frangos, que encontram no dr. Pinto Ribeiro um tão ardente defensor quanto esse João Vacas os contradita? Questões de família, dirão. Não se iludam! Estamos perante a mais fracturante das questões - a do aprofundamento dos direitos dos galináceos em democracia. O seu direito às liberdades de reunião e imprensa, de expressão e associação, de culto e iniciativa económica - o seu direito à vida, senhores, à vida... Para quando o fim do bárbaro arroz de cabidela? Poderá um mero ovo, cujo destino, no melhor dos casos, é acabar em gemada, merecer tão fundamentais direitos?
A resposta impõe-se por si só.
Obrigado, dr. Pinto Ribeiro.
A causa do "sim" nunca mais será a mesma.

Comentários:
Expliquem-me: quem é que 'elege', pelo menos desde o Paleolítico Médio, esse tal Pinto para presidente desse pindérico forum? Quantos pintos tem esse galinheiro? Por que bulas esse solípede aparece na tv? Pela mesma razão que os demais?
 





blogue do não