Bottom line

Baruch,

No fim do dia, o que nos divide é sempre a mesma coisa:

Uns valorizam mais a liberdade da mulher (em abortar e em fazê-lo de forma segura) enquanto outros valorizam mais a vida que está dentro dela.

Dentro dos primeiros, há os que valorizam mais a liberdade da mulher por a considerarem um valor superior à vida do feto, e os que valorizam mais a liberdade da mulher por considerarem pura e simplesmente que não existe vida humana no feto. Dentro dos segundos, há os que valorizam mais a vida do feto porque a acham uma vida humana como qualquer outra vida humana; e há os que, não atribuindo à vida do feto o mesmo valor que atribuem à vida de um ser humano nascido, ainda assim, consideram-na mais valiosa que a liberdade da mulher (em abortar e em fazê-lo de forma segura). ---

Qualquer uma destas posições é politicamente legítima. Independentemente dos conhecimentos sobre medicina, física, ética, filosofia, lógica, matemática, direito ou trabalhos manuais que cada um tenha, qualquer uma destas posições é politicamente legítima. Por isso há debate, discussão, campanhas, urnas, votos, referendo. Por isso, todas as pessoas com mais de 18 anos têm o direito de, no próximo domingo, riscar uma cruz num quadrado.

Um referendo não é uma sondagem de opiniões. A decisão que vai ser tomada dia 11 é uma decisão política. Não num sentido partidário ou sequer ideológico, mas uma decisão política na mais nobre acepção do termo: deve ou não o Estado (o poder público, a comunidade politicamente organizada) continuar a proteger a vida do feto? Deve ou não o Estado, em nome dessa protecção, limitar a liberdade da mulher?

Politicamente, porque me é dado esse direito, eu digo que sim. E por isso voto Não. Tu, pelo contrário, dizes que não, e logo votas Sim. Pouco interessa saber quem, afinal, tem "a razão". Na medida em que partimos de pontos distintos e ponderamos de forma diferente os valores em jogo (vida e liberdade), pode dizer-se que ambos temos razão, quanto mais não seja a razão que resulta de sermos coerentes com os valores em que acreditamos mais.

No fim do dia, Domingo à noite, logo saberemos se em Portugal, no ano de 2007, são mais os que pensam como eu ou mais os que pensam como tu.




PS: Neste post usas 3 vezes a palavra “assassinos”. Tens, é certo, a atenuante de em nenhuma delas recorrer ao ponto de exclamação. Ainda assim, não me parece linguagem própria de um Baruch.

Comentários:
pá, essa merda do "baruch" não sei de onde apareceu. está, de facto, no profile do blogger (ou da conta de mail do acausafoimodificada, sei lá) e devia estar muito bebado quando fiz isso. não me lembro de nada. pus baruch mas podia ter posto mostovoi.

quanto ao resto, não sei se é isso exactamente. mas desconfio que não.

abraço
maradona
fernando
 
ahahahaha

o doninha é muito louco
 
maradona, achei Baruch um bom nome. Por isso, julguei que tinha sido consciente.
Em qualquer caso, o mérito é teu.
Abraço
 
NÃO se deixe enganar, no dia 11 de Fevereiro o que vai estar em causa não é a despenalização do aborto até às 10 semanas, o que vamos estar a votar é na liberalização do aborto, a pedido da mulher, sem que seja preciso invocar qualquer motivo para o fazer.

NÃO se deixe enganar, a pergunta do referendo está redigida de uma maneira tal que, ao respondemos sim estamos a atribuir à mulher o direito absoluto de dispor sobre outra vida até às 10 semanas de gestação.

NÃO se deixe enganar, quando dizem que com o voto sim apenas se está a evitar que as mulheres sejam julgadas e punidas com uma pena de prisão, é muito mais do que isso, aliás não é isso, as mulheres vão simplesmente tornar-se titulares de um direito subsidiado pelo Estado.

NÃO se deixe enganar, o aborto clandestino é, sem sombra de dúvidas, uma realidade que é urgente combater, mas a liberalização de uma situação como forma de prevenção nunca foi solução!

NÃO se deixe enganar, o aborto a pedido é tornar uma conduta, que em certos casos pode ser irresponsável, num direito.

NÃO se deixe enganar, e vote Não no próximo dia 11!

in, http://www.assimnao.org/
 
A zazie anda ao engate?
 





blogue do não