Expliquem-me Como Se Eu Fosse Muito Burro - I

Se um dos argumentos do Sim é que o feto com dez semanas não sofre, porque não tem o sistema nervoso central suficientemente desenvolvido, será que se pode eliminar um feto que tenha o sistema nervoso central suficientemente desenvolvido, se se lhe aplicar uma boa anestesia geral? Ou será o sistema nervoso central de quem defende este argumento que não está suficientemente desenvolvido?

Comentários:
E pronto tinha que vir o insulto fácil...
 
Não, a partir do momento em que o sistema nervoso central sustenta uma consciência está alí uma pessoa . E deve ter todos os direitos como uma criança .
 
A partir do momento em que existe uma estrutura celular que sustente a consciência existe vida e tem todos os direitos de uma criança .
 
Caro Otto Costa,

O único critério não arbitrário (neste assunto não se pode brincar) que pode definir quando começa a vida humana (estou a falar do conceito de pessoa) é: o princípio. Tudo começa pelo princípio. E a resposta só não é tão simples como isto por conveniência - elabora-se então soberbo raciocínio intelectual e filosófico como se se tratasse da mais complexa questão existencial...
 
Errata:
No meu último comment, onde se lê: "estou a falar do conceito de pessoa", deve ler-se "NÃO estou a falar do conceito de pessoa".
 
Caro Rui Fernandes

A questão é toda essa : Onde está o princípio ?
Nos neurónios que sustentam a consciência ?
No batimento do coração ?
Na concepção ?
No ovócito e no espermatócito ?
No ovogónio e no espermatogónio ?
Na comida que o homem e que a mãe da mulher comeram ?
Acho que é impossível abordar a questão de forma simples...Mas se tem alguma maneira melhor, diga...Claro que se responder, provavelmente criar-se-á um diálogo que será tudo menos simples...O que vai bem de encontro à minha questão...
 





blogue do não