GRAVIDEZ INDESEJADA?

Pergunta: Alguém conhece uma mãe que, em situações dramáticas, tenha optado por ter o filho em vez de fazer um aborto e hoje diga "quem me dera poder voltar atrás e ter abortado este filho"?

Comentários:
Já fiz essa pergunta muitas vezes e ainda ninguém me respondeu afirmativamente.

No entanto conheço mulheres que se arrependeram de não terem tido os seus filhos.
 
E as que abandonam os filhos? Não será isso arrependimento de o ter tido? Há uns anos a mãe de uma colega minha encontrou um bebé no caixote do lixo. Isso é o quê? Amor maternal? Isso, sim, é crime.
 
Sim - a mãe do Lenine.
 
Cara Teresa,

As que abandonam os filhos, pelo menos dão-lhes oportunidade de viver. Em 90% dos casos abandonam-nos em sítios que sabem que alguém dará pela sua presença. Não chamo a isso arrependimento.
Não que concorde com este tipo de prática mas não os eliminam á partida.
 
" Anônimo disse...
Sim - a mãe do Lenine. "
A mae deste tinha tt/s razoes para abortar qu a mae de HITLER

Mas é preciso apostar na convergê^ncia de todas as forças democraticas e dizer " NÃO " AO ABORTO LIVRE, até que a vós nos doa
 
Eu sou apenas uma filha, mas por amor à minha mãe preferia que ela não me tivesse. Abdicava da minha existência por amor à minha mãe e a todas as mulheres, vítimas da culpa que lhes inculcam por afinal, amarem demais o seu filho para o terem.

Mas não lhes passa pela cabeça, pois não, que a vida humana, que está dentro da mãe também pode não querer ser um peso para a sua mãe, por Amor?

Os caminhos do Amor ainda não foram todos descortinados... Disseram-nos que o amor é assim e pronto. Não se vai além disso!
 
Bravo, anónima das 1:45! Isso é Abnegação, a forma suprema de Amor. Mas é demasiada areia para a camioneta dos Nãos.
 
Meu Deus, onde nos chegamos...
espero que depressa mude
 
Felizes das mulheres que nunca estiveram nas condições dramáticas daquelas que não desejaram uma gravidez! Mas precisamente por isso que autoridade têm elas para defenderem uma lei que as pune acrescentando-lhe ainda mais sofrimento?
 
Parabéns aos do Não e aos do Sim!

Pelo menos as mulheres portuguesas já ouviram vezes sem conta que não são criminosas e que não devem ser punidas, por não desejarem uma gravidez e por a interromperem!

Pelo menos, aliviaram muito sofrimento psicológico causado pelo aborto!

Sim, porque a Igreja e as opiniões radicais defendidas por muitos defensores dos não são em grande parte responsáveis pelas consequências psicológicas que tanto apregoam.
 
A criança em questão não sobreviveu, a mãe tinha-a fechado num saco plástico. Isso choca-me muito mais do que um aborto. E imagino o desespero de quem esteve só, mas tão só, que acabou por cometer um acto verdadeiramente criminoso...

Uma mulher que queira abortar deve ter liberdade para pedir ajuda. Mas tal como a lei está, se quiser fazer um aborto, irá falar com alguém que ganha muito dinheiro à conta da miséria alheia. A esses não interessa ajudar, aconselhar, dar indicações de saídas... querem é facturar, nada mais.
Já agora, leia o artigo da Visão desta semana. Há pessoas a viver mesmo no limiar, e que não abortam para ir de férias para a neve, nem por futilidade, como vocês tanto gostam de apregoar...
 
Entao e as maes que sao violodas?! podem fazer aborto porquê?! alguém disse qq coisa como "porque nesse caso ,o filho é produto de uma coerçao brutal e será desumano obrigá las a tê-lo". 1º- A hipocrisia surge pelo facto de neste caso (assim como filhos deficientes), o filho por nascer já nao ser considerado Vida (pelos vistos quase todos que defendem o não, fazem-no em favor da vida); pergunto qual a diferença entre essa vida e outra fruto de uma gravidez indesejada.
2º- Essa história do não haver mulheres que depois de ter o filho se arrependam de não ter abortado, é demonstrativo da demagogia de alguns: Querem comparar a decisao de abortar uma vida que tem 4 ou 5 semanas de idade, com o admitir a um filho nascido que preferiam não o ter tido?!? Por favor...
3º- A mim preocupa me a lei q -ganhando o sim- vai ser aplicada. Irrita-me no entanto, q a campanha do nao dÊ a entender que s assim acontecer, as mulheres vão passar a fazer abortos por dá cá aquela palha!!! Mais, parece que vao tornar se inconscientes, coisa q nao acontece pelo aborto ser proibido! Quem acha que por nao haver mulheres a admitir q se arrependem de ter tido o filho significa que não as há , é porque nunca lhes faltou nada na vida. É lógico que as há , qto mais não seja por terem tido uma criança á qual nao conseguem corresponder como pais!
4º- Essa história de defesa pela Vida que começa no acto da concepçao é outra falácia. Percebo q à medida que se avança para as 10 (ou 11 ou 12 ou 13...ou 16 no caso de violação) a questão de a terminar seja cada vez mais complicada, em termos morais. Agora dizerem-me que se é pela Vida que tem 30 células (ao fim de 5 dias) em deterimento do que a mãe considera serem as possibilidades de ofereceer condições decentes de vida... Por favor! que demagogia imensa!!! Sendo assim , porque não proibimos as maes de beber, de fumar,descer esdadas, de fazer bungee jumping ou praticar artes marciais , qdo podem por em perigo ou até matar o seu filho? Podiamos até obrigar as mulhers a serem saudáveis , na perspectiva uma gravidez futura!! Eu digo porquê: Temos a noção de q as pessoas têm consciência suficiente para saber q existem coisas q podem por em causa a vida q se gera. Essa consciência colectiva NÃO vai deixar de existir por se passar a PODER fazer um aborto! Com este Argumento , passa-se um atestado de inconsciência a todas as mulheres!!
5º- Porque estudo Antropologia, não posso deixar de argumentar tb em defesa de um NAO. A mim preocupa-me de facto a lei que sera aprovada caso ganhe o sim (destesto maiorias absolutas..). Por mim, deveria ser proibido o aborto em clinicas privadas. O obectivo é o dinheiro.Logo, mesmo sendo aprovado um acompanhamento psicologico,medico,etc, numa clinica de aborto ninguém vai fazer mta força para q a mulher não aborte. Se nao abortar,nao se ganha dinheiro. Nao sou a favor do aborto - acho que ninguém é - e acho mesmo que se pode tentar dissuadir as pessoas de o fazerem. Mas nao se pode obrigá las a nao o fazerem se sentem que n tem condiçoes para suportar a gravidez.
6º- O que é uma pessoa? Quer queiram quer não, pessoa é uma construção cultural com implicaçoes sociais, é uma convenção. Só se é pessoa , qualquer q seja a sociedade/cultura , depois de se ultrapassar um rito de passagem - é uma convençao. Aqui, antes de sermos baptizados, somos pecadores, fruto do pecado e só depois somos pessoas. Para quem não é religioso, só somos pessoas depois de ser reconhecidos como tal pelo Estado! Noutros pontos deste planeta, as regras são outras, com outras implicações. Não existe nenhuma barreira biológica depois da qual se defina pessoa. Da mesma forma, Vida existe até antes da concepçao! Portanto ,SINS e NAOS, a discussao em termos médico-cientificos NÂO é mais informada ou aceite que a discussao ético-moral! Parece que de um dia para o outro um monte de células (ou 2) se transforma em pessoa! Já chateia a conversa de que existe vida aos 5 dias, não existe ás 9 semanas, é ridiculo!!! A vida é um ciclo, sem principio nem fim!...
 
Eusapiens, bravo! Boa análise! Eu apoio o Sim, confiante na boa regulamentação que se fará da lei, com, esperemos, o contributo de todas as pessoas de bem.

No entanto, queria focar o seu ponto 5º, pois em parte estou de acordo, em parte não (há sp pessoas que não têm paciência nem necessidade financeira para ir a hospitais - e quem sou eu para os obrigar).

É que faz-me alguma confusão o sistema espanhol: se o aborto for terapêutico ou devido a violação, vais pela segurança social. Se for o tal "a pedido", tens de ir para uma clínica privada. Isto disseram-me amigas espanholas e não consigo confirmar. Tem alguma info ou opinião sobre isso? Obg, Mina.

PS: O que se está a ouvir nesta campanha leva-me a crer que se ganhar o sim as oposições vão tentar empurrar o Governo a privilegiar as clínicas privadas.
 
Eusapiens:
palmas, excelente análise, não seria capaz de ser tão perfeita...
todos os pontos, mas o primeiro em particular.
quanto ao 5 ponto, tem diversas perpectivas, a sua e tb a do anonimo.
a que reflectir sobre esse ponto.
 
Alguém conhece uma mãe que, em situações dramáticas, tenha optado por engravidar em vez de usar preservativo e hoje diga "quem me dera poder voltar atrás e ter usado preservativo"?

É giro fazer perguntas estúpidas. Também gosto!
 
Oh mestre os homens é k costumam usar preservativo....
 
então não conheço...
 
Cara Teresa,

Relativamente à revista Visão pode ler o que penso em
http://o-blog-da-ka.blogspot.com/.

Voltando á mãe que abandonou a criança no caixote do lixo ficou-me por dizer que é óbvio que há aberrações e que a mim também me choca e muito pensar que alguém fez isso. No entanto não passarei um cheque em branco por essas situações que são de excepção, principalmente porque acredito que uma mulher merece mais do que como única solução o aborto.
 
O post acima deste não permite comentários, por isso aqui vai:
alguém se importa de dizer ao João que o "teste do pezinho" não é uma modernice??? é que eu tenho 35 anos e já naquela altura era feito :) Marinheiro de primeira viagem, tá visto! :))

Mas é isto que os do Sim querem: que todos os filhos sejam desejados e muito amados pelos pais. Porque o amor é condição essencial...
 
Ka,

Sei que é mulher e isso mais triste me deixa: "principalmente porque acredito que uma mulher merece mais do que como única solução o aborto."

Acredita mesmo que alguma mulher vai optar por fazer um aborto porque não será penalizada?

Acredita mesmo que esta lei está a desempenhar a função preventiva?

Acredita mesmo que uma mulher decide fazer um aborto de ânimo leve ou porque sim?

Acredita mesmo que se o sim ganhar, todas as mulheres são fazer abortos?

Não creio que nenhum defensor do sim se oponha a todas as políticas de apoio à mulher, à criança, à família, ao planeamento familiar, de adopção... Todas essas políticas devem ser solidificadas, fortalecidas, promovidas...

Estamos a falar de despenalização, e não confundam mais, não tentem baralhar mais...

A pergunta que todos os portugueses vão responder no domingo é se concordam ou não com a penalização da mulher.

Pela vida somos todos, e não venham dizer que a favor da vida é o não!!! Somos todos!!!

A diferença é que o sim é a favor da despenalização, porque entende que nenhuma mulher deve, em última instância, ser condenada a 3 anos de prisão por ter feito um aborto!

Com a actual lei, só elas sabem a solidão que passaram, as condições que tiveram que se submeter...

Aborto livre é o que temos hoje!

Cumprimentos,

Inês
 
Pedro, este referendo é sobre as mulheres que optam por não ter.
 
Inês,

Antes de responder ás suas perguntas faço-lhe uma: o que falta para a liberalização do aborto até ás 10 semanas? pois por mais voltas que lhe dê não consigo ver a diferença entre aborto por opção da mulher até ás 10 semanas em sestabalecimento de saúde autorizado e aborot livre.

Acredito mesmo que a lei está a desempenhar uma função preventiva!

Acredito porque houve aqui testemunhos nesse sentido, que há mulheres que usam o aborto como meio de contracepção!

Acredito também (embora não me tenha perguntado) que é um insulto ás mulheres a oferecer apenas como solução o aborto.

Acredito que não podemos dispôr da vida de outrem, nosso filho, só porque sim.

Acredito que o aborto livre até as 10 semans irá desproteger as mulheres.

Ines, como bem sabe eu sei muito bem do que falo, não falo da boca para fora.

Sei e não é por acreditar mas sim por experiência própria o peso da decisão que é terminar uma vida (mesmo com justificação médica), sei o que é aperceber-me depois que por mais reflectida que seja a decisão após ter distância crítica tenho a certeza que fui "encaminhada para o aborto" pelas circusntâncias" e repare que o meu filho não tinha viabilidade.

Sei quais são as consequências físicas e psicológicas. (para quem não acompanhou o blog desde meados de janeiro ver http://bloguedonao.blogspot.com/2007/01/bdn-escuta_16.html


Triste fico eu ao ver mulheres a não terem a noção do que falam e a quererem oferecer a outras como única solução uma mão cheia de nada mas com muitas consequências
 
Se é assim que pensa, tenho pena...

Como mulher que também sou, não acredito, mas também a experiência que tenho não acredita.
 
Usando a lógica certissima do "mestre" pergunto: conhecem alguma mãe que nãotenha decidido engravidar e depois de engravidar e ter o filho diga: quem me dera não o ter feito. Então defendem que ninguém dever evitar engravidar porque nunca se vai arrepender.

O absurdo desta argumentação....
 
Danial,

Lá está outra vez a tentar jogar com as palavras...

Acha sinceramente que essa analogia tem sentido?
 
Desculpe disse Danial em vez de Daniel!
 
pergunta: alguém conhece uma mãe que, em situações dramáticas, tenha optado por ter o filho em vez de fazer um aborto e hoje diga "quem me dera poder voltar atrás e ter abortado este filho"?

resposta: claro que não! mesmo quando os maltratam não se pode dizer que estejam arrependidas. afinal, dar valentes enxertos nos putos ou obrigá-los a certo tipo de 'manifestações de afecto' é uma excelente forma de aliviar frustrações.

ou será que os filhos desejados são vítimas de maus-tratos com a mesma frequência?
 
pergunta: alguém conhece uma mãe que, em situações dramáticas, tenha optado por ter o filho em vez de fazer um aborto e hoje diga "quem me dera poder voltar atrás e ter abortado este filho"?

resposta: claro que não! mesmo quando os maltratam não se pode dizer que estejam arrependidas. afinal, dar valentes enxertos nos putos ou obrigá-los a certo tipo de 'manifestações de afecto' é uma excelente forma de aliviar frustrações.

ou será que os filhos desejados são vítimas de maus-tratos com a mesma frequência?
 
Respondendo à questão "Há pessoas a viver mesmo no limiar, e que não abortam para ir de férias para a neve, nem por futilidade, como vocês tanto gostam de apregoar..."

Não tenho qualquer dúvida. Atiram sempre este caso para cima do Não como se nós achássemos que as mulheres são todas doidas. Como é óbvio não é nada disso que achamos.

Mas se isso é verdade, também é verdade que há mesmo quem vá abortar por razões futeis ou quem vá ser bem mais descuidado com os métodos contraceptivos porque pelo menos tem sempre no aborto uma solução livre e gratuita.

O que não me parece é minimamente equilibrado liberalizar o aborto sem qualquer justificação, sem qualquer avaliação e sem qualquer critério. É isso que o Sim vai permitir nas primeiras 10 semanas.

Quanto ao Daniel Oliveira, faço minhas as suas palavras "que absurda esta argumentação". Tocou precisamente no ponto certo. É que a liberdade da mulher existe e está precisamente na forma como vive a sua vida sexual, e nomeadamente nos métodos contraceptivos que usa. Cada um é livre de fazer o que quiser mas depois deve também ser responsável pelas consequências das suas opções. Se não usou qualquer método contraceptivo e por "azar" engravidou, porque é que temos todos que ter pena da coitadinha?
 
Eu cheguei a deixar um comentário no post acima. Mandei o seenhor távora pra um sitio que eu cá sei... Fi-lo como anónimo para deixar a questão por aqui mas agora que "por acaso" já não se pode deixar mais comentários - com certeza porque todos aproveitariam para mandar esse senhor de volta para o Estoril - assumo agora aqui o q disse. O comentário do senhor Távora , além de não trazer nada para a discussão, mostra um PRECONCEITO (que roça o racismo) que não entendo porque foi mostrado nem qual o objectivo (já agora, "negros", há os de muitas nacionalidades, mas pelos vistos são todos iguais). Nada que me admire depois de ler o alto teor intelectual dos posts desse blog. Enfim, já lho disse - o tal senhor tem um blog cujo link foi tb convenientemente retirado mas q aqui deixo: http://corta-fitas.blogspot.com/2007_02_01_corta-fitas_archive.html#117094176397487566 - mas o senhor nao postou o meu comment..No comment
 
A "mazinha" com os seus 35 está fora desta discussão...
 
E desde quando é que isso é razão para o aborto ser crime ?
 
É um argumento fundamental para mostrar que o que as mulheres precisam não é de apoio a abortar. O que precisam é de apoio a ter as crianças. Porque mesmo que para elas naquele momento pareça que o aborto é a melhor solução, mais tarde verifica-se muito provavelmente que ter o filho não era um drama assim tão grande.
 
É um argumento fundamental para mostrar que o que as mulheres precisam não é de apoio a abortar. O que precisam é de apoio a ter as crianças. Porque mesmo que para elas naquele momento pareça que o aborto é a melhor solução, mais tarde verifica-se muito provavelmente que ter o filho não era um drama assim tão grande.
 
É um argumento fundamental para mostrar que o que as mulheres precisam não é de apoio a abortar. O que precisam é de apoio a ter as crianças. Porque mesmo que para elas naquele momento pareça que o aborto é a melhor solução, mais tarde verifica-se muito provavelmente que ter o filho não era um drama assim tão grande.
 
Estou fora da discussão porque...???
 





blogue do não