O meu NÃO é feminista

deus (o outro) promete, deus cumpre. Aqui fica a sua declaração de voto:

"A mulher tem o inegável e inquestionável direito à saúde sexual e reprodutiva. Ao controlo do seu corpo e da sua fertilidade. Ao planeamento reprodutivo. A uma gravidez desejada. A uma carreira em igualdade de circunstâncias. A uma vida sexual plena. Inegável e inquestionável. Mais. Cabe à sociedade, e particularmente ao Estado, defender e promover estes direitos. Mas nenhum destes direitos está em causa neste referendo.

O que está então em causa?
Quis a natureza, que a mulher, na gravidez, já não estivesse sozinha. Não está sozinha no pleno exercício do seu corpo e, consequentemente, não está sozinha no exercício dos seus direitos.

Foi a natureza que assim quis. Não é uma “moral que se quer impor”, nem uma “conduta religiosa”, nem sequer uma “doutrina ideológica”. Ninguém tem a culpa disso. É um facto da natureza que a mulher, na gravidez, partilhe o seu corpo com outro ser vivo. Tal como é outro facto da natureza que um Homem não possa passar por isso.
---

Cabe então à mulher e à sociedade conciliar - da melhor forma que o engenho Humano permita - aqueles que são os interesses da mulher com os interesses do outro ser vivo.

O que pode levar uma mulher a abortar? Que causas são legítimas invocar para fazer prevalecer os seus direitos sobre os direitos de outro ser vivo?

Desde logo os três casos previstos na lei: má formação do feto, integridade física e psíquica da mãe e a violação.

No entanto, sabemos que a maior parte dos abortos são realizados invocando outras razões. Falta de apoio, falta de condições económicas, planeamento familiar ou o legítimo desejo de realização profissional.

Não questiono se essas causas são ou não legítimas. Não posso. Não devo. Não consigo.
O que questiono é se o aborto é a única solução possível. E aí, enquanto cidadão, posso, devo e consigo responder. A resposta é NÃO.

É inconcebível que uma mulher “tenha” de abortar por causa de um país que teima em não reconhecer o direito ao equilíbrio entre a realização profissional e a realização familiar. É inconcebível que uma mulher “tenha” de abortar por causa da má fé de uma sociedade que teima em colocar entraves no acesso das mulheres à informação e aos métodos que lhe permitem uma sexualidade plena e sem riscos. É inaceitável que uma mulher “tenha” de abortar por incompetência do Estado no seu dever primeiro de protecção social.

E, nesta campanha, não ouvi argumento, razão ou causa que me levasse a pensar o contrário. Liberalizar o aborto não resolve nenhum destes problemas. Faz pior. Liberalizar o aborto serve de pretexto para que nunca sejam resolvidos. "
Rodrigo Moita de Deus

Comentários:
Ser feminista é ser solidário com as mulheres, coisa que vocês não são, nem de longe nem de perto.
 
Este artigo também vai sair na Lancet, Rui Castro? ;)

antónio
 
Nestas semanas de discussão acerca do referendo a minha posição foi sendo cada vez mais fortalecida por ouvir inúmeras mulheres (principalmente aqui no BdN) ao defenderem o aborto, assumirem que tinham feito abortos (e não um por causas dramáticas) e a reafirmar que voltariam a fazê-lo porque entendiam que não era a altura de serem mães.

Para mim estes testemunhos são a prova que o aborto também seria usado como meio contraceptivo, e eu não estou dfisposta a passar um cheque em branco a este tipo de pessoas.

Uma grande maiorida de mulheres que abortou, quando questionada se abortaria caso tivesse tido apoio para a sua maternidade, foi taxativa a dizer que não abortaria.
Espero ver no dia 12, todas as pessoas que supostamente querem defender as mulheres e lutar pelos seus direitos, a trabalhar em campo para ajudar estas mulheres.

Mas será que isso vai mesmo acontecer?
Eu suspeito que não pois isso implicaria envolvimento, compromisso e o Sim não está disposto a isso. A sua postura é a do facilitismo. è uma postura demissionária
 
Caro Anónimo das 9:56,

Depois de ler o artigo, explique por favor porque diz isso.
Obrigado.
 
O SIM CONTINUA A ARGUMENTAR!...
o não continua a arguMENTIR!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt
 
" Anônimo disse...
9:56 AM " a BÍBLIA diz: " não respondas ao tolo segundo a sua tolice " não vale apena argumentar na linguagem dos asininos o q importa é ir-mos todo votos votar " não " com a consciência de ser o voto da civilização contra a barbárie e , ( desculpem o lugar comum ) da VIDA contra a morte

EU VOTO NÃO MM Q TENHA DE IR A NADO !!!
 
Rui F, a ciência permite às mulheres não ser escravas da sua biologia. Impedir esse acesso ora permitido não é feminista nem humanista, nem HUMANO.

E o artigo é de Rodrigo Moita de Deus... olha olha, de que rica família ele vem...
 
Caro David Cameira leia esta noticia e reflicta bem antes de invocar a Bíblia
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1285028&idCanal=21
 
o LINK NÃO ESTA OPERACIONAL

sE A POSTAR AQUI EU RESPONDO-LHE ( CONCERTEZA ANTES DO DIA DE REFLEXÃO )

Agora até os ateus podem citar a BÍBLIA não tê^m é uma vivêñcia diária com DEUS
 
A natureza tem costas largas quando se trata de disfarçar as da Igreja. Quanto ao Cristo Evangélico, quantos vendilhões da moral não teria ele hoje de desancar?
Vale a pena ouvir o que o Padre Manuel Costa Pinto tem a dizer.
 
Com todo o respeito, acho que não vale a pena ler ou ouvir o que o Pe Manuel Costa Pinto, tem a dizer.
Só adulterando tudo o que é a Palavra, interpretando-a a nosso belo prazer, é que se pode chegar a essa conclusão.
Faz lembrar, e desculpe a ironia, a história do "juramento de bandeira" em que a mãe diz ao pai:
"Olha, só o nosso filho é que vai com o passo certo.»
 
eu n diria melhor ;-) beijos Rodrigo.
 
"acho que não vale a pena ler ou ouvir o que o Pe Manuel Costa Pinto, tem a dizer."

Claro, quem não é por nós é contra nós... Mais um exemplo da prepotência dos Nãozinhos.
 
O PAPA BENTO BENTO XVI é contra o aborto
 
Sem respeito nenhum, fazer um aborto é cometer um crime.
Putas na choça!
 
" Pe Manuel Costa Pinto " esse padre só ainda não foi excomungado por preguiça e depois e se ele começar a pregar q se deve coçar a p... isso é alguma obrigação católica porcausa das palavras do sr prior ???

" para palavras loucas, ourelhas moucas "
 





blogue do não