Para Quem Ainda Não Acredita Que o Homem Chegou à Lua




Quer VER um feto de 10 semanas a mexer-se no ventre da mãe? Da Drª Marina Correia do Vale, médica, especialista em Medicina Fetal, recebemos estas imagens surpreendentes, e ainda pouco vulgarizadas, por se tratar de uma técnica a dar os primeiros passos em todo o mundo. A ecografia 3D é uma fotografia e a ecografia 4D é um filme, uma sucessão de imagens em 3D, captadas em tempo real. Mais informações sobre esta técnica no site da Fetal Medicine Foundation (www.fetalmedicine.com).

Perante a evidência da imagem, parece-me que todo o comentário seria supérfluo.

Veja o filme 4D no UTube em http://www.youtube.com/watch?v=JazzDFDAluE

Comentários:
Quiçá devessemos conferir personalidade jurídica ao feto...

Que tal?
 
Err... mesmo só pra dizer que "carroSSel" é com 2 s: "SS" (até vos ficava bem).
no mais, nem comento.
Ps-na vaga esperança que isto seja mesmo publicado, mas enfim.
 
Cara Carla:

Obrigado pela sua correcção. É como diz, mas preferimos cometer um erro ortográfico do que voltarmos a ser acusados pela Deputada Helena Pinto do BE de ligações nazis.

Ficamos a aguardar as suas correcções a erros futuros, agradecendo desde já.
 
Aahhhhhhhhh que giro!!!!

É um feto fruto de uma violação? Ou a mãe está em risco de vida? Ah já sei, tem uma anomalia que provoca risco de vida ao próprio!!!
 
Claro que não... os fetos frutos de uma violação e as demais situações são completamente diferentes. Este é, claramente, e sem ser preciso observar duas vezes, filho de um casal muito feliz, que deseja muito esta criança e que se prepara para amá-la até ao fim da sua vida!

PS - Para quando um referendo que nos permitisse acabar com a vida destes idiooooootas? Eu, nesse, votava sim. Ou melhor... nem nesse!
 
Em relação á piada do "homem na lua" no titulo, por caso chamaria mais de ingénuos a aqueles que acreditam em tudo o que vêm. Devido à pressão política e militar na altura entre os 2 blocos - americano e soviético - e a corrida ao espaço, existem fortes indícios de que a ida á lua nunca se realizou, e que foi tudo montado num estúdio.

É claro que, uma pessoa com um QI baixo (como os apoiantes do "Não"), e sem um mínimo de conhecimentos científicos, não se aperceberia de que, numa suposta aterragem lunar, que o propulsor deixaria uma cratera e que a bandeira americana não poderia "bailar ao vento", uma vez no espaço não existe... VENTO. Além de outras várias provas, como a paisagem ser sempre a mesma(um pequeno monte) quando supostamente estaria noutra grelha, além de fotos com provas de objectos colocados sobrepondo-se ás marcas e pontos de referência. Além disso, na altura com a tecnologia existente os fatos não possuíam a protecção necessária para as emissões de várias radiações fora do escudo protector magnético da terra.

Um perfeito absurdo.

Mais absurdo ainda são os ingénuos que acreditam em tudo o que vêm.

Absurdo também é, votar "não" e deixar tudo na mesma. Os problemas não vão desaparecer sozinhos, infelizmente as pessoas estão condenadas a cometer erros, por mais prevenção e boas intenções que existam, o ser humano fará sempre erros, por isso o aborto sempre existirá, só falta saber se vamos marginalizar as mulheres que o façam, ou se VAMOS DAR CONDIÇÕES dignas a elas.

Além disso, nenhuma criança merece vir ao mundo (podre como está) se não é desejada por ninguem. Para quê haver criançinhas por aí a sofrer? Para satisfazer o ego moral de certas pessoas? Acham que o mundo é um jardim ?

Hiprocria é certas pessoas votarem no "não" , só porque (por motivos religiosos ou não) pelo menos elas TENHAM A CONSCIÊNCIA TRANQUILA. Hipocrisia.

Se tudo estivesse bem, não haveria necessidade a referendos.
 
Caríssimo Paulo Rodrigo:
Se outro fruto não tiver este referendo, terá ao menos, graças ao meu amigo, servido para abalar a minha crença, que julgava inabalável, de que o Homem pusera o pé sobre a Lua. E como o duvidar é como o coçar, o que custa é começar, já me pergunto se acreditar que um feto de 10 semanas é uma vida humana não será uma perfeita hiprocria. O que quer que seja isso de hiprocria.
 
http://ocasoalgarvio.blogspot.com/2007/01/o-que-se-v-na-ecografia.html
 
O aborto - clandestino ou não - é um drama. Um drama baseado em fetos reais.
 
Paulo Rodrigo:

Ainda bem que iluminou os defensores do não que devido a um QI tão baixo são tão ingénuos de acreditar que o que vêm nas ecografias e o que ouvem os médicos é verdade.

Va-se ver que afinal os médicos andam a enganar-nos para ter mais negócio, quando afinal as crianças são trazidas pela cegonha.

Isto é mesmo muito à frente, aposto que sabe tudo sobre raptos alienígenas.
 
Ainda não percebi bem essa obsessão com as 10 semanas, com o coração que "já bate"...

Quererá isto dizer que poderiam concordar com um aborto feito antes do coração embriónico se formar e começar a funcionar? Digam-me qq coisa...

O problema é que toda a gente sabe muito bem que um embrião É uma promessa de desenvolvimento. Mas o problema é que são muito raros (para não dizer muitíssimo raros) os embriões com viabilidade. Mais de 50% é abortado "naturalmente", ou decorre de actos da mulher que, por desconhecer ainda que está grávida, nem sequer se apercebe de que... esteve e abortou ("de facto, o período foi mais abundante, mas às vezes acontece-me").

Se calhar devíamos levar a tribunal também essas mulheres (para aí se apurar o eventual dolo)... digam-me qq coisa...

Vá lá, não sejam infantis: não é por acreditar no Pai Natal que ele passa a existir. Não é por acreditar que a ameaça de prisão para quem aborte vai impedir que haja aborto.

E a questão é mesmo essa. Queremos continuar a prender as mulheres que abortam fora do sistema legal (e já agora, para quê prendê-las? daí vai resultar, exactamente, o quê)?

Ou queremos que elas venham ao sistema legal, sejam apoiadas e aconselhadas, tranquilizadas e/ou defendidas se necessário, e assim até, eventualmente, levá-las a repensar e fazer outra opção?

Claro que, se depois disso a opção pela interrupção se mantiver, deve ser assegurada a qualidade do procedimento. Mas todos ganharemos com isso.

Ponham-se no lugar de uma mulher que NÃO deseja ser mãe neste momento, e que por acaso engravida (e não me venham com a historinha de que quem não quer, sabe evitar: há muitos e amplos casos documentados de gravidezes que supostamente não poderiam ocorrer, sem que nada de divino tenha acontecido - p.ex, interacções medicamentosas ou alimentares...)

Será que vocês aceitariam que chegassem à vossa beira e vos dissessem: "ó pá, agora tás grávida, portanto aguenta aí quietinha nos próximos nove meses, senão prendemos-te; e depois a gente logo vê se ficas com a criança ou se ta tiramos para dar a um casal que não consegue e a quem dava muito jeito usar a tua barriga"?

E se ainda por cima ocorresse nesse período um abortamento natural, espontâneo? Prendiam-vos logo, porque a suspeita já tava lançada.

Vá lá, sejam espertos: votem SIM.
 
Caro Paulo Rodrigo, aquela coisa do Tintin ter escorregado numa placa de gelo no meio da lua também me pareceu um pouco rebuscada...
 
O srs/sras do Não não devem conhecer o velho provébio: Não é com vinagre que se apanha moscas. É com mel!
Eles acham preferível assustar uma mulher com tribunal e o fogo dos infernos como dissuasor. Vã ilusão! Sem conhecimento concreto de métodos contraceptivos ela irá voltar a cair no mesmo. Ou acham que as abortadeiras receitam a pílula às que lá abortam? NHECOS! A elas até convém muita clientela. Quais são as probabilidades ao invés disso de uma mulher fazer um aborto medicamente apoiado bem como acompanhamento psicologico e de assistência social E REINCIDIR?
Se já sair do hospital com uma injecção contraceptiva p/vários meses, consulta ginecológica marcada etc. e se esta mulher for tratada com compreensão e carinho em vez de sete pedras na mão garanto-vos que ela irá colaborar ao máximo.
 
Depois de ler estes comentários, já sei quem foi que inventou a asa para o penico. Foi o sr. do QI muito alto.
 
É pá fixolas era amanha arranjares uma de um cabritinho...também são tão quiduchos!! Curti bué!
 
VV: "Queremos continuar a prender as mulheres que abortam fora do sistema legal?". Já estamos um pouco cansados de repetir mas não existe nenhuma mulher presa por aborto e não, o nosso objectivo de vida não é andar a meter mulheres na cadeia. Como é óbvio, o problema não tem nada a ver com isso. A questão é se queremos dificultar o aborto porque consideramos que ele é negativo para a mulher (mesmo que seja legal), mantendo-o assim ilegal e canalizando todos os esforços para o auxilio à mulher, para o planeamento familiar e para evitar o aborto ou se, pelo contrário, queremos liberalizá-lo e facilitá-lo, saindo das agendas dos políticos e tornando-se algo de banal.
 
É realmente fabulosa a facilidade com que certas pessoas se esquecem de que o que realmente está em causa e em perigo é a vida humana intra-uterina. Vão ver o filme, ele está aí para ser visto.
 
Cansados andamos todos nós de tanta demagogia barata e oportunismo sádico!


Que tal inventariar todas as coisas "negativas" para a Mulher, para o Homem (e até para os animais), tais como fumar, ver televisão, beber álcool, apanhar banhos de Sol, etc., e que nós não queremos "facilitar" - embora também não seja o nosso "objectivo de vida" penalizar com a cadeia - e modificamos o Código Penal, introduzindo umas valentes penas de prisão, mas "só para amedrontar"?


Eu começo já com a lista:

cuspir para o chão do "lounge";

bater nos filhos malcriados;

bater nas esposas adúlteras;

abandonar animais de "pedigree";

deitar lixo pela janela do jipe;

falar ao tele-móvel no cinema;

etc., etc., etc.!...


Abram mas é os olhos, que ainda há tempo...

A. das Neves Castanho.
 
Caro vlx, o que é que ESTE filme tem a ver com a pergunta do referendo?

Suponhamos até que o feto filmado não tem dez, mas ainda só nove semanas mais seis dias (senão não faz sequer sentido invocá-lo...), e que a sua mãe abortou imediatamente a seguir à captação destas imagens.

Se fosse num qualquer País bárbaro europeu (excepto na civilizada Irlanda), isso seria um assunto de saúde.

O nosso Código Penal actual, contudo, considerá-la-ia uma assassina! Você está de acordo com isto?

Então vote "não" (e sinta-se bastante CULPADO pelo que fez).

Se, pelo contrário, você não está de acordo com isto, embora podendo repugnar-lhe o acto e não o desejar para si nem para ninguém (e fazer, por meios legais, com que ele não se repita), então vote "sim", em consciência, pois com isso não viola em nada os seus princípios, mas ajuda muitos seres humanos a terem um tratamento decente numa situação tão dramática como esta nas suas vidas.

E sinta-se aliviado no dia 11 (se bem que, mais do que nunca, firme nas suas convicções)!

Desculpe-me o atrevimento e tome-o apenas à guisa de campanha, porque este tema merece, obviamente, um outro tipo de discussão mais séria e serena...
 
Metam umas fotos de gajos boas! Vocês acham que alguém que vota sim quer saber dos putos para alguma coisa?!

Nós votamos sim porque queremos é gajas e responsabilidade zero.

O Gajo: Dizendo as verdades a qual hora, doa a quem doer.
 
Caro "o gajo",

Mostrou o que os defensores do SIM desejam-uma sociedade irresponsável.Uma verdadeira anarquia.

Gajas boas? Enganou-se no url
 
Tenho pouca paciência para patetas como o "anónimo" que se diz farto de "repetir mas não existe nenhuma mulher presa por aborto" e que o seu "objectivo de vida não é andar a meter mulheres na cadeia." Pois não. O objectivo é ser parvo.

Ó rapazinho, então ainda não percebeste qual é a pergunta que te fizeram?

Não foi "é a favor do aborto?" ou "acha que a vida começa às x semanas?". O que te perguntaram foi se achas que uma mulher que decida interromper uma gravidez, num prazo razoável e portanto com risco mínimo, deve ser sujeita a pena que pode ir até 3 anos de prisão. É isto e mais nada.

Já agora: devias dizer AINDA não há mulheres presas. Pois não. Há apenas mulheres espiolhadas, vexadas, exibidas em praça pública. Só não estão presas porque: umas calaram-se (e na ausência de prova mais forte, e só por isso, foram absolvidas); outras foram condenadas, porque confessaram; mas a pena ficou suspensa. Sabes o que quer dizer "suspenso"? Quer dizer que está por um fio, e a seguir cai. Mas estás-te borrifando porque não é em cima de ti.

Porque não vais a correr denunciar as mulheres da tua família (a tua mãe, a tua tia, as tuas primas, quem sabe a tua avó ou bisavó - pergunta-lhes anonimamente) que já fizeram um aborto e sofreram com isso?

Volta mas é para o infantário e deixa as pessoas crescidas falarem seriamente.
 
@vv

Não sou esse anónimo, mas repetindo o que disse noutro comentário:

Conheço casos de mulheres que fizeram mais de 6 abortos e ainda acreditas nessa do "coitadinhas" não foi de "ânimo leve". Não! Foi porque tinham um cartão de descontos tipo os da Galp que davam bonés ao fim de vários abortos.

E SIM, ESTE SIM implica ser apologista do ABORTO LIVRE e dizer que o ABORTO É BOM E RECOMENDA-SE.

Em vez de mandares os outros para o infantário, vê lá mas é se sais de lá tu.
 
vv,
Quererá isto dizer que poderiam concordar com um aborto feito antes do coração embriónico se formar e começar a funcionar?
O coração começa a bater por volta do dia 20 de gravidez. Normalmente, a mulher só suspeita de gravidez nessa altura ou depois. Fazer um aborto antes de o coração do embrião começar a bater não é impossível mas é quase.

De qualquer forma, a resposta é não, não poderia concordar com um aborto seja qual fôr a altura em que seja feito.
 
Estou um pouco decepcionada: nao o vi mexer.
 
Em relação ao que o Romeu disse :
" E SIM, ESTE SIM implica ser apologista do ABORTO LIVRE e dizer que o ABORTO É BOM E RECOMENDA-SE."

e anexando outro texto aqui presente no blog :

" É claro que se o Estado passasse a fornecer droga a quem o solicite seja por que motivo for (é isso que se verifica num regime de aborto a pedido), seria de esperar um aumento acentuado do seu consumo. "

Gostaria de lhes agradecer o empenho na causa e exigir-lhes que não ficassem por aí.Ajudem a proibir o consumo de tabaco e de bebida.Proibição total.Tabaco=Droga e impor uma lei seca como a que se viu nos EUA. Precisamente porque é livre é que as pessoas morrem de cancro e outras de acidentes rodoviários por embriaguês.Pessoas matam-se e matam por estas duas substâncias. Vamos também proibir toda a posse de armas. Porque todos os anos pessoas são assassinadas brutalmente com "armas de caça" e armas de defesa pessoal são modificadas para cometer assaltos. Vamos também proibir o consumo em excesso de açúcar,lípidos,e não só,pois enquanto várias pessoas morrem de fome, outros morrem de diabetes e de enfartes por não saberem ter um CONSUMO equilibrado e CONSCIENTE.
Vamos proibir o uso de ar-condicionado,pois destrói o ambiente e MATA não só o ambiente como as pessoas que vivem dele.Pensando melhor,acabemos também com os carros porque estes também matam pessoas(porque qualquer pessoa é livre de "tirar a carta",muitas pessoas morrem diáriamente nas estradas) . Vamos proibir tudo ! Instauremos uma ditadura plena! Todos sabemos que o ser humano não é perfeito ! E como tal, incapaz de cumprir sempre as suas obrigações,deveres... e de fazer o que está certo!

(Peço desculpa pelo exagero que fiz mas apenas pretendo divertir algumas pessoas ,já que a maioria dificilmente será permeável a este tipo de ironia. Eu respeito quem defende o não.Têm muitas e boas razões e devem votar NÃO se é nisso em que acreditam.Já não respeito aqueles que não sabem debater e não respeitam as opiniões dos outros.Aqueles que julgam deter uma verdade absoluta.Esses Deuses humanizados...O extremismo é sempre algo que destrói em vez de construir.)
 
oh VV:

Vexa. é que não percebeu que as pessoas não são estúpidas e já de há muito perceberam que a resposta Sim permite a liberalização do aborto e sendo o aborto um crime tem castigo. Eu poderia dizer que Vexa. deve ter uma bela família a julgar pelo que pensa da família dos outros mas vou pensar que foi só um desafouro, e que não é por vexa dizer alarvidades que a sua família tem culpa. Uma coisa lhe asseguro, se sair do seu mundinho vai perceber que a realidade é outra. Agora a sua capacidade argumentativa é brutal, então os argumentos tem validade conforme a idade de quem os profere?
 
Cara Ana,

A sua liberdade acaba onde começa a dos outros. No caso do aborto, estão em causa duas liberdades, a da mãe e a do feto, o qual ainda não sendo independente é no entanto uma forma de vida autónoma que em circunstância alguma é pertence da mãe para que esta possa usar ou matar a seu bel-prazer.

É óbvio pelo seu comentário que não entende isto, para si o embrião é algo tão descartável como um maço de tabaco vazio. Talvez se tenha esquecido que um dia, no interior da sua mãe, você já foi um embrião que se desenvolveu para feto... talvez com o aborto livre você nem aqui estivesse para defender uma hetacombe e o mais grotesco dos homicídios como se de algo normal ou mesmo de um direito se tratasse.
Aparenta-se-me que para si a sua liberdade não só não é limitada como inclusivé pode atropelar os outros sem apelo nem agravo. Tudo o que for dito em contrário para si é um mera "ditadura penal".
 
Agradeço desde já a resposta do senhor bruno silva que se não o fez, esteve no limiar de insultar duramente.Tratando-se de outra pessoa iria por em questão o que escrevi,não tivesse escrito algo também insultuoso.~Mas tratando-se do senhor bruno,e tendo-me já deparado com outros posts seus,vejo que não é uma pessoa capaz de um debate real,refugiando-se na injúria ao invés de tentar ser um pouco superior à pessoa que considera estar em falta.
Em relação ao comentário que teceu sobre a minha familia, irei ignorá-lo.Não faria sentido considerar algo que não tem interpretação possível.Em relação a considerar as pessoas estúpidas , não o faço, assim como não o considero a sí estúpido apesar da pobre resposta que me dedicou.Se realmente acredita que existem pessoas estúpidas talvez não deva votar,uma vez que se acredita que pessoas estúpidas irão votar então que sentido faz existir uma democracia se as pessoas são estúpidas, e como tal, sem capacidade de objectivar sobre os problemas da sua sociedade?

Em resposta ao Romeu,agradeço não ter sido tão rude quanto o senhor anterior,contido fico desapontada com a pobre opinião que tem de mim.Também subentendeu coisas que eu não disse e que julgo ser meu dever resolver o seu equívico(caso esteja de facto aberto a compreender as pessoas , que apesar de não serem já embriões,também merecem igual consideração).
O embrião , a meu ver é um ser vivo.Um ser humano em desenvolvimento.Não deve ser menosprezado.Contudo,na minha profissão ,assim como nas intervenções socias(extra-trabalho) que faço,deparo-me diariamente com uma dura realidade.Que é precisamente a da vida pós-embrião.A vida das pessoas que sobrevivem ao aborto mas que vivem em total desrespeito da condição humana. Sou contra o aborto.Contra a penalização do mesmo.Acredito em que m defende o não por várias razões,não por outras.Eu podia optar pelo não.Parte dos meus argumentos apoiam o não.Contudo a outra parte leva-me a apostar o não porque fui uma das pessoas que votou anteriormente no não e apesar de todas as lutas que travei até agora nunca encontrei a vontade para mudar a condição da mulher e daqueles que nascem e vivem uma constante vida de sofrimento. Admito poder estar errada.Admito tomar a opção errada.Mas não admito que outras pessoas me tratem com desprezo pela opinião que defendo. Espero que o debate se torne mais sereno e se evite insultar a dignidade e a inteligência das outras pessoas,senão,não serão os referendos que resolverão estas questões.
Se o meu post anterior foi mal entendido peço desculpa , o meu exagero (referido no post) foi apenas para abordar o tema dos extremismos.Só espero ter sido mal entendida ao invés de entendida e utilizada como saco de areia para despejar críticas.
 
Há mulheres em pena suspensa.
 
Cara Ana,

É verdade que há problemas sociais, e ninguém esconde isso. Mas mesmo assim e apesar de tudo os miseráveis não procuram o suicídio como resposta mas antes a melhoria da vida que têm.

Eu posso cometer uma inconfidência na minha vida pessoal, talvez faça entender melhor o que porque continuo a defender o não:

Nasci de uma relação ocasional que deu em casamento relâmpago. Aos 3 anos o meu pai pura e simplesmente desapareceu de casa.
Mercê de uma sequência de maus negócios, a minha mãe acabou na miséria, nos anos 80 lembro-me de ter dias em que tudo o que havia para comer era uma lata de sardinhas e um pão e de ouvir a minha mãe dizer que "não tinha fome" para eu comer à vontade. Lembro-me de ir para escola de chinelos e meias no Inverno e ser gozado pelas outras crianças.
Felizmente tudo melhorou de seguida.
Mas lembro com muito carinho todos os sacríficios que a minha querida e falecida mãe fez por mim, lembro com muito carinho o facto dela não querer me abortar quando a minha avó paterna a tentou pressionar a isso, chegando mesmo a enviar uma parteira lá casa para o serviço.
Acima de tudo, lembro com muito carinho o AMOR incondicional daquela que me deu a VIDA e todos os SACRIFÍCIOS que fez por mim. Esse AMOR não tem preço, nunca o poderei pagar!

Terá uma mulher que aborta "porque sim" o mesmo valor da minha e de muitas mães que em condições idênticas optam pelo aborto? Não, nem são mães nem mulheres, tratam-se de um animal asqueroso sem nome já que nem na vida selvagem se encontra par para tal atitude.

Também por isso digo NÃO! Porque NÃO quero que aqueles que podendo ter uma vida, boa ou má, não tiveram sequer a possibilidade de a provar. NÃO posso ser conivente com o mais cobarde dos homicídios.
 
Errata:

Onde se lê
"Terá uma mulher que aborta "porque sim" o mesmo valor da minha e de muitas mães que em condições idênticas optam pelo aborto?"

Deve-se ler:

"Terá uma mulher que aborta "porque sim" o mesmo valor da minha e de muitas mães que em condições idênticas optam por não abortar?"
 
Acho todos os comentarios muito interessantes.
Mas já repararam que o que dá dinheiro é o aborto clandestino?
É livre, ninguem controla, o cacau vem livre de impostos...?
Se tivessemos de declarar os abortos como nos outros paises da europa e só fosse possivel abortar nos hospitais era uma grande seca!
Não toquem no negócio!
Votem NAO!
 
Anonimo,

0,0001% dos que votam não tem algo a ver com esse negócio.

0,1% dos que votam sim também.

O Dr. Alberto de certeza que vota sim, é sócio da clínica de Oiã, famosa por fazer abortos há anos e vale bem a pena legalizá-lo para não ter a PJ à perna.
Quanto aos impostos, como quem aborta não pede factura, eles não pagam impostos à mesma... é só médicos a ganhar o salário mínimo neste país.
 
O romeu nao se esqueça disto: o AMOR incondicional daquela que me deu a VIDA e todos os SACRIFÍCIOS que fez por mim. Esse AMOR não tem preço, nunca o poderei pagar!

A sua mae amou-o desde o primeiro momento. Eu nao tenho a minima ideia se a sua mae tem mais valor ou nao. Nem sei se é um caso de valor. Nao tenho a minima ideia. Mas sei que há mulheres que nao amam os filhos que tem na barriga, que nao os querem e que se forem obrigadas a lhes darem vida irao continuar a nao os querer e a nao os amar. Se calhar é mesmo assim. O amor nao nasce obrigado, mas se nasce muito dificilmente morre. Principalmente, amor de mae. Também já vi miúdos nao amados. É muito triste de contemplar tal desilusao e revolta. Dá-me a ideia que nao ser amado é dos piores traumas emocionais que se pode sofrer. E voce diz-me: e por isso nao mereciam viver? Eles vivem, é tudo. Nasceram. Estao cá. Sao mal amados e sofrem. Existem. Sentem. Falar para trás nao tem sentido. Falar entre existir e nao existir nao tem sentido. Eles existem e espero que eles tenham a sorte de amar e ser amados. Espero que nao se agarrem só 'a vida. mas que a gozem.

Antes das dez semanas nao se sofre, nao se é. Já há muitos embrioes a morrer devido aos contraceptivos. E agora? Tomamos ou nao tomamos contraceptivos? Ou estes nao tem valor porque ainda nao foi nenhuma máquina filmá-los, aumentá-los? Ou porque ainda nao sao antropomorficos? É isso? Basta ter pernas e braços? Ah, sim, claro, se nao tiverem pernas nem braços podem ser abortados legalmente até 'as 24 semanas. Tinha-me esquecido disso. Pelo menos o amor de uma mae quando existe é incondicional.
 
Romeu said...
@vv

Não sou esse anónimo, mas repetindo o que disse noutro comentário:

Conheço casos de mulheres que fizeram mais de 6 abortos e ainda acreditas nessa do "coitadinhas" não foi de "ânimo leve". Não! Foi porque tinham um cartão de descontos tipo os da Galp que davam bonés ao fim de vários abortos.
________________________________

Caro, Romeu espero que tenhas feito o teu dever civico e feito queixa a Judiciaria para mandar essa Matadora pra a prisão... deve ser a maior serial killer da historia de portugal.

Recomendo-te cresceres uma bocado e ver o mundo real.
 
@anonimo;

Não tenho qualquer prazer em mandar ninguém para a prisão. Julgá-las (plural) a Deus pertence. Mas não me peçam para ser conivente com isso, muito menos para ser conivente ao ponto de uma percentagem dos impostos que pago se destinarem explicitamente a isso.

@abrunho;

E que impede os hoje não amados de um dia amarem os seus filhos? Só porque alguém decidiu não os amar como filho isso justifica que pura e simplesmente se mate? E quantos desses que não amaram dos filhos se arrependem por cada beijo que não deram? De cada carícia que negaram?
É para isso que os erros existem, para serem corrigidos e é para isso que as gerações se substituem, para que possam melhorar.
Quanto aos embriões vítimas de uma pílula, poupe-me a essa demagogia barata. Quem aborta consciente que está grávida, tens a plena consciência da vida que tem dentro de si. Fá-lo especialmente pela pior das razões num animal social como somos: o individualismo.
 
Os meus pais quando me tiveram eram velhotes. Penso que deixaram de se preocupar a pensar que a minha mae já nao podia ter filhos, só que a natureza passou-lhes uma rasteira. {isto diverte-me}. Eles pensaram se haviam de ir em frente. Eu acredito que foi a minha mae que se agarrou mais a mim. Provavelmente porque me amou e amando-me nao pode desistir de mim, mesmo numa gravidez de risco. Mas ela amou-me. Entende, romeu? Quis-me, nao porque ela seja melhor que as outras. Por uma razao tao sem explicaçao como esta: amou-me. Acha que eu a amei de volta? Amei, mas nao 'as dez semanas. Ela terá sempre esse privilégio: amou-me primeiro. Amou-me. Eu nao sei como é consigo, mas imagino-me sem o amor dos meus pais e é triste. É triste e assustador pensar que eu poderia nao ter tido esse amor incondicional, esse apesar de tudo, que me irá sempre aceitar. Acho que todos deviamos poder ter isto. Já olhou nos olhos de quem nao teve isto? Já olhou nos olhos a quem disseram ter sido um estorvo? Nao o queira. É um abismo.
 
Acredito que o trauma de não ser querido não seja minimamente agradável e da minha parte paterna posso dizer que senti isso na pele.
Mas isso vale uma morte? É por isso que amo menos a minha filha? Ou os mais filhos que possa vir a ter?

NÃO!

Já agora,

O valor de uma pessoa existe e não é igual entre todos, ser humano é fácil, basta nascer, mas ser Homem ou Mulher é bem complicado e requer muito mais que isso.
Talvez o mal seja a sociedade actual ter cada vez menos valores e consequentemente menos Homens e Mulheres.
 
romeu,

eu nao faço futurologismo. O que eu faço é no agora. Como é que podemos ser amigos agora? Como é que agora podemos diminuir tristezas e tragédias. Acho que eu nao posso apontar o dedo a ninguém e obrigar alguém a amar ninguém. No futuro pode acontecer muito de bom e muito de mau. Mas agora?

Quanto aos contraceptivos: podemos ser ignorantes ou nao. Eu nao sou. Só que a minha consciencia nao sofre, porque eu sei o que mato e o que mato faz parte de mim, uma menstruaçao, um ciclo que eu por ser mulher dou palco. Eu nunca abortei, mas até que ponto eu nao o faria enquadrada nesse mesmo sentimento de preparaçoes dentro de mim para algo que nao estou preparada? O meu corpo e os seus ciclos... Desculpem, um ser que eu ame mais que a vida, terá forçosamente de habitar um plano muito acima dos meus ciclos corporais.
 
A pílula não mata nada, o que faz é enganar o corpo, dizendo-lhe que "já está grávida".
A que mata chama-se "pílula do dia seguinte" e acredite que não mata só o que lá estiver, se lá estiver alguma coisa, já que uma mulher não engravida às três pancadas, também moí muito quem quer que a tome.

Já agora, poupe-me igualmente ao "eu não ignorante", quem não é ignorante é sábio e quem é sábio não tem mais nada a aprender. Não é por nada, mas é de bom tom evitar palavras como ignorante ou sapiente em diálogos, são utilizadas como forma de insulto encapotado ao interlecutor que em nada ficam bem.
 
Acho que o romeu ve as pessoas com maus olhos. Acho que todos somos Humanos com letra grande. Mesmo quando parecemos humanos. Olhe as pessoas nos olhos. Crescer e sermos melhores também é isso: olhar para os outros e tentar entender-lhes as dores. Nao fazer imediatamente julgamentos devastadores. Cada pessoa é um mundo, que só se desvenda ao olhar interessado. É claro que a maior parte das vezes estamos demasiado ocupados connosco.
 
Nao sei para que estou com isto, mas a pílula só funciona assim, se tomada sempre com a regularidade prescrita. Se se esquecer pode ovular e se tiver sexo pode conceber e se entretanto se relembrar actua na ligaçao do embriao 'as paredes do utero. A concepçao dá-se mais ou menos um dia depois do sexo. Chama-se pílula do dia seguinte, mas nao significa que se vá exactamente um dia depois. E se mói (eu nunca tomei, nao sei), acha que fazer um aborto nao mói? Se se abortar antes das dez semanas (o que está agora em questao), a maior parte das gravidezes seriam terminadas com comprimidos. Eu sinceramente nao sei a diferença, mas enfim...

Eu nao acho que o ofendi, nem me armei em sapiente. Mas como estou a ver que o romeu é de pedra na mao que acerca os outros, também nao estou muito preocupada.

Boa noite.
 
Compreender os outros é perdoar o primeiro erro, repreender o segundo e punir o terceiro. Não é perdoar incessantemente o mesmo erro.
Se dessem à mulher a oportunidade de abortar uma vez, tudo bem. Duas? Sim com uma repreensão médica. Três ou mais? Por amor de Deus! Isso já não é ser bom, é ser estúpido!

Humanos é uma coisa vazia. O Mundo necessita de Homens e Mulheres, pessoas responsáveis e de valor que nos levem para a frente e não humanozinhos sempre prontos a desculpabilizar tudo a todos fazendo com os desculpabilizados não evoluam também; eles sabem que se fizerem mal lá está um humanozinho como ele para o desculpar.

Já vi que tem problemas com pragmatismo. Lamento não sou nem nunca fui hipócrita. Não quero que ninguém tenha pena de mim e não quero ser desculpabilizado por erros persistentes. Se estou a errar, digam-me o que fazer para corrigir, não insistam em perdoar o meu erro ou tomá-lo como normal.

Sim, a pílula pode nesse caso evitar que o óvulo fecundado se prenda ao útero. Mas e daí? Por acaso isso tem algo a ver com matar conscientemente um ser autónomo?
 
Mas a pergunta do referendo é "Acha que há vida antes das 10 semanas de gestação???"; se fosse, eu responderia SIM. Mas a pergunta do referendo é "Concorda com o aborto??"; se fosse, eu responderia NÃO. Só que a pergunta não é essa, ou ainda não perceberam???
 
O problema é eu saber exactamente o momento em que mato? Ah, tá bem. É assim que se distingue? Lembra-me a história das execuçoes, em que vários homens atiravam para que nenhum soubesse exactamente quem matou. Na prática o executado era executado.

Eu nao desculpo ad infinitum. Nao é por nada, eu é que sou pragmática. Ficar ao longe a condenar e a ler os jornais e a abanar a cabeça nao vale de nada.

A seguir deste referendo, se o "SIM" ganhar, há um caminho a percorrer. Agora evitamos os problemas de saúde e a morte das mulheres, além de havendo aborto este será maioritariamente feito abaixo das dez semanas. Além disso, se agora trouxermos essas mulheres para a legalidade, pode-se seguir a sua decisao, pode-se informar de alternativas, que elas contactem com casais adoptantes, talvez desistam de abortar e caso seja necessário albergá-las nesses lares para jovens maes. Fornecer-lhes projectos de vida com o bébé, e nao só depois de já terem abortado como agora alguns movimentos oferecem. Pode-se perceber porque engravidaram e sugerir melhores métodos de contracepcao. Sugerir a laqueaçao se se vir a incapacidade reincidente de nao controlar. Isto nao tem que ser o Estado. A Igreja ou outras associaçoes podem participar. Na Alemanha o aconselhamento obrigatório é feito por vários grupos, incluindo religiosos.

Para mim esta é a melhor soluçao, incluindo para o feto. Nao se terao crianças a nascer depois de meses a serem rejeitados, incluindo fisicamente com a mulher a agredir a barriga, ou fetos abortados muito longe na gravidez, ou alguns abandonados em contentores do lixo, já bébés. Os abortos acontecerao muito cedo. Agora, para além de histórias trágicas, o aborto é praticado. Nao há forma de chegar a estas mulheres. Só se sabe depois, quando tudo já se passou e está escrito nos jornais. E quando chega aos jornais...
 
Da lei do PS consta; Despenalizar e permitir a execução do aborto em lugar licenciado para o efeito até às 10 semanas. Ponto. Finito. Nada a acrescentar.
É ISTO que vota sim, logo é com ISTO e não com o que sugere, que concorda.

Aconselhamento? Onde? Período de Reflexão? Onde? Planeamento Familiar? Onde?
Nada!

Quem vota sim diz explicitamente o seguinte:

-Concordo que se possam fazer abortos à descrição, desde que em lugar licenciado, até às 10 semanas, quantas vezes se quiser por qualquer motivo, fútil ou não, sem qualquer acompanhamento ou aconselhamento anterior ou posterior.

É ISTO QUE SE VOTA. É ESTA a lei do PS.
Se o governo a muda depois? Duvido! Só se for com mais um referendo.
 
Tenho pena que o vídeo que enviei ao "Blogue do Não" não tenha sido apresentado. Estou certo que a grande maioria dos defensores do "sim" não se atreveriam a despejar as parvoíces que julgam ser o melhor do seu pobre bestunto.
 
Caro Anónimo das 6:00 AM:

Não tenho conhecimento desse vídeo. Por favor envie-o de novo para bloguedonao@gmail.com, ao meu cuidado. Obrigado.
 
Ao Romeu, ao Joaquim Amado Lopes, ao "anónimo" e outros que por aqui andam:

Só para corrigir alguma da vossa (des)informação...

-a "pílula do dia seguinte" NÃO é a pílula abortiva

-de acordo com a curva da distribuição normal, haverá sempre franjas, seja das que fazem abortos como meio anticoncepcional, seja das que parem crianças e as deixam depois ao deus-dará; em ambos os casos, são franjas desprezíveis estatisticamente, usualmente patológicas, e quem as quiser usar como exemplo incorre em estupidez grosseira

-se uma mulher com 1 dia de gestação (ou qualquer coisa intermédia até às 10 semanas) fizer algo que a faça abortar (p.ex, andar a cavalo, ou comer determinados alimentos), mesmo que fosse por desconhecer que estava grávida, ou que aquilo que fez poderia ser abortivo, terá, de acordo com a actual lei, de ser levada a tribunal e julgada, para que apure se houve dolo

-se eventualmente o "Não" ganhasse, e tal como ocorreu desde 1998, e ao contrário do que tem sido afirmado, não haveria mexidas na lei, para diminuir o tipo e grau de punição (se o quisessem fazer, tiveram 9 anos para isso, e estiveram no poder, como foi o caso do Bagão)

-em todo o caso, a questão continua: se uma mulher quiser abortar porque não quer ser mãe neste momento, o que o "NÃO" lhe diz é, apenas, que ela deve ser uma incubadora humana, ou então dará com os ossos no Tribunal (e, para alguns, preferencialmente, na cadeia - lembro-me até que nos EUA alguns defensores do "Não" mataram ou feriram médicos e mulheres, em nome da vida...)

E para que eu mesmo seja menos anónimo...

Chamo-me Vítor Vieira, tenho 47 anos, sou do Porto. E tenho uma maravilhosa filha que adoro, que sempre foi educada com toda a informação e verdade disponíveis, e se um dia ela se vir na contingência de ter de abortar porque algo falhou, não quero que vá para a cadeia por isso.
 
Caro Romeu

Pela sua experiência , vejo perfeitamente que no fundo estamos de acordo em vários pontos.A diferença que nos separa então, não são as causas,mas sim a maneira como pretendemos lidar com elas. Por essa mesma razão defendo permanentemente a necessidade de respeitar a decisão e opinião dos outros. Concordo plenamente com as suas razões,no entanto tenho outra vivência e maneira de ser que me faz optar por uma solução diferente. Espero que continue a defender a sua opinião , não se deixando levar por extremismos como alguns o fazem,pois certamente sabe que a situação é demasiado complexa para um SIM ou um Não resolver tudo. A meu ver, o que virá após o referendo,isso sim é que poderá definitivamente alterar a situação para melhor.
 
Cara Ana,

Vejo que tal como eu não concorda com soluções simplistas para problemas complexos.
Pois o aborto em si é uma solução simplista, deve ser acompanhada de um ror de SE's e SENÃO's ou não passa de um "Dá-lhe jeito? Não? Então mata-se!".
Talvez uma pergunta tipo "Concorda que se deva alterar a lei do aborto?" fosse mais indicada que dizer explicitamente "o despenalizar até às 10 semanas em lugar licenciado" que leva inequivocamente ao aborto a pedido.

Talvez uma proposta mais complexa inerente ao referendo me pudesse fazer votar sim. Mas assim não.
 
Caro romeu,

concordo plenamente com o que diz, o referendo por pouco não passa de pura fachada.E acredito que a probabilidade de actos motivados pela hipotética despenalização, levarem a simples e banal despenalização a uma efectiva solução é , no mínimo , reduzida. Mas prefiro acreditar nas possibilidades,em inglês "odds". E por isso,apesar de a probabilidade de, a seguir à despenalização se seguirem medidas que vizem melhorar efectivamente o problema, ser reduzida.Digamos 0,5% (o que em termos estatísticos é bastante razoável se falarmos de intervalos de confiança...), não deixam de ser uns míseros 0,5% mas abre de facto essa possibilidade.Vivi com o não muitos anos e acredite que muito do que não fiz porque a actual lei e meio não o permitiram.Muitas pessoas não pude ajudar devido à situação actual que nenhum dirigente até hoje se dignou a tentar compreender ,quanto mais resolver. Se acreditasse nas propostas que ultimamente surgem À volta do movimento do não(ainda que quase insignificantes e algumas na prática inúteis),acredite que não exitaria em votar NÃO.Mas o que temos actualmente não me chega.Muitos casos me chegam às mãos diáriamente e estou de mãos atadas (felizmente não passei pelo o que o Sr.passou,mas lido com pesoas que experienciaram coisas semelhantes e acredite que sofrem e a ajuda que lhes dão é pouca ou nenhuma porque não chega para todos)... Se de facto prevalecer o SIM ,não posso garantir que os outros façam alguma coisa, mas eu posso fazer a minha parte.Ideológicamente o que farei será muito pouco face ao problema geral.Será muito pouco ... mas será alguma coisa.
 
Cara Ana,

Ainda hoje quando vi o nosso PM na TV a falar do que não vai mudar se o não ganhar, não pude deixar de me perguntar porque é que em vez daquele rol de verdades de LaPalice não nos veio dizer o que realmente importa: O QUE VAI MUDAR SE O SIM GANHAR?

É por esta resposta que espero é por ela que voto não. Cheques em branco? Em inglês posso dizer que, de momento, não existem Odds sequer, seria insensato atribuir odds quando só se fala do que não vai mudar.
 
vv,

Quem usa o exemplo do andar a cavalo como um caso que teria que ser investigado e levado a tribunal não devia acusar ninguém de estúpidez grosseira. E, pelo que tem aqui escrito, se a sua filha "foi educada com toda a informação e verdade disponíveis", não deve ter sido educada por si.

Como a sua linguagem já demonstrou o que se pode esperar de conversas consigo, fique bem.
 
De facto, montar (um cavalo...) é um desporto, uma arte.
Dar com os ossos na cadeia, nos tempos que correm, se calhar, também o é, tanta é a indulgência.
No entanto, é preciso que quem domine a "arte de bem cavalgar" também saiba as mínimas normas de conduta para não caír na imprevidência de fazer um filho sem querer, sendo certo que o sexo não é só para fecundar, graças a Deus.
Eles e elas devem saber que há milhentas maneiras de evitar que tal aconteça. Só não sabem se forem estúpidos e tanto que estejam completamente a leste da vida - como, por exemplo, prevenir a chatice da sida.
Ora bem, se houver uma gravidez devem ambos ser responsáveis, já que estão em presença de um "novo" ser humano cuja vida iniciaram. Aqui, talvez a responsabilidade maior seja a da mulher que será, desde logo, quem tem que se defender, pois não é o homem quem fica "grávido".
E é nesta altura que se coloca a questão do aborto. Porquê? Devido à negligência do pai (?) - que pode ter partido do princípio que a fêmea estava protegida? Ou pelo desleixo da mãe que se deixou atraír pelo sexo, fácil, sem se lembrar das eventualmente inevitáveis consequencias?
Pois, mas tudo isto está fora do mundo real em que, sem ter artes de qualidade, qualquer desgraçada fica grávida sem sequer perceber porquê. Ou que fica prenha porque foi para a rua ganhar dinheiro como as outras - o que, parece, é o mais vulgar. Ou porque o que é fundamental é gozar a vida aconteça o que acontecer.
Será isto que origina a corrida à parteira? Será isto que passa pela cabeça dos que querem liberalizar o aborto?
A sociedade, o comum Zé Pagode, não concorda com isto e por uma razão muito simples: as pessoas são responsáveis e a vida deve ser protegida, tal como sempre aprendeu e educou (tentou educar) os seus filhos.

Nuno
 





blogue do não