Querem mesmo o aborto livre?

A legalização do aborto livre - diferente de justificação ou desculpabilização de casos concretos - é passagem de uma fronteira decisiva, representando um retrocesso civilizacional que permite - como outrora na lei da selva - o domínio dos fortes sobre os fracos, dos que já estão na vida sobre os que vêm depois. Essa não é a sociedade humana que sempre idealizei.

António Sousa Franco
(a propósito do referendo de 1998)

Comentários:
Idealizar a sociedade e tentar impo-la não tem dado grandes resultados históricos!
Boa razão para votar SIM...
 
Reparámos que se absteve de comentar a parte da lei da selva e do domínio dos fortes sobre os fracos.
 
Caro anónimo das 2:39

..continua a cegueira selectiva por parte dos "sins"...

Nada que não estejamos habituados!
 
Caro Anonymous das 2:49, com essa é que me entalou...de facto se pensarmos na completa Lei da Selva que se em todos (ou quase) os estados eurpeus, nos estados Unidos etc.
Têm razão é de facto um argumento que não consigo rebater
 
anónimo das 2:39; idealizar sociedades não tem dado grandes resultados... Conhece alguma sociedade que não seja idealizada? Há alguma sociedade que não parta de ideais? Há, isso sim, políticos que submetem a ética à política, como é o caso de Maquiavel.
 
So uma pergunta:

O aborto livre nao é o que existe hoje?
eu acho que é...
 
Chamemos os "bois pelos nomes"! É óbvio que a despenalização do aborto não vai acabar com o mesmo! Passará a ter outro nome, e outro contexto que não a falta de segurança do do clandestino, passa a ser substituído pelo eufemístico aborto estatal! Digo-lhes que estes queridos Socranetes (cotonetes) arranjaram este temazito de cisão social para se entreterem nas suas férias de "dolce fare niente", onde já cá canta muita propaganda sem coisa feita! Enfim, marionetas, é o que somos!
 
"idealizei" diz muito quanto ao construtivismo do "não" - infelizmente partilhado, em negativo, por muita gente do "sim"...
 
voces falam em liberdade, aborto livre e nao falam do q realmente he importante. e o que he importante???? he a RESPONSABILIDADE!!!!!!! DUH!!!
Entao a casalzinho de pombinhos que se acha com maturidade suficiente para ter relacoes sexuais. que conhecem TODAS as formas de nao ter filhos, e a menina engravida he porque a forca do desejo foi mais forte q a da responsabilidade. Quem he q aqui nunca foi ao ponto de dizer "q se lixe!!!" durante uma relacao sexual sem camisinha? pois he mas he aqui que entra a responsabilidade.
Esta mania de desresponsabilizar os meninos e meninas porque "coitados eles nao sabiam o que estavam a fazer", "sao tao pequeninos e agora a vida deles esta toda estragadinha". Isto faz-me lembrar daquele pai pobre que tinha dois filhos pequeninos cheios de fome. Um dia o pai cansado de ver os seus filhos famintos a chorar o dia todo foi ao supermercado e roubou uns paesinhos um 1 litro de leite e uma garafinha de vinho e uns cigarritos. Qd o homen se preparava sair do supermercado o seguranca disse-lhe: "olha la, o que he que levas aih??". "anda ca que eu vou chamar a policia!". Resumindo o pai foi preco e os filhos passaram a noite sozinhos famintos. Acho que deveriamos fazer um referendo para estes casos. proponho que so vai preso quem roubar mais de um litro de leite.
O grave problema he que o estado e a sociedade com esta nova lei vao tb se desresponsabilizar das suas funcoes. Porque?? Nos todos nao estamos a resolver o problema do aborto, so estamos a dar ferramentas a mulher para continuar a abortar mas agora com todas as condicoes. O uqe he que o estado vai fazer daqui para a frente: "ho minha menina voce estagravida nao me venha pedir apoio, agora voce ja pode abortar, faca la o que quizer e nao nos lixe!!!!"
He responsabilidade do estado e de cada um de nos criar todas as condicoes para que uma mulher possa passar de uma gravidez nao desejada para uma desejada. Isto he: " minha menina voce esta gravida, e nao tem condicoes para ter a crianca. NAO ABORTE o estado e a sociedade dao-lhe condicoes para ajudar aqui e ali para si e para a sua crianca" (isto he que he um pais civilizado, mas claro isto da trabalho). O que o sim quer he: " olha menina estas gravida, e nao tens condicoes aborta ate as 10 semanas e deixa-nos ir para a praia".
O que eu quero he que a mulher NAO aborte. o que eu quero he que os socrates, os cavacos, os soares, os portas, as edites estrelas, o ze manel das cebolas, o to silva, a vanessa maria , os figos deem condicoes, ajudem e Paguem!!! a mulher gravida para TER a crianca!!!!!!!
Para terminar: Sabem como se resolve o problema do do estacionamento? he simples!!! Tiramos o sinal de proibido e pomos o sinal de Parque. E assim resovemos o problema os carros continuam no passeio mas ja nao estam mal estacionados
 
Se calhar, as pessoas não são muito estúpidas. Não sabem é escrever...
Provavelmente, também não sabem ler.
E depois? Depois é uma chatice porque não entendem nada. Por isso, talvez não sejam muito estúpidas mas só estupidas. O quanto baste.
A consequência é uma tremenda ignorância e ajuizam o que julgam que sabem, mas, de facto, não sabem. Não entendem o que é o ser humano e como ele é gerado desde o início. Até é possível que não entendam o que pode acontecer quando têm relações sexuais.
Esta é capaz de ser uma explicação plausível para a posição que tomam os que vão votar "sim" no referendo. Temos que os perdoar porque não sabem o que fazem.
 
Acho muita piada da vossa ignorancia de generalizar os casos, até parece que todas os "casalinhos" com o senhor jose moreira diz são irresponsaveis. Fique sabendo que no meu caso eu usei o metodo contreceptivo e no entanto ele falhou e nao me diga k é falta de informaçao e k nao os sei usar correctamente porque a minha mãe é medica e felizmente sempre se disponibilzou-se em informar correctamente das coisas. Agora diga me eu nessa altura tinha 18 anos embora tenha feito tudo o que podia fazer para evitar uma gravidez foi inutil, os meus pais recusaram se a dar me qualquer apoio, o meu parceiro abandonou-me foi no ano em que fui aceite na faculdade, agora diga me k opçao eu podia tomar?! Ter a criança, começar a trabalhar, desistir dos meus estudo, sonhos, criar a criança sozinha. Você acha que eu olharia para criança e pensaria que era a melhor coisa k tinha me acontecido e claro que a criança nao teria culpa nenhuma mas que culpa eu tive do contreceptivo nao funcionar?! Diga me o que é que o não resolveria o meu problema? Diria que teria apoio financeiro do estado, que vemos que nao é suficiente para as maes que querem ter filhos quanto mais para as que nao querem; ia dar a criança para uma intituiçao publica para ser infeliz com carencias afectivas. Desculpem mas nao vou me sentir culpada pela minha decisa, nem me considero criminosa por isso nao vou votar Nao.
 





blogue do não