O SIM TEM MUITOS SINS


A pedido de muitas famílias aqui fica a prova do "crime".

Comentários:
PORQUE É PROIBIDO O ABORTO NA URSS

O documento que segue é a transcrição de um editorial da edição clandestina portuguesa do Jornal «Avante!» - Órgão do Partido Comunista (4ª Semana de Novembro de 1937)

Editorial

Resposta da Direcção

PORQUE É PROIBIDO O ABORTO NA URRS?

Damos imediata resposta a esta pergunta, formulada por algumas operárias do Barreiro. O aborto é um acto inteiramente anormal e perigoso, que tem roubado não poucas vidas e tem feito murchar não poucas juventudes. O aborto é um mal terrível. Mas, na sociedade capitalista, o aborto é um mal necessário, inevitável, benfazejo até. Na sociedade capitalista um filho significa, para os trabalhadores, mais uma fonte de privações, de tristezas e de ameaças. Quem tem filhos — diz-se — tem cadilhos. Pode-se imaginar algo mais doloroso que uma família de operários obrigados a sustentar, dos seus miseráveis salários, 5 ou 6 filhos? É a fome, o raquitismo, a tuberculose, a tristeza da vida, vivida em promiscuidade. E que futuro espera essas crianças? Serem uns desgraçados… como dizem as nossas mulheres. Por isso a mulher do [?] capitalista é obrigada a sacrificar o doce sentimento da maternidade , é obrigada a recorrer, tantas vezes com o coração sangrando, ao aborto. Por isso, a proibição do aborto, na sociedade capitalista, é uma hipocrisia e uma brutalidade. Na URSS, a situação é tão diferente como é diferente a noite do dia. Na URSS não há desemprego, não há miséria; há abundância de produtos. Tanto a mulher como o homem recebem salários que satisfazem as necessidades. A mulher grávida tem 4 meses de férias durante o período da gravidez, com os salários pagos. Há maternidades, creches, jardins de infância e escolas por toda a parte. O Governo soviético dá prémios que vão até 5 mil rublos para as mães que tenham mais de 5 filhos, etc. Ser mamã é uma das maiores aspirações das jovens soviéticas. ?E onde há uma esposa que não quisesse ser mamã sabendo que o mundo floria para acolher o seu menino? Sabendo que o seu filho não seria um desgraçado mas um cidadão livre da grande República do Socialismo? A criança, na URSS, deixou de ser um motivo de preocupações, para se tornar numa fonte luminosa de alegria e de felicidade. O aborto perdeu portanto a sua única justificação; tornou-se desnecessário. Por isso, o Governo Soviético resolveu propor ao povo trabalhador, a abolição da liberdade de praticar o aborto — liberdade essa concedida a título provisório, nos primeiros tempos da República Soviética quando esta gemia sob o peso da fome e da peste, ocasionadas pela guerra e pela contra revolução capitalista. Depois de discutirem amplamente a lei proposta pelo Governo Soviético, as mulheres e todo o povo trabalhador aprovaram essa lei que correspondia inteiramente às condições de existência livre e feliz que gozam os que trabalham na grande Pátria do Socialismo triunfante. .

FAC-SIMILE DO jornal AVANTE! (4.ª semana de Novembro de 1937) aqui
 
Parabens pela valência arqueológica deste blog. É sempre bom reencontrar o passado.
 
Obrigado Rui!

Porque me será este punho familiar?


agora venham lá dizer que foi invenção...
 
" o sim tem muitos sins"

......... e .......... ?
 
antes esta do que espalhar pelos carros fotos de fetos, isso se chama mais gosto!
sim, vão dizer que não quero ver a verdade...
nada tem a ver com isso, apenas acho uma publicidade feita através de apelos ridiculos, pois que morrem todos sabemos!!!
 
De facto alguns paises de leste em determinadas situações históricas (Estaline e Ceausesco) proibiram o aborto.

É de facto triste ver os partidários do NÃO ao lado destas pessoas. Para quem quaiser saber um pouco mais dos resultados das politicas acima citadas visite:

http://o-amigodopovo.blogspot.com/2007/02/esquerda-proibicionista-do-aborto.html
 
BORA LA RADICALIZAR A LUTA,

A LUTA CONTINUA CONTRA O ABORTISMO IRESPONSAVEL

venceremos com o voto que temos na mão

viva o não da classe operária
 
Era capaz de apostar que este panfleto é obra do NÃO só para criar confusão (contra-informação)
 
Ó anónimo das 15:18,

Essa é boa!!! O vosso desespero é assim tão grande?

Não se esqueça que temos a força da vida e não precisamos de recorrer a truques desse género. Não se esqueça que o caso dos folhetos das mochilas foi praticado por uma pessoa e não é representativo do Não.

Já agora questiono-me porque é que a maior parte dos apoiantes do sim se esconde sob anomimato ou sob outra identidade para virem criticar, porque é que têm blogs que não permitem comentários...
 
É desta:

"Não se esqueça que temos a força da vida e não precisamos de recorrer a truques desse género."

A força da vida!!! Bem, eu que julgava que eramos todos iguais, mas não afinal o moralismo (ainda que duvidoso) está do lado do não..

Quase que chorei... "a força da vida!!"

Inês
 
eNTÃO E PQ NÃO ...

Uns têm a cultura da morte outros "a força da vida!!"
 
David,

Acredita mesmo nisso??
 
Ficámos a sabe que a convicção do Rui Castor no Não ficou mais forte por ter recebido este panfleto anacrónico a lembrar outras lutas de outro século feito por desconhecidos.

A sua convicção estava assim tão fraca, Rui?

Ou será que a verdadeira natureza do conflito que o move pouco tem a ver com o que vai a referendo?

Argumentos sérios, precisam-se.

Cumprimentos
 
Só agora cheguei aqui...
Será pela posição dos comunistas que eles são todos uns abortos?
 
" Inês disse...
David,
Acredita mesmo nisso?? "
Nisso em q concretamente, na morte ou na vida ?
 
Curioso, é que acredita mesmo ser um defensor do bem em luta contra o mal...

Passe bem!
 
Inês,

Se a cultura da morte for legalizada em Portugal não passarei bem não, nem a Inê~, ( provavelmente ) mas nessa altura já sera tarde para arependimentos

É PRECISO DIZER NÃO AO FACILITISMO E SIM Á EDEUCAÇÃO SEXUAL PARA A PROMOÇAO DA VIDA
 





blogue do não